quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Bento 16 vai encontrar Igreja dividida e cada vez menor na Alemanha

 

De um lado estão os movimentos conservadores que o apoiam; do outro, os liberais que pedem mudanças: Bento 16 inicia nesta quinta uma visita a um país onde a Igreja Católica está dividida e perde fiéis.

Queixas sobre a posição do Vaticano em relação a temas como sexualidade, divórcio e celibato deverão acompanhar a visita do papa Bento 16 ao seu país natal, que se inicia nesta quinta-feira (22/09) em Berlim.

Embora não se espere que Bento 16 faça qualquer concessão aos que clamam pela modernização da Igreja Católica, a Santa Sé está bem consciente do crescente esvaziamento por que passa a igreja na Alemanha, na Áustria e na Suíça alemã. Só em 2010, mais de 180 mil alemães cancelaram sua filiação à Igreja Católica, quase 50% mais que no ano anterior.

A frustração frente ao comprometimento da Igreja com valores tradicionais veio à tona na Alemanha após o Concílio Vaticano 2° (1962-65), com o surgimento de movimentos de reforma como o Wir sind Kirche (Nós somos Igreja).

Tal frustração se inflamou mais uma vez no início dos anos 2000, quando o Vaticano ordenou que a Igreja da Alemanha suspendesse sua participação em centros de aconselhamento de aborto. E ganhou força novamente em 2010, com a série de denúncias de abuso sexual contra religiosos católicos.

Liberais e conservadores
Segundo o Wir sind Kirche, grande parte dos católicos alemães estaria de acordo com suas reivindicações, que vão da aceitação do divórcio, de sacerdotes do sexo feminino e de padres casados à comunhão com membros de outras religiões e com católicos divorciados que se casaram novamente.

No entanto, as expectativas dos fiéis em relação à Igreja e ao Papa são muito divergentes. A tensão entre liberais e conservadores dentro da Igreja Católica alemã existe há décadas.

Entre os dois grupos, existem poucos pontos em comum na discussão de anos sobre uma maior participação dos leigos na vida paroquial e na tomada de decisões importantes. Em assuntos considerados difíceis, como a permissão de sacerdotes mulheres ou o fim do celibato, não se espera que haja nenhum consenso.

Enquanto o movimento Wir sind Kirche defende uma posição mais liberal, Nils Sönksen, porta-voz da rede conservadora de jovens católicos Generation Benedikt (Geração Bento), que surgiu em 2005 após a visita do Papa à Jornada Mundial da Juventude em Colônia, afirma estar convencido de que "justamente a questão de sacerdotes mulheres esteja definitivamente decidida pelo dogma da infalibilidade, sem nenhuma possibilidade de ser mudada por um sucessor do Papa".

Católicos e protestantes
Em relação à questão ecumênica com os protestantes, por sua vez, o Papa já enviou um sinal claro. Por desejo próprio, Bento 16 terá um encontro com representantes de alto escalão da Igreja Evangélica e irá participar de uma celebração ecumênica – sem comunhão ou eucaristia, naturalmente, já que isso é proibido pelo dogma da Igreja Católica.

No entanto, Hannelore Bartscherer, presidente do Comitê dos Católicos de Colônia, afirma que as bases de muitos lugares já não respeitam, há muito, as proibições ordenadas pelo Vaticano. "Nas paróquias, sejam elas católicas ou protestantes, já existe a obviedade da celebração conjunta dos cultos, mesmo da comunhão e da eucaristia. Esta é a realidade. E essa realidade é vivida pelas pessoas, que também a consideram correta."

Batscherer vê boas chances para uma aproximação entre católicos e protestantes no país. "Podemos fazer com que tais coisas avancem. E, se o papa Bento 16 encoraja esse aspecto, isso é o suficiente para que continuemos nesse caminho."

Fonte: DW World

DENUNCIA: Site de transações financeiras cancela conta de doações de Julio Severo


