segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Estudo da Semana: O equilíbrio no LAR

Efésios 5.22-25 e 6.1-4

 





-Introdução: é necessário que haja equilíbrio na família para a felicidade no LAR. Neste estudo vamos tratar sobre o equilíbrio na família, um fator que precisa ser muito pensado nos dias atuais. Vamos utilizar a figura de uma balança para ilustrar a necessidade de equilíbrio na família .
Como
alcançar o equilíbrio no LAR?

A resposta será montada em um acróstico da palavra LAR começando pela letra do meio: 'A'

1- AMOR:  Rute 1.16-17
O nome desta balança que equilibra o LAR é o AMOR. O amor equilibra e aperfeiçoa a família, entãosobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição” (Colossenses 3.14). Um lindo exemplo Bíblico de amor na família é o de Rute que exemplifica uma família diferente, sua família não eram filhos, irmãos, pai, mãe ou marido, era a sua sogra e ela demonstrou uma amor companheiro para com ela. Rute abriu mão de sua LIBERDADE para assumir a RESPONSABILIDADE com a sua sogra e depois teve liberdade dobrada. Quando o amor é o centro de tudo no Lar, a família sempre será feliz. O AMOR tem sido o ponto de equilíbrio e perfeição em sua casa?
Tudo o que fizer, tenha como critério o AMOR!

2- LIBERDADE: Lucas 10.38-42
O primeiro peso que vamos colocar na balança é a LIBERDADE. Ela é um peso muito grande para a família e gera muitas RESPONSABILIDADES.
Mas não podemos ter somente LIBERDADE porque causa desequilíbrio, como diz Gálatas 5.13: “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor”.
Um exemplo Bíblico de LIBERDADE na família é o de Marta e Maria. Por um momento Marta se sentiu obrigada a fazer suas tarefas e achou que a irmã estava abusando da LIBERDADE com Jesus. Mas o Senhor instituiu a verdadeira LIBERDADE naquela família. A LIBERDADE de ouvir a Palavra de Deus. Você tem usado a LIBERDADE em sua casa, de maneira adequada?
Sua LIBERDADE vai até onde não impeça a do outro!

3-RESPONSABILIDADE: Jó 1.1
O segundo peso que vamos colocar a balança para dar equilíbrio é a RESPONSABILIDADE. Ela é um peso muito grande para a família, mas gera uma grande LIBERDADE. Como diz Romanos 13.8 “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei”.Um exemplo Bíblico de RESPONSABILIDADE na família é o de Jó. Ele se sentia responsável por seus filhos e se levantava de madrugada para interceder por
eles. Jó tinha grande liberdade, era rico e seus filhos também eram livres (tinham suas casas e iam e vinham festejando) mas Jô assumiu a responsabilidade intercessora de um pai que teme a Deus.
Você tem assumido suas RESPONSABILIDADES na família?
Seja RESPONSÁVEL em tudo que fizer pelo seu Lar!

-CONCLUSÃO: LAR = Liberdade + Amor + Responsabilidade

Para concluir vamos nos lembrar de três famílias na Bíblia que não tiveram este equilíbrio.
1- o filho pródigo (Lucas 15.18-32)
Exemplo de falta de equilíbrio do filho para com os Pais com excesso de liberdade, pouco amor e nenhuma responsabilidade).

    2- Hananias e Safira (Atos 5.1-16)
    Exemplo de falso de equilíbrio do casal para com Deus. Com excesso de liberdade, pouco amor e nenhuma responsabilidade).

    3- o sacerdote Eli  (I Samuel 3.11-14)
    Exemplo de falta de equilíbrio do Pais para com os filhos com excesso de liberdade, excesso de amor e    pouca responsabilidade) Não deixe a balança do LAR se desequilibrar em sua casa.  Quando há excesso de Liberdade aumentam-se depois as conseqüências ou responsabilidades e quando se é responsável recebe como recompensa grande liberdade.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Afegã é atacada com ácido depois de recusar casamento

