segunda-feira, 18 de março de 2013

“Jesus é o centro da Igreja, não o papa”, diz Francisco I


O papa Francisco disse neste sábado (16) desejar que a Igreja seja pobre e que sua missão deve ser “focada em servir os pobres”. Falando na maior parte do tempo de improviso e sorrindo muito, disse diante dos jornalistas, revelando oficialmente que a escolha do nome é uma referência a São Francisco de Assis, símbolo histórico de simplicidade, paz e pobreza.
Francisco foi definido como “um homem que nos dá esse espírito de paz, um homem pobre”, e enfatizou “eu gostaria muito de uma Igreja pobre e para os pobres”.
Sendo o primeiro papa não europeu depois de quase 1.300 anos, Bergoglio indica que poderá ter um pontificado com um estilo muito diferente de seu antecessor. Desse modo, aponta um nítido caminho moral para cerca de 1,2 bilhão de católicos em um momento que a Igreja está constantemente atingida por notícias de escândalos sexuais, intrigas e rixas eclesiásticas.
Diante da multidão de repórteres, afirmou que os fieis deveriam “entender melhor a verdadeira natureza da Igreja e sua jornada no mundo, entre suas virtudes e seus pecados”.
Aproveitou para estabelecer desde já um forte tom moral, dando sinais claros que  novos limites serão impostos em seu papado, substituindo  pompa e a grandeza pela humildade e a simplicidade.
Contou que depois que a votação atingiu os dois terços necessário para o eleger, o brasileiro Dom Claudio Hummes, de 78 anos, o abraçou e disse: “Não se esqueça dos pobres”.
O novo papa conta que “Aquela palavra entrou aqui [na cabeça] Eu pensei nas guerras… e Francisco [de Assis] é o homem da paz. Foi assim que esse nome entrou em meu coração: Francisco de Assis. Para mim ele é um homem da pobreza, da paz, que ama e protege os outros”.
Depois deu vários indícios que deseja ver a Igreja mundial assumir seu estilo austero. Descartou a limusine papal e viajou de ônibus com outros cardeais.  Pediu aos argentinos que não fizessem viagens caras para Roma para vê-lo. Ao invés disso deviam doar esse dinheiro aos pobres.
Por fim, ressaltou que os católicos deveriam lembrar que Jesus, não o papa, é o centro da Igreja. Com informações Yahoo e Religion News.

Harlem Shake: autor de música usada no vídeo abandonou a carreira e tornou-se pastor evangélico; Confira versões gospel do viral


O novo viral das redes sociais é o vídeo “Harlem Shake”, que tem ganhando inúmeras versões de internautas de diversos lugares do mundo, que usam como base a música eletrônica do DJ Baauer.
A dança inusitada feita por internautas em suas versões da música “Harlem Shake” é inspirada na mistura de street dance que os moradores do Harlem, em Nova York, usam para caracterizar sua cultura local.
Porém, o que muitos desconhecem é que o DJ Baauer usa em sua produção como grito inicial, um trecho da música “Con los terroristas”, do rapper Hector Delgado (foto), que atualmente é pastor.
Agora aposentado da música secular, Hector afirma que a música usada pelo DJ Baauer era do tempo em que fazia sucesso como “Hector El Father”, e era um dos artistas latinos mais bem sucedidos no cenário musical dos Estados Unidos.
Há cinco anos, Hector Delgado abandonou a carreira de rapper e tornou-se pastor, e diz que o ressurgimento de sua música numa nova mixagem pode ser uma forma de ação divina: “Acredito que isso pode ser uma maneira de Deus agir. Ele permitiu que isso acontecesse para que as pessoas saibam que o homem que já foi chamado de Hector ‘El Father’ hoje é o pastor Hector Delgado, e que há cinco anos deixou tudo por causa de Jesus”, declara.
Em fevereiro de 2008, Hector foi acusado de promover um tiroteio num posto de gasolina em Porto Rico, após se recusar a dar um autógrafo a um fã. Em setembro do mesmo ano, “El Father” anunciava sua aposentadoria dos palcos para mudar de vida e “servir a Cristo”, segundo informações do Acontecer Cristiano.
Atualmente, o pastor Hector Delgado trabalha para lançar seu segundo CD cristão, intitulado “La Hora Cero”, e reafirma que não voltará a cantar músicas seculares: “[O álbum será] plenamente cristão, de louvor”, disse ele ao Noticia Cristiana.
Veja abaixo, algumas versões gospel do vídeo viral “Harlem Shake”:
Por Gospel+

