sábado, 11 de agosto de 2012

Rede Globo está enfrentando pressão de entidades religiosas

Segundo a Folha de São Paulo, a série “Phantasmagoria”, novo quadro do Fantástico que estreou no último domingo já está causando polêmica. Apresentado pelo jornalista Tadeu Schmidt e pelo mágico Kronnus, a matéria aumentou em cerca de três pontos a média de audiência do programa, que gira na casa dos 20 pontos. Segundo o Ibope, cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande São Paulo.
Porém, segundo profissionais envolvidos na produção, grupos ligados ao espiritismo e ao candomblé estão fazendo pressão religiosa. O quadro se propõe a “investigar” lugares considerados mal-assombrados e a caçar fantasmas. Os religiosos estão fazendo um forte lobby para que o Fantástico deixe claro que fantasmas não existem, porém não devem questionar a existência de espíritos.
É possível encontrar na internet sites e blogs espíritas que fazem questionamentos e críticas ao conteúdo que foi ao ar no domingo passado (5/8). A grande maioria dos críticos diz que “Phantasmagoria” afasta o Fantástico do jornalismo de qualidade. Por isso, a Globo teria ordenado que alguns episódios tenham seus textos revistos, para não gerar mais protestos.
A assessoria da Globo diz que desconhece esses protestos de entidades religiosas ao novo quadro e que o objetivo é apenas mostrar as emoções humanas diante do medo. Na mesma edição, o Fantástico apresentou um quadro sobre homofobia que foi classificado como defesa do estilo de vida gay por alguns pastores.
Atualmente, a Globo exibe a novela “Amor Eterno Amor”, que possui uma trama claramente espírita e tem enfrentado dificuldades com entidades religiosas por conta de uma personagem “evangélica” na novela Avenida Brasil, cuja caracterização é considerada ofensiva por algumas igrejas.

“Porque ir à Igreja quando você pode assistir o culto online?”, pastor comenta a necessidade do cristão ir à igreja

Com o crescimento das transmissões de cultos de várias igrejas pela internet, e a comodidade de se assistir às pregações de casa, um questionamento que acaba surgindo entre alguns cristão é sobre a necessidade de estar presente fisicamente nos cultos.
Em um texto intitulado “Porque ir à Igreja quando você pode assistir o culto online?”, o pastor Tim Stevens, da Granger Community Church (Igreja da Comunidade de Granger), em Granger, no estado norte-americano de Indiana, comentou sobre a necessidade de o cristão ir à igreja.
O pastor afirma que, ao ficar em casa, o cristão possivelmente perderá o que Deus quer fazer através dele e para ele. Stevens faz ainda um paralelo entre ir à igreja e estar presente em compromissos familiares, no trabalho e até mesmo nas eleições. Ele afirma que o cristão não deve subestimar a importância de sua presença.
- No Novo Testamento não se sabe nada sobre um cristão que não está ligado a uma igreja. Seus dons, habilidades, ideias, serviços, liderança, recursos, amor tudo o que você tem a oferecer é uma parte crucial para uma congregação próspera – explica Stevens.
Comparando a igreja ao corpo humano, como organismo vivo, o pastor afirma que um membro ou órgão não sobrevive sozinho se retirado do corpo.
- Você removeu o seu pâncreas ou o esôfago ou o seu braço esquerdo, quando estão fora de seu corpo eles deixam de viver – compara.
Apesar de ressaltar a importância da vida em comunidade para o cristão, o pastor reconhece a importância das transmissões de cultos pela internet, como uma forma de alcançar as pessoas solitárias e isoladas do mundo e que não estão prontas para entrarem em uma igreja física. Para essas pessoas, a internet é uma ponte importante para que venham dar um passo a Cristo.
Leia na íntegra o texto, publicado originalmente no site churchleaders.com:
Por que ir à igreja quando você pode assistir online?
A igreja é um organismo vivo.
Você removeu o seu pâncreas ou o esôfago ou o seu braço esquerdo, quando estão fora de seu corpo eles deixam de viver.
No Novo Testamento não se sabe nada sobre um cristão que não está ligado a uma igreja. Seus dons, habilidades, ideias, serviços, liderança, recursos, amor tudo o que você tem a oferecer é uma parte crucial para uma congregação próspera.
Sua presença é mais importante do que você pensa.
Muitas vezes, pensamos que não sentiram a nossa falta.
Eu não voto no dia das eleições, porque isso realmente não importa. Eu não vou ao jogo de basquete de meu filho, porque ele nem vai perceber. Eu não me comprometo em minha jornada de trabalho, ficarei em casa, porque certamente eles têm número suficiente de pessoas. Eu fico em casa e assistir o culto on-line, porque em uma igreja com 5.000 pessoas, que ainda vai notar que eu não estou lá?
Mas isso é tão míope e impreciso. Você subestimar o significado da sua presença quando você pensa que não importa. Você subestimar o poder do Espírito de Deus que reside dentro de você quando você acredita que ficar em casa é tão bom quanto comparecendo. Você possivelmente perderá o que Deus quer fazer através de você e para você quando você ficar em casa.
Então, por a minha igreja transmite os cultos pela internet?
Porque há pessoas solitárias e isoladas do mundo, fornecendo então uma ponte para que eles possam, eventualmente, dar um passo em uma comunidade de fé.
Porque a Internet atinge bilhões de pessoas em todo o mundo, alguns que não estão perto o suficiente para participar de uma igreja vibrante.
Porque há momentos em que você estiver fora da cidade, em férias, ou na faculdade, e através do link você poderá permanecer conectado à sua igreja.
Porque serve como uma ferramenta fácil para convidar amigos que não estão prontos para entrar em uma reunião física, mas eles estão sofrendo e precisam de Jesus, e um serviço on-line pode ajudá-lo a alcançá-los.
Redação Gospel+

Judeus ultra-ortodoxos criam “óculos anti-pecado”, que os impede de olhar para mulheres “sem recato”

Uma organização de judeus ultra-ortodoxos em Israel, o “Committee for Purity in the Camp” oferece uma série de dispositivos para ajudar os homens a diminuir seu campo de visão, e assim os auxiliar a “evitar o pecado”. Entre esses produtos está os “óculos anti-pecado”, que borra a visão dos homens para que não consigam ver as mulheres que estão vestidas “sem recato”.
Os óculos, vendidos pelo equivalente a 32 euros (R$ 80), são cobertos por um adesivo que desfoca as imagens. Fazendo com quem os utiliza consiga ver claramente o que está a poucos metros, mas fazendo com que seja quase impossível se perceber o que está a alguns metros, incluindo as mulheres.
Na interpretação da lei judaica feita por esses religiosos, é proibido o contato entre homens e mulheres que não são casados.
Conhecidos por sua rigidez ao seguir a Torá, os ultra-ortodoxos se esforçam para manter seu estilo de vida. Entre seus costumes, eles pedem que seus seguidores evitem estar no mesmo espaço com as mulheres que não sejam de sua família, e em seus bairros existe separação nos ônibus, calçadas e outros espaços públicos.
A organização oferece também lenços de cabeça que se estendem sobre os olhos para proteção adicional contra a concupiscência, e um dispositivo para ser usado em aviões que, além de impedir o contato visual com mulheres, impede que os religiosos assistam aos filmes exibidos a bordo.
De acordo com o News Yahoo, em regiões nas quais os ortodoxos são maioria é comum encontrar-se placas e sinais exortando as mulheres a usarem gola alta, blusas de mangas compridas e saias longas. