quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Brasileiros no exterior encontram força na religião para enfrentar dificuldades

O sonho de morar em outro país, vivenciar outra cultura e conhecer lugares famosos que estampam cartões postais, nem sempre é livre de dificuldades e percalços. Com isso, muitos imigrantes brasileiros em outros países acabam buscando na religião a ajuda e o conforto para os problemas enfrentados no dia a dia em um país estranho.

O jornal do SBT, de terça-feira (27), mostrou um pouco dos obstáculos que os brasileiros enfrentam por entrarem em uma terra distante.
Em Londres, na Inglaterra, por exemplo, são muitas as diferenças do Brasil: o idioma, lugares não conhecidos, dirigir pelo lado direito, e mesmo características comportamentais , trazem dificuldades de adaptação.
O brasileiro Frederico Camdo, que mora na Inglaterra há mais de 10 anos, conta que no início sentiu a barreira do idioma. Ele trabalhava em um restaurante e quase chegou a ser demitido por não falar fluentemente o inglês.
A vida e o caminho difícil a ser trilhado faz com que os imigrantes procurem uma igreja ou congregação para terem algum apoio durante sua estadia.
“A maioria vem com um sonho e eles pensam que vai ter um tapete vermelho os esperando. Quando eles encaram a realidade – pessoas com cara fechada, dificuldades no trabalho e com a língua, tudo isso faz com que procure algum apoio”, diz o pastor Edmilson Bueno, de uma congregação em Londres. Os cultos em inglês, na sua maioria, possuem tradução simultânea, o que atrai os que falam somente português. Os frequentadores são na maioria brasileiros, mas portugueses, angolanos e moçambicanos também marcam presença.
Segundo um frequentador que não se identificou, a “presença nos cultos é uma forma de se sentir seguro, acolhido, fazer novas amizades.”
France Sales desembarcou na Inglaterra com o sonho de ser jogador de futebol. Decepcionado com o objetivo não realizado, ele saiu do isolamento em que vivia frequentando um culto evangélico. “Aqui tive um encontro com Deus e fiz amigos, pois todos são brasileiros”, revelou.
Segundo o Conselho de Pastores da Inglaterra, há 104 igrejas evangélicas com cultos em português em todo o país. Ao todo, já são contabilizados 30 mil brasileiros. Estimativas ainda apontam que de cada 10, pelo menos sete brasileiros se converteram no exterior.

Regis Danese participa do “Futebol contra a Fome”, em Uberlândia/MG

 
Na segunda-feira, 27, os cantores Fernando Pires e Alexandre Pires promoveram um jogo beneficente que contou com a participação de diversos artistas e jogadores, entre eles o cantor evangélico Regis Danese que marcou um dos três gols do time do ex-vocalista do grupo Só Para Contrariar.
O Futebol Contra a Fome aconteceu no Parque do Sabiá e conseguiu arrecadar 50 mil quilos de alimentos que serão doados para instituições de apoia à pessoas carentes. Foram 12 gols no total, sendo nove para o time de Fernando Pires e três para o time de Alexandre, onde estava o jogador Neymar, Daniel Alves, Marcelinho Carioca e Regis Danese.
Sobre sua participação no evento o evangélico comentou: “Eu recebi a bola, amaciei, chutei três vezes e deixei o goleiro no chão. Aí ele não teve como, dei uma cavadinha e foi gol!”, disse ele que foi elogiado até mesmo pelo jogador do Santos.
“Entrei em campo com muita responsabilidade e estou muito feliz com este resultado. Tudo isso é para a glória de Deus!”, disse o cantor que estava em Uberlândia, onde aconteceu o jogo.
Com informações MK Music

Igrejas pedem aumento no preço da bebida alcoólica para diminuir o consumo

Igrejas pedem um fim à fácil disponibilidade de álcool barato como um primeiro passo para lidar com os problemas que enfrenta a Grã-Bretanha com o consumo excessivo de álcool. O pedido foi feito pela União Batista da Grã-Bretanha (Bugbear), a Igreja Reformada Unida (URC) e a Igreja Metodista, após uma pesquisa realizada pela YouGov para verificar o impacto do álcool sobre comunidades locais. A pesquisa revelou que 61% dos entrevistados disseram que o consumo excessivo de álcool é um problema no seu bairro. As igrejas acreditam que o problema é agravado pela fácil acesso as bebidas alcoólicas e pode ser reparado através da introdução de um preço mínimo por unidade.                                                                                                                              Esta medida foi aprovada pela vigilância sanitária e pelo Instituto Nacional de Excelência Clínica. “Sabemos que as pessoas nas comunidades locais suportar o peso da fácil disponibilidade de álcool barato”, disse Pickles Ruth, vice-presidente da Conferência Metodista e ex-conselheiro de abuso de álcool.  “Isso afeta os serviços de saúde, ruas, suas famílias e amigos. Como cristãos, nós queremos trabalhar dentro das comunidades para ajudar a encontrar soluções que realmente funcionam e proteger os mais vulneráveis”, concluiu. “Temos muitas outras formas de agir em resposta ao aumento alarmante de danos no fígado em pessoas mais jovens. Mas álcool barato é o verdadeiro problema aqui”, disse o moderador da Assembléia Geral da URC, o Rev. Dr. Thorpe e Kirsty. O Rev. Jonathan Edwards, Secretário Geral da Bugbear, disse que a eliminação do álcool barato, era um “primeiro passo”. “A necessidade fundamental é familiarizar-se com a causa do consumo excessivo de álcool”, disse ele.
(Com informações Christian to Day)

Tempo gasto na igreja está relacionado a queda da pressão arterial

Um estudo norueguês de larga escala conduzido no condado de Nord-Trøndelag, na Noruega, e liderado por pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), descobriu uma relação clara entre o tempo gasto na igreja e a queda da pressão arterial em homens e mulheres. Em outras palavras, aqueles que eram religiosamente ativos eram mais saudáveis do que quem não era. “Descobrimos que, quanto maior a frequência das pessoas à igreja, menor era sua pressão arterial, mesmo quando mantínhamos sob controle uma série de outros possíveis fatores explicativos”, disse ao MedicalXpress Torgeir Sørensen, doutorando da Faculdade de Teologia e do Centro de Psicologia da Religião na Sykehuset Innlandet (Inland Hospital).               É a primeira vez que um estudo do tipo é feito na Escandinávia. Sørensen explicou que pesquisas anteriores realizadas nos Estados Unidos já haviam mostrado essa relação, mas as muitas diferenças religiosas e culturais entre o país e a Noruega tornavam difícil transferir os resultados para a população escandinava.Cerca de 90% da população do condado de Nord-Trøndelag são membros da igreja estatal norueguesa, enquanto os americanos apresentam uma variedade muito maior em suas preferências religiosas e éticas. A frequência à igreja também difere bastante. Cerca de 40% dos americanos vai a cultos religiosos semanalmente, contra apenas 4% em Nord-Trøndelag County. “Por esse motivo, não esperávamos encontrar qualquer correlação entre a religiosidade e a pressão arterial na Noruega. No entanto, nossos achados são quase idênticos aos anteriormente relatados nos Estados Unidos. Ficamos realmente surpresos “, disse Sørensen.
(Fonte Super interessante)