Fred, atacante do Fluminense, revela que frequenta igreja evangélica com companheiros de time


Recentemente, o atacante Fred, que há quatro anos joga pelo Fluminense, falou em uma entrevista sobre sua vida espiritual. O jogador, que atualmente faz parte também do elenco da seleção brasileira, contou que lê a Bíblia a que frequenta uma igreja evangélica junto com outros atletas.
- Eu, às vezes, vou na igreja do Gum. Eu leio a minha Bíblia e frequento a Igreja Evangélica, porque gosto de cuidar do meu lado espiritual. Quando eu rezo, não tenho medo – afirmou o jogador, se referindo ao companheiro de equipe Wellington Gum, que já declarou publicamente seu desejo de se tornar pastor.
Wellington Gum é membro uma igreja batista, e além do atacante Fred, que revelou frequentar o local com o colega, a igreja é frequentada também por outros atletas, como Léo Moura, do Flamengo, Bebeto e Lúcio Flávio.
Durante a entrevista, concedida ao O Globo, Fred falou também sobre sua privacidade, que é frequentemente invadida por causa da fama.
- É mais difícil quando estou com a minha filha Geovanna, porque quero estar com ela, e a galera chega para conversar – relatou o jogador, que falou também sobre o assédio nas redes sociais.
- Meu Facebook era aberto, mas fechei. Meu Instagram era fechado, mas o Neymar me marcou em uma foto e arrastou 20 mil seguidores. Aí, eu abri, porque tenho a consciência de que sou uma pessoa pública – completou.

Vídeo: Pastor Silas Malafaia comenta oposição à presença de Marco Feliciano na Comissão de Direitos Humanos: “É um joguinho político sujo e sem vergonha”


Nesse sábado (16), o pastor Silas Malafaia comentou no programa Vitória em Cristo sobre a forte rejeição que o deputado federal e pastor Marco Feliciano (PSC-SP) vem sofrendo desde que foi anunciado como o novo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.
Declarando que, apesar de ter discordâncias com Feliciano, a verdade deve ser dita, o pastor afirmou que a oposição organizada contra Feliciano é parte de um jogo político para esconder da população questões como o fato de que os deputados José Genuíno (PT-SP) e João Paulo Cunha, ambos condenados pelo Supremo Tribunal Federal no escândalo do mensalão, estavam assumindo na mesma a Comissão de Constituição e Justiça, considerada a comissão mais importante da Câmara.
Malafaia comentou que a comissão ficou sob controle do PT por 16 anos, e que começou a fazer um “jogo de cena” com a mídia contra o deputado Feliciano que, segundo ele vem fazendo um forte enfrentamento a concessão de privilégios a ativistas gays na Câmara.
Segundo o pastor, o que está por trás de toda essa movimentação política é jogo de esquerda, classificada por ele como humanista e ateísta, que não suporta a ideologia cristã. Malafaia disse ainda que tal manobra tem por objetivo excluir “do processo social da nação brasileira o pensamento e o voto dos evangélicos”, colocando um bloqueio na sociedade contra evangélicos e pastores.
Malafaia comentou também sobre as acusações de racismo feitas contra Feliciano afirmando que não concorda com a vertente teológica defendida pelo deputado sobre os negros, mas que a frase sobre o assunto proferida por ele não pode ser usada como motivo para uma acusação de racismo.
Ele disse ainda que nos últimos anos, a Comissão de Diretos Humanos tem dado prioridade e proteção para o ativismo gay. Malafaia minimizou ainda a representatividade das manifestações feitas contra Feliciano em diversas cidades, afirmando que as mesmas são compostas apenas por ativistas gays, e pessoas ligadas aos partidos PSOL, PCdoB e PT.
Malafaia falou ainda que isso é “um joguinho político sujo e sem vergonha”, que visa impedir que os evangélicos manifestem suas opiniões e influenciem a sociedade.
- Por que um comunista, um ateu pode influenciar e um pastor evangélico não pode com as suas crenças e valores? – questionou Malafaia.
Assista na íntegra:
Por Dan Martins, para o Gospel+