Uma família afegã foi atacada com ácido após recusar casamento de filha. O caso aconteceu na cidade de Kunduz, no norte do Afeganistão.
O ataque aconteceu porque a família teria recusado a conceder a mão da sua filha mais velha em casamento a um homem considerado por eles, irresponsável, encrenqueiro e provocador. Mumtaz, de 18 anos foi perseguida por ele mas com o apoio dos pais não aceitou a proposta e noivou com um parente.
Poucas semanas depois, seis ou sete homens armados invadiram a casa da família na área de Granel Awal, na cidade de Kunduz, no meio da noite. A menina foi atacada pelos terroristas que também espancaram o pai e, em seguida, derramaram ácido sobre ele, a mãe e as três filhas.
“Primeiro eles bateram em seu pai e, em seguida, eles atacaram com ácido”, disse a mãe de Mumtaz, que pediu para não ser identificada. Todos os cinco estão agora recebendo tratamento médico, disse Abdul Shokor Rahimi, chefe do hospital regional de Kunduz . O pai e a filha mais velha estão em estado crítico, pois foram atacados em todo o corpo”, disse Rahimi. “A mãe e as duas filhas de 14 e 13 anos têm algumas feridas apenas nas mãos e rostos.”
Ghulam Mohammad Farhad, o detetive da polícia de Kunduz, prometeu localizar os atacantes, a quem ele chamou de imorais e irresponsáveis. “Nós iniciamos uma investigação e aqueles que os atacaram serão processados”, disse ele a jornalistas.
O ácido é usado como arma no Afeganistão, mas nem sempre contra mulheres. No leste e sul influenciados pelo Talibã, tem sido usado contra meninas que frequentam escolas.
Fonte: G1

Bispo Católico afirma que celulares são “ferramentas para o pecado”

O bispo da diocese de Encarnación, no Paraguai, Claudio Silvero criticou o uso de aparelhos de telefone celular por parte dos fiéis. A afirmação foi feita durante a sua homilia numa missa no santuário Caacupé, que fica perto de Assunção, capital do país.
Para o líder religioso, os celulares “são malditos e ferramentas para o pecado”, pois permitem que sejam acessadas facilmente páginas de conteúdo pornográfico. Disse também que as pessoas podem usá-los para “relações impróprias” e servem para “destruir as famílias”.
E finalizou, dizendo “Na igreja acreditamos que 40% das famílias cristãs estão sendo destruídas pelo uso errado do celular e da internet. Muitos lares estão arruinados por culpa desses celulares, pois com eles é possível manter-se relações inapropriadas. É nossa obrigação, como igreja, orientar e alertar os paroquianos sobre o uso deste aparelho.”
A opinião do bispo paraguaio não é compartilhada pela maioria dos líderes da igreja católica. Os telefones celulares e a internet são usados pela grande maioria dos padres e mesmo entre os funcionários do Vaticano. No ano passado, o papa pediu que a Igreja começasse a usar mais as redes sociais e que os sacerdotes tivessem blogs.
Bento 16 alertou os padres para que não tentassem se tornarem “estrelas” com a nova mídia. “Os padres no mundo das comunicações digitais devem ser mais chamativos pelos seus corações religiosos do que por seus talentos comunicativos”, disse ele.
O Vaticano lançou um novo site, www.pope2you.net, que oferece um aplicativo chamado “O Papa se encontra com você no Facebook”, e outro permitindo acesso aos discursos e mensagens do Papa nos celulares ou computadores dos fiéis. Este ano foi inaugurada a conta de Twitter oficial do Papa. A igreja católica tem produzido em diferentes partes do mundo seus próprios aplicativos para celular.
O bispo Silvero não é o primeiro líder religioso a “alertar” seus fiéis sobre a internet este ano. Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus, pediu em julho passado, que os fiéis da sua igreja ficassem 21 dias longe de internet, TV, rádio e jornais: “De tudo o que não for de Deus”, postou ele em seu blog.

CBS News e News Times

Curitiba sedia o primeiro Museu do Holocausto no Brasil


Foi inaugurado no dia 20 de novembro, em Curitiba, Paraná, o primeiro Museu do Holocausto sediado no Brasil. A iniciativa foi tomada para que o evento seja divulgado, documentado, investigado e que sirva para educar e conscientizar outras pessoas sobre o que aconteceu no início do Século XX.
O acervo de Curitiba foi montado com peças doados por sobreviventes do genocídio que residem na capital paranaense e réplicas que vieram de outras unidades, como o Yad Vashem, o Museu do Holocausto de Jerusalém. O Museu também conta com um espaço reservado para homenagear as vítimas e os sobreviventes.
Apesar de ser inaugurado em novembro, apenas em 12 de fevereiro de 2012 é que o público poderá conhecer o espaço, mas para aumentar a curiosidade de quem gosta de arte e cultura os organizadores já disponibilizaram algumas imagens de peças que podem ser encontradas no Museu do Holocausto.
Serviço:
Museu do Holocausto de Curitiba
Endereço: Rua Coronel Agostinho de Macedo, sem nº – Bom Retiro, Curitiba/PR
Telefones: (41) 3093-7461 ou (41) 3096-7462
Com informações Arca Universal