O blogueiro Júlio Severo teve sua conta no PayPal cancelada a pedido de ativistas homossexuais que alegaram que o brasileiro e outros nove usuários do sistema de pagamento eram fomentadores de ódio e fundamentalistas que pregam contra gays.
Era através do PayPal que Júlio recebia doações dos leitores de seus blogs para conseguir se sustentar sua família longe do Brasil. Além de atualizar o blog que leva seu nome, ele também escreve no blog Notícias Pró-Família, ambos os blogs possuem uma versão em inglês.
O grupo homossexual “All Out” (Todos Fora do Armário), são os responsáveis pela criação de uma petição online para pressionar a empresa de pagamento a cancelar a conta de Júlio Severo. Depois do lançamento da campanha, Severo e vários outros na lista foram contatados pelo PayPal, que pediu informações sobre as organizações deles e insinuou que eles não estão em conformidade com as políticas do PayPal.
O texto contendo o cancelamento da conta diz: “Apreciamos seu interesse no PayPal. Contudo, devido às restrições legais e regulatórias, a empresa PayPal Private Limited não pode processar pagamentos de doações para entidades de caridades e organizações sem fins lucrativos que não foram registradas; organizações/partidos políticos; instituições religiosas; levantadores de fundos para pessoas ou organizações, etc., em países sob sua jurisdição”.
De acordo com o site, essa é a terceira tentativa que grupos homossexuais conseguem êxito para pedir com que o blogueiro cristão desista de escrever contra a prática homoafetiva.
Em 2009, Severo foi forçado a fugir do Brasil com sua família depois que o Ministério Público Federal começou a investigá-lo por criticar a conduta dos homossexuais durante a Parada Gay. No Brasil, há restrições para se criticar a conduta homossexual.
Os homossexuais também deram um jeito de remover o blog de Severo por um curto período de tempo em 2008, depois de se queixaram de seu conteúdo. No entanto, depois de uma indignação em massa de cristãos do Brasil, o blog dele foi restaurado.
“Estou muito preocupado, pois o PayPal se prostrou aos militantes gays e sua campanha de ódio para que eu fosse excluído do PayPal”, disse Severo para LifeSiteNews.
“Uso o PayPal para pagar serviços essenciais para mim e minha família. E estamos numa situação muito limitada, pois estamos longe do Brasil por causa de perseguição gay e governamental. Nossos recursos são limitados”, acrescentou ele.
Já há uma petição online que será encaminha à PayPal pedindo que a conta de Júlio Severo seja reativada. Se você quiser ajudá-lo nessa campanha, acesse a petição em protesto contra a perseguição aos cristãos pró-família.

Fonte: Gospel Prime

Culto no Palácio do Planalto gera polêmica e protestos entre políticos


O agendamento de um culto em um auditório do Palácio do Planalto está dando o que falar e gerou uma grande confusão entre os servidores ligados à Presidência. Uma mensagem interna foi enviada aos servidores pela Secretaria-Geral, comunicando a realização do “Culto da Glória de Deus”, dia 23/09, entre 12h e 14h no auditório do Anexo I do Palácio.
O texto enviado informa que “serão compartilhados a palavra de Deus e orações pelo nosso país e governantes”. A repercussão, imediata, levantou defensores do culto, que argumentam com base no direito constitucional de livre pensamento, e também contrários à realização de eventos religiosos em prédios públicos, pois segundo a Constituição Brasileira, o Estado é laico.
Como a confusão já estava armada, a Secretaria-Geral enviou outro comunicado lembrando os servidores que é proibido o uso da rede interna para envio de mensagens sobre raça, orientação sexual, religião e convicção política.
Como a segunda mensagem não continha nenhuma informação a respeito do culto, por hora o evento continua confirmado para a mesma data e local. A Presidente Dilma Rousseff não se manifestou a respeito e também não confirmou presença no culto.
Fonte: Gospel +

Igreja batista brasileira inaugura templo dentro de shopping center

Foi inaugurado no dia 11, a nova sede da Igreja Batista Central de Paulínia. O local tem capacidade que varia entre 2.500 e 3.000 lugares dentro do Paulínia Shopping.
“O Culto de Inauguração contou com a presença de mais de 1.200 pessoas de todas as faixas etárias, num só lugar, como uma só família, glorificando o nome do Senhor Jesus. Foram momentos inesquecíveis”, disse o pastor-presidente, João Carlos Martins.
Além da banda da igreja, dança, interpretação em libras e a palavra ministrada pelo pastor presidente, a inauguração contou com a presença do cantor gospel Elizeu Cruz e Coral Nissi, que participaram da festa com louvores do seu primeiro CD.
O prefeito de Paulínia, José Pavan Júnior, e a esposa, Lucila Rodrigues Alves Pavan participaram da inauguração da Igreja , juntamente com amigos do pastor João Carlos Martins e a esposa Cláudia Soranzo Martins , familiares e lojistas do shopping, entre outras autoridades eclesiásticas e civis. “Tenho certeza que aqui será um espaço abençoado por Deus. Desejo que muitos paulinenses freqüentem essa Igreja”, disse o prefeito.
O pastor informou a comunidade paulinense que além do espaço locado para as celebrações dos cultos, a nova sede conta com salas de apoio, tudo a serviço da comunidade, sendo elas: secretaria, gabinetes dos pastores e 8 salas para estudos bíblicos, aulas gratuitas de várias modalidades de artes e atendimento psicológico e religioso. “Convidamos a todos para conhecer nosso espaço”, disse o pastor João Carlos Martins.
Fonte: Folha Gospel