quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Smilinguido: Personagem infantil completa 32 anos de existência


O personagem infantil Smilinguido completa 32 anos de existência nessa terça-feira, 31 de janeiro. O desenho foi produzido pela Editora Luz e Vida com o objetivo de levar a mensagem bíblica para crianças no início da década de 80 e hoje é sucesso em todo o Brasil.
São mais de 200 produtos com as histórias do Smilinguido como livros, agendas, jogos educativos, canecas, camisetas, marca-páginas, bonecos, DVDs, cartões, cadernos e outros materiais escolares. Todos produzidos pela Editora Luz e Vida e comercializados em diversas papelarias e lojas evangélicas.
Mas não é no só no Brasil que a formiguinha de patas amarelas e seus amigos fazem sucesso, pois outros países já encontram o material do Smilinguido traduzidos para o espanhol e para o inglês.
São mais de 30 nações com acesso às histórias que transmitem valores cristãos e universais para países como Chile, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Equador, Colômbia, Venezuela, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Porto Rico, República Dominicana, Costa Rica, Argentina Canadá, Estados Unidos, México, Portugal, Inglaterra, Espanha, Alemanha, Holanda, Itália, Nova Zelândia, Austrália, Angola, Moçambique, Egito, Japão (para a colônia brasileira) e Malta.
Mais do que entretenimento para crianças evangélicas as histórias do Smilinguido servem para evangelizar e até para ensinar os pequenos sobre sentimentos comuns da idade  como ciúmes, inveja, tristeza e etc. Cada historinha tem uma moral educativa e com conceitos bíblicos, formando nas crianças a consciência de temor a Deus, respeito ao próximo e respeito à natureza.

Charles Spurgeon: Há 120 anos morria o “Príncipe dos Pregadores”


Em 31 de janeiro de 1892 falecia “O Príncipe dos Pregadores”, o pastor Charles Spurgeon, pregador batista da Inglaterra que teve muita influência com seus discursos na Igreja Batista em Waterbeach, no Condado de Cambridgeshire.
Nascido em 19 de junho de 1834, o filho mais velho da família Spurgeon (que teve 16 filhos) se converteu ao cristianismo em 1850 com 15 anos de idade e com 16 anos se tornou pastor sempre ganhando destaque por seus sermões considerados excelentes.
Sua fama começou a ser espalhada pela Inglaterra até que o jovem pastor foi convidado, em 1854, a se tornar o pastor da Capela de New Park Street que na época, mesmo tendo lugar para 1.200 pessoas contava com um pouco mais de 200 membros. Com os trabalhos de Spurgeon o templo começou a não suportar mais a quantidade de pessoas que vinham de todas as partes para ouvir o jovem pregador.
A igreja cresceu tanto que em 1858 foi necessário mudar a Capela para um local ainda maior, mas mesmo tendo capacidade para receber 12 mil pessoas o pastor precisava pedir para que os espectadores que já tivesse assistido aos cultos de um período que se ausentassem para que outras pessoas pudessem conhecer a Palavra de Deus.
Apesar de todo esse “sucesso” o pastor recebia muitas críticas, até mesmo de outros líderes batistas, pela forma teatral que ela usava para explicar as passagens bíblicas. Mesmo assim ele ficou conhecido por ser um grande reavivador para Londres, várias de suas mensagens são lembradas até hoje pela qualidade desses ensinamentos.

Lembre de algumas frases de Charles Spurgeon:

“Todo cristão ou é um missionário ou é um impostor.”
“A convicção de ignorância é a porta de entrada do templo da sabedoria.”
“A lei do Senhor é o pão de cada dia do verdadeiro crente”.
“A igreja deve atrair pela diferença e não pela igualdade”.
“O diabo raramente criou algo mais perspicaz do que sugerir à igreja que sua missão consiste em prover entretenimento para as pessoas, tendo em vista ganhá-las para Cristo”.
“Hoje em dia ouvimos alguém extrair do seu contexto uma frase isolada na Bíblia e clamar: “Eureka!”, como se tivesse descoberto uma nova verdade; no entanto, não achou um diamante, mas um pedaço de vidro quebrado”.
“Nada deveria ser o alvo do pregador a não ser a glória de Deus através da pregação do evangelho da salvação”.
“Vocês e eu, somos constrangidos a pregar o evangelho, mesmo que nenhuma alma jamais seja convertida por ele; pois o grande propósito do evangelho é a glória de Deus, visto que Deus é glorificado mesmo naqueles que rejeitam o evangelho”.
“Preguem o evangelho tendo em vista unicamente a glória de Deus, ou então, segurem suas línguas.”