Irônico, Marco Feliciano contra-ataca ativistas gays e anuncia “renúncia”. Assista


O pastor Marco Feliciano, deputado federal pelo PSC e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados decidiu contra-atacar às investidas da militância homossexual e divulgou um vídeo falando sobre renúncia.
Usando o pedido de renúncia dos ativistas gays com ironia, o vídeo foi publicado pelo próprio pastor em seu perfil noTwitter e fala que Marco Feliciano decidiu renunciar devido à conduta dos manifestantes.
No vídeo, são mostradas cenas controversas dos defensores do movimento homossexual, como nos casos em que o presidente da ABGLT , Toni Reis, agride um idoso durante uma sessão da CDHM; manifestantes tumultuam a porta de um templo da Assembleia de Deus Catedral do Avivamento; ou nas manchetes de diversos portais de notícias que relatam violência contra homossexuais perpetrada por seus próprios parceiros.
No vídeo há ainda alusão à defesa do ensino de sexualidade a crianças, do financiamento público para divulgação de material com conteúdo homossexual e a prática do aborto.
Ao final do vídeo, o texto explica que Feliciano decidiu “renunciar à sua privacidade [...] noites de paz e sono tranquilo [...] e momentos com a família” para se posicionar contra o desejo de privilégios por parte dos ativistas gays.
Confira no vídeo abaixo:


Arcebispo católico afirma que pedófilos não devem ser punidos criminalmente pois sofrem de uma “doença”


Num momento que a Igreja Católica atravessa por mudanças significativas, e que o papa Francisco sinaliza que a pedofilia não será tolerada pelo Vaticano, um dos cardeais que participaram do conclave polemizou a questão.
Numa entrevista à Radio 5, da rede britânica BBC, o arcebispo sul-africano Wilfrid Fox Napier afirmou que não considera a pedofilia uma “condição criminal”, e sim, uma “doença” resultante de traumas psicológicos.
“[A pedofilia] é uma condição psicológica, uma desordem. O que você faz com transtornos? Você tem que tentar consertá-los”, disse o cardeal, que revelou conhecer ao menos dois sacerdotes que praticaram pedofilia e que alegavam terem sofrido abusos na infância: “Se alguém ‘normal’ escolher quebrar a lei, sabendo que está quebrando a lei, então eu acho que precisa ser punido”, ponderou.
Sobre a questão em torno de punição a pedófilos, Napier defendeu que eles não sejam responsabilizados criminalmente por também serem vítimas: “Agora não me diga que essas pessoas (pedófilos) são criminalmente responsáveis, como alguém que escolhe fazer algo assim. Eu não acho que você pode realmente tomar a posição de dizer que a pessoa mereça ser punida. Ele mesmo foi afetado [na infância]”, argumentou.
As declarações foram recebidas com indignação por parte de ativistas que lutam contra a pedofilia: “Pode ser que (pedofilia) seja uma doença, mas também é um crime e os crimes são punidos. Os criminosos são responsabilizados pelo que fizeram e o que fazem”, disse Barbara Dorries, que foi abusada por um padre em sua infância e atualmente trabalha em Chicago com uma ONG que aborda o assunto.
Para Barbara, “os bispos e os cardeais contribuíram muito para que esses predadores seguissem em frente, sem serem presos, e também para manter esses segredos dentro da igreja”, pontuou, apontando a falta de punição como algo que contribuiu para que outros casos ocorressem.
O escritor Michael Walsh, autor de uma biografia do papa João Paulo II, o pensamento de Napier já foi comum no alto escalão da Igreja Católica dos Estados Unidos e Reino Unido: “Eles chegaram a acreditar que essa era uma condição que podia ser tratada. Muitos bispos simplesmente mudaram o lugar de atuação de seus sacerdotes e tentaram esconder o fato de que eles tinham cometido esses crimes”, contextualizou.
Por Gospel+

