segunda-feira, 20 de maio de 2013

Estudo da Semana: O que fazer???



Leitura Bíblica: Atos 2:22-41 (discurso do Apostolo Pedro) 


Versículo de apoio: 
Jesus Cristo se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai(Gálatas 1:4). 


JESUS CRISTO, o Filho de Deus, veio ao mundo como um bebê. Cresceu como qualquer criança, teve dor de barriga e febre, talvez não gostasse de salada... Quando ficou adulto começou a ensinar a Palavra de Deus e a realizar milagres. Pregava um relacionamento com Deus não baseado em rituais e religiosidade, mas no amor. Chamava Deus de Pai e muitos se escandalizaram com suas ações. Tudo Nele era tão diferente, porém muitos continuavam a vê-lo apenas como um homem – talvez um louco ou um revolucionário. Após uma conspiração de líderes religiosos, foi morto e, diziam seus seguidores, ressuscitou e subiu aos céus. 
Imagino que era esta a perspectiva dos contemporâneos de Jesus. Muitos deles estavam em Jerusalém quando o Espírito Santo foi derramado. Assustados, queriam saber o que aquilo significava. Aproveitando a oportunidade, Pedro contou tudo o que Cristo tinha feito, quem Ele era realmente e quem o tinha crucificado – o próprio povo! Diante daquela exposição tão clara e verdadeira, eles quiseram saber qual era o próximo passo que tinham de dar. 
Hoje, nossa situação não é muito diferente da deles. Também ouvimos muito sobre Jesus – opiniões diversas, de quem crê e daqueles que acham que Ele foi apenas um grande homem. Mas quando somos apresentados ao evangelho verdadeiro, que mostra nossa culpa diante de Deus e tudo o que Ele fez para nos dar vida eterna, também surge a pergunta: “E agora, o que eu faço?”. Talvez hoje mesmo você esteja precisando desta resposta. 
Não precisamos conviver com a culpa nem fazer qualquer outra coisa além do que Deus espera – que entreguemos nossa vida, com fé e arrependimento, àquele que veio ao mundo para possibilitar o nosso acesso a Deus e vida eterna aos que Nele confiam. Você já fez isso??? Então, prepare-se para o que Deus fará em sua vida!!! 





O que fazer quando Deus nos convida com amor??? Alguma dúvida??? 

Mensagem do dia 11 de Maio do Presente Diário 2013.

Contribuição do irmão em Cristo Claudinei Cavalcanti de Oliveira

Augustus Nicodemus dá dicas de lazer e entretenimento para cristãos


O reverendo Augustus Nicodemus Lopes, da Igreja Presbiteriana do Brasil, resolveu escrever algumas dicas para esclarecer aos jovens sobre o que se pode fazer quando o assunto é entretenimento.
Os tópicos foram escritos com base bíblica e serve para responder a perguntas básicas sobre que tipo de evento um cristão pode frequentar, se pode ouvir música secular e outras.
Cada uma das cinco dicas mostra o que se deve levar em consideração antes de escolher um programa para lazer. A primeira dica seria não esquecer que tudo o que fazemos é para a glória de Deus. “Qualquer forma de lazer em que o crente não consiga glorificar a Deus deveria ser questionada”, diz Nicodemus.
A série de dicas surgiu durante uma discussão na internet sobre a ida de jovens cristãos a shows de artistas famosos. Ao participar do debate, o reverendo presbiteriano escreveu o texto que você lê em seguida, também postado no blog “O Tempora! O Mores!“.

Leia na íntegra:

Queridos,

Acho que o método certo para analisarmos esta questão e outras é estabelecermos os princípios bíblicos que controlam o assunto. Sem o referencial bíblico ficaremos às apalpadelas. Menciono alguns princípios bíblicos que controlam a questão do LAZER do crente — pois é aqui que se encaixa o assunto.

 1. É dever do crente fazer todas as coisas para a glória de Deus. Isto inclui o lazer. Portanto, qualquer forma de lazer em que o crente não consiga glorificar a Deus deveria ser questionada. Esclareço que eu iria a um show de artistas cujo conteúdo, ambiente, letra das músicas, apresentação pessoal dos artistas (alguns se apresentam semi-despidos) não ofendam as virtudes cristãs nem os valores morais do Cristianismo.

2. Também é dever do crente desfrutar com moderação de todas as coisas boas que Deus criou, usando com moderação a alegria, o sono, a alimentação, os exercícios e certamente o lazer também. O lazer não pode se transformar num ídolo, e receber o primeiro lugar em minha vida. Cristo é quem deve ter esta prioridade.

3. O cristão deve evitar todas as ocasiões à impureza, em que a tentação é maior e mais pesada; deve evitar a sociedade com ímpios e devassos; sua mente deve estar sempre ocupada com “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Fp 4:8). Tenho certeza que a letra de algumas músicas de alguns artistas não se pode encaixar aqui. Não vejo como um crente pode descontrair-se e agitar-se ao som de uma música que exalta a infidelidade conjugal ou idolatra o homem ou a mulher.