"Só Jesus pode libertar do crack" diz pastor



Droga cerca de cinco vezes mais potente que a cocaína, mais barata e acessível que as outras, o crack tem sido cada vez mais utilizado, se tornando um sério problema de saúde e também social. Até pouco tempo, comum entre carcerários e pessoas de baixo poder aquisitivo nas grandes cidades, a droga invadiu o interior do país e chegou avassaladora à Tangará da Serra. Atualmente, mais de 90% das internações nas casas de recuperação e de apoio são de dependentes do crack.
De acordo com Ruth Brandão Salgado da Silva, coordenadora da Casa Terapêutica “Viver Sóbrio”, localizada no distrito de Progresso, no local são atendidos atualmente cerca de 50 internos e destes, mais de 95%, ou seja, quase a totalidade, são dependentes químicos do crack.
Situação que se repete na comunidade terapêutica “Nascer de Novo”, no antigo Mirante (Serra Tapirapuã), onde vários adolescentes e jovens com idade entre 14 e 21 anos passam por tratamento para ´se livrar´ da droga. Nesta comunidade, o jovem fica internado por seis meses, onde passa por um tratamento de três fases.
Na Agrovila 24, nas proximidades do Assentamento Antônio Conselheiro, funciona a Casa de Recuperação “Salvando Vidas”, por onde 372 dependentes passaram somente em 2011, vindos de vários municípios da região e de outros estados brasileiros e até da Bolívia. Com trabalho diferenciado, a Casa, dirigida pela igreja evangélica Assembleia de Deus, possui atualmente 21 internos e destes, 17 são ex-dependentes de crack.
O pastor Valmir Vieira dos Santos, diretor da Casa, disse que recebe em média entre 20 e 30 internos mensalmente. “Quase todos relacionados a química. Alguns é por causa só da bebida, mas a maioria é ligada a droga. Sempre começam com a maconha, depois usam pasta base e acabam no crack”, comenta o pastor que ouve diariamente os depoimentos dos internos.
“A situação do crack é muito difícil. Não existe medicina que cure. Essas pessoas chegam lá sem perspectiva de vida, sem nada e o que fazemos é devolver a auto estima a elas. Não adianta medicamentos – só Jesus Cristo pode libertá-los”, disse, explicando que a base do tratamento é espiritual. “Eles aprendem a palavra de Deus, oram, recebem ensinamentos através de terapia ocupacional com horta, pesca, além de canto e outras atividades”, falou.
Segundo ele, a Casa recebe dependentes de todas as idades – inclusive idosos – não havendo diferenciação de credo ou classe social. “O crack é como a Aids, o câncer, que não escolhe classe social – está em todos os lugares”, ponderou o pastor.
A Casa de Recuperação “Salvando Vidas” foi fundada há quatro anos e é mantida por doações e por um convênio de R$ 40 mil com a Prefeitura, recurso pequeno, segundo o pastor, diante da grande demanda, que aumenta anualmente. “Essas pessoas precisam recuperar sua autoestima. Elas chegam lá como marginais e saem cidadãos recuperados”, assegurou.
A eficácia do tratamento, segundo Valmir, chega a ser de até 65%. “Em média 32% dos que chegam lá se recuperam na primeira internação e 33% na segunda ou terceira internação, depois das chamadas recaídas. Os outros 35% acabam voltando para o mundo da droga, para a cadeia, uma cadeira de rodas ou acabam morrendo”, disse, citando como exemplo um rapaz de 24 anos assassinado no final do ano passado na Vila Araputanga. Ele já havia passado por várias vezes pela Casa.
O Brasil ainda não possui uma política específica de combate a ascensão do crack, apesar de pesquisa sobre o consumo da droga estar sendo desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A droga, sua ação e as estatísticas ainda estão em estudo, em elaboração. Enquanto isso, quase todos os centros de recuperação, casas de apoio e terapia são mantidos por entidades religiosas, associações de voluntários e ONGs, que ´sobrevivem´ de pequenos investimentos púbicos e doações.

Notícias Cristãs com informações do 24H News