Estudo: Oração, a Chave Para o Avivamento



Texto-Base: I Reis 18:41-46 

O desejo de Deus é abençoar-nos em abundância quando oramos. O processo de derramar suas bênçãos através da oração pode ser comparada ao ciclo de chuvas da natureza. Hoje neste estudo Deus vai derramar chuvas de poder sobre sua vida. É justamente aquele ciclo que se estuda na escola. Você lembra? É o método pelo qual as nuvens se formam, através da evaporação. Depois vem a chuva e rega a terra, tornando-a frutífera e produtiva. Veja o processo abaixo: 

O calor e o brilho do Sol atingem as águas (rios, mares, oceanos, lagoas, riachos, cachoeiras, etc.). "Deus espalha luz sobre o oceano" (Jó 36:30); As águas se aquecem a ponto de se transformarem em vapor; O vapor, então, sobe ao céu, por ser mais leve do que o ar; O vapor que chega ao céu forma as nuvens, carregando-as; Toda a água contida nas nuvens, desaba sobre o solo em forma de gotas (a chuva). Esta é a parte do processo onde a água torna o solo frutífero. A terra, que está fértil, fornece ao semeador árvores e frutos procedentes das sementes plantadas; O excesso de água corre para os rios e mares, onde o processo todo recomeça. A natureza foi criada por Deus, e Deus a criou perfeita. Ele também criou o ciclo das chuvas conforme a sua vontade, para servir o homem e os animais. Da mesma maneira, o processo de abençoar-nos foi criado com perfeição, conforme a sua vontade. Nada é liberado no céu sem antes algo se liberado na terra. 
Observe o que acontece quando oramos a Deus: 
Deus faz com que suas bênçãos brilhem sobre os homens, assim como o sol brilha sobre os oceanos; 
O coração do homem se aquece com relação à Deus, em resposta às bênçãos que Deus têm brilhado sobre ele, assim como se aquecem as águas do oceano, quando o sol brilha sobre elas; 
As orações do homem sobem a Deus, assim como os vapores das águas do oceano sobem aos céus; 
Assim como o vapor da água vai formar a chuva, nossas orações à Deus vão formar as nuvens de bênçãos; 
Deus faz com que as nuvens de bênçãos se destilem em chuva, caindo então sobre a terra. "...estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra" (Ec 11:3); 
A terra (coração) se torna frutífera e próspera, proporcionando frutos para o semeador; 
O excesso de chuva correm para os rios e mares, onde o processo todo recomeça. 

Você entendeu o processo? 
Quando convidamos Deus a entrar em nossos corações, cria-se em nós um desejo de busca-lo. 
A medida que os nossas orações sobem aos céus, a chuva de bênçãos de Deus cai sobre nós. 
A medida que oramos a Deus, Ele vai formando nuvens de bênçãos com nossas orações, então Ele envia abundante chuva sobre nós. 
A quantidade de chuva é exatamente proporcional à quantidade de oração que elevamos à Deus. (I Tm 2:1-8) Se não houver oração, também não haverá chuva. 
A chuva torna o solo produtivo e frutífero. Quando não há chuva, a terra torna-se seca e arenosa, inútil. 
O nosso coração é o solo. Quando não há oração e adoração o coração torna-se duro e sem frutos. 
Porém quando oramos a Deus profundamente, a chuva cai e os frutos da terra começam a florescer. 
Tais frutos são vidas salvas, transformação, avivamento poder e gloria de Deus! II Cronicas 7:14

Mensagem ministrada no culto de celebração da igreja do Evangelho Pleno em Araguari/MG
Colaboração do irmão em Cristo Claudinei Cavalcanti de Oliveira.