4. Compete ao cristão também “examinar todas as coisas e reter o que é bom”. Não devemos reter o mal e nem nos deliciarmos nele. Se estou escutando uma música que exalta o amor homossexual, ou a violência contra a mulher, ou o adultério, ou uma relação promíscua, certamente não devo ter prazer algum nestas coisas. Por outro lado, tem muita letra boa e sã, sem maldade ou malícia. Tudo OK, nestes casos. A graça comum de Deus permite que algumas coisas boas ainda sejam produzidas pela humanidade não regenerada.

5. Por último, o amor a Cristo e ao próximo precede o uso da liberdade cristã. Se no uso da minha liberdade irei ser escândalo para o Evangelho ou outros irmãos, me compete abrir mão por amor.

Apesar da “cultura de proibição de programas para a juventude” que foi mencionada numa mensagem da lista, não podemos esquecer que o crente é escravo de Deus e que tem com única regra de fé e prática a Bíblia. Até na hora de descontrair.

Um abraço,
Pr. Augustus

Luz na Madrugada: projeto evangeliza moradores de rua e oferece agasalho e refeições


A Primeira Igreja Batista de Montes Claros, Minas Gerais, desenvolve o projeto Luz na Madrugada, voltado ao evangelismo de moradores de rua e dependentes químicos.
O projeto social Luz na Madrugada atende pessoas nessas situações todas as quintas e sextas-feiras, com a entrega de agasalho e refeições.
O encontro entre os voluntários do projeto e as pessoas em situação de rua e dependência química é uma oportunidade de evangelismo, segundo Luciano Santos, representante da iniciativa.
Segundo Santos, a equipe do Luz na Madrugada é formada por mais de 25 voluntários de diversas denominações da cidade mineira.
Conversamos com Luciano Santos sobre os detalhes do trabalho desenvolvido pelo projeto social Luz na Madrugada. Confira:
Quais as áreas de atuação e público alvo do projeto?
Atuamos na área social, de evangelismo. Nosso público-alvo é formado por moradores de rua, usuários de droga, enfim pessoas que moram diretamente na rua.
Qual o tempo de atuação do projeto? Poderia contar um pouco da história, e como surgiu?
O projeto existe há um ano e meio. Quem idealizou esse projeto foi nosso companheiro e irmão Gilberto Pinheiro, e o pastor Igor, que quando Deus colocou esse projeto no coração dele, não era ainda pastor, mas o senhor levantou ele, e então assim surgiu o Luz na Madrugada.
Dois amigos que entregavam alimentos no hospital público aqui da cidade tiveram a ideia – ou seja, foram tocados pelo Espírito Santo – de atender essas pessoas esquecidas pela sociedade, mas jamais por Deus.
Saíram pelas ruas procurando na área central, porque e lá onde eles se concentram mais, porque pelos relatos deles, por serem usuários de drogas, tem medo de alguma pessoa fazer alguma coisa. Eles começaram então indo levar um lanche, e foram aumentando os voluntários. Iam apenas um dia por semana e eram só quatro pessoas que atendiam uma multidão de moradores. Deus foi então enviando pessoas, com amor próprio pelo irmão, e hoje somos em torno de 25 voluntários que se reúnem toda quintas e sextas-feiras, às 10h30 para orarmos, e às 23h30 embalar os alimentos, separar agasalhos, preparar a Palavra e à 00h20 saímos com o objetivo de anunciar a Palavra de Deus ao cativo, aos esquecidos pela sociedade, ou seja, aqueles que estão de uma forma ou outra aprisionados pelo inimigo de nossas almas.
O projeto possui alguma parceria?
O projeto Luz na Madrugada possui alguns parceiros, que são o Gospel Moc, Circuito Gospel, Max Centro de Cópias e o Seminário Batista Norte de Minas.
Poderia contar um ou mais testemunhos de pessoas que foram beneficiadas pelo projeto?
Gostaria de relatar o testemunho que para todos nós foi o mais profundo. Um morador de rua que dorme em frente o hospital chega todo domingo cedo para a escola dominical, e foi através da palavra semeada no coração dele. Tivemos também um jovem que rendeu ao pés do Senhor na madrugada que falávamos de Jesus para ele. O Espírito Santo o tocou e hoje não mora mais na rua. Ou seja: conseguiu se libertar das drogas e se reconciliar com a família.
O que mais nos deparamos aqui são pessoas que por um motivo ou outro pararam na fé. Ou seja, a maioria tudo desviado dos caminhos do Senhor.
Poderia informar os contatos de e-mail e endereço?
Os e-mails são claudia.santos.39@facebook.comvicky.louise.988@facebook.com,gilberto.pinheiro.1213@facebook.comlucianosasanto1@hotmail.com. O endereço é Rua General Carneiro, 254. Centro, Montes Claros – MG.
Gostaria de deixar uma mensagem para os leitores do Gospel+?
Temos uma grande dificuldade, porque temos um sonho de construir um albergue pra que eles tenham onde ficar. A maneira pela qual recebemos contribuições é em dinheiro, agasalhos, roupas, cobertores, enfim, com o tempo frio, precisamos de muitos agasalhos. Qualquer ajuda é bem vinda.
Quero aqui deixar um convite aqui, em nome de todos do Luz na Madrugada: vocês que não apoiam nenhum projeto social venham conhecer nosso projeto que tem como alvo maior anunciar Jesus Cristo. Entre na nossa pagina em facebook.com/luznamadrugada e saiba mais. Deus abençoe.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+