terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Por que as pessoas veem o rosto de Jesus em objetos cotidianos?

 

Algum tempo atrás, um sanduíche de queijo foi vendido em um leilão por 28 mil dólares. O motivo? As pessoas achavam que era possível ver o rosto da Virgem Maria impresso nele (foto).
Essa não foi a primeira vez que alguém disse ter visto uma “mensagem” divina em objetos comuns.
Alguns cientistas dizem saber por que isso acontece e como funciona. Segundo especialistas, o nosso cérebro é “ligado” e presta mais atenção quando vemos objetos que lembram algo que já conhecemos. Ele automaticamente identifica objetos semelhantes para, em seguida, os organizar de acordo com o seu tipo. É por isso que podemos olhar um boné e um chapéu de caubói e saber imediatamente que ambos são chapéus, por exemplo.
Os pesquisadores começaram a estudar quais partes do cérebro são ativadas quando pessoas veem significado em objetos cotidianos. Eles reuniram 10 voluntários que estavam dispostos a “mentir” em um scanner cerebral enquanto olhavam para rabiscos.
Os voluntários do estudo tinham de classificar os rabiscos conforme as imagens passavam. Eles fizeram uma escala de 1 até 5 como sendo significativos ou não, ou seja, se lembrassem real, como um animal ou um rosto humano.
Todo vez que um rabisco passava, o scanner mostrava que várias partes do córtex visual do cérebro “brilhavam”. Isso inclui uma região específica na parte frontal, conhecida por fazer  a análise do significado e da importância dos dados que os olhos transmitem para o cérebro.
Depois, os voluntários analisaram uma série maior de rabiscos, e entre eles estavam os que já haviam sido vistos. As instruções era que eles deveriam escolher os que tinham passado na primeira parte da experiência.
Novamente várias regiões do córtex visual eram ativadas conforme os voluntários olhavam para os rabiscos. Contudo, a região frontal não se alterou quando os rabiscos “significativos” foram exibidos.
Segundo os pesquisadores, isso significa que os cérebros dos voluntários já haviam registrado esses rabiscos na visão anterior como rostos ou animais ou algo mais significativo. Por isso, não havia necessidade de analisarem as formas novamente.
A conclusão é que, muitas vezes, vemos algo e nosso cérebro irá associar à outra imagem já conhecida e catalogada. No mundo de hoje, ainda estamos à procura de padrões importantes.  E as imagens religiosas estão no “topo da lista” de importância. Logo, ver Jesus em objetos cotidianos é menos um milagre e mais um “truque” de nosso cérebro.

México também se manifesta em favor de Yousef Nadarkhani


O senado mexicano também se manifestou a respeito da prisão do pastor iraniano Yousef Nadarkhani para que ele não seja sentenciado à morte. Ele segue detido esperando a decisão do supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei.
Desde que as notícias a respeito da prisão e condenação do pastor Yousef começaram a circular na imprensa, diversas autoridades internacionais se manifestaram para impedir que ele seja enforcado. Além do México o Canadá, a Grã-Bretanha e também o Uruguai enviaram declarações pedindo para que o iraniano que se converteu ao cristianismo seja libertado.
Nadarkhani foi preso em 2009 e teve algumas chances para negar Jesus Cristo e voltar a servir o islã, mas em todas elas houve recusa e por isso seu futuro deve ser decidido pelo aiatolá. Enquanto permanece na prisão, ele que é casado e tem filhos, só pode recebeu uma visita por semana e está sendo sondado por agentes do governo para voltar a ser muçulmano.
Seu futuro ainda é incerto, principalmente depois das declarações do Ministro da Inteligência do Irã que afirmou que as igrejas cristãs precisam ser combatidas porque ameaçam os jovens daquele país e para isso o governo iraniano ia passar a reprimi-las.
A situação do pastor está cada vez mais difícil, por isso é necessário continuar as orações por ele e por todos os missionários que estão em países onde o evangelho é perseguido.
Com informações Portas Abertas

Lançada a versão digital da Bíblia em português para iOS e Android

É apresentada esta manhã a versão digital da Bíblia em português, compatível com o sistema operativo iOS e Android, permitindo aos crentes serem acompanhados pela palavra de Deus também no smartphone e no tablet.
A iniciativa é da Sociedade Bíblica de Portugal, que explica numa nota à imprensa que para além desta aplicação nacional, a mesma tradução portuguesa da Bíblia está disponível em duas populares aplicações internacionais, a Bible.is e a Bible App / You Version.
A última destas aplicações já foi instalada 34 milhões de vezes, fazendo do texto bíblico um dos mais descarregadas de sempre nas novas plataformas digitais.
Além das versões mobile, esta redação portuguesa dos textos bíblicos está também acessível através do site A Bíblia para Todos.

Notícias Cristãs com informações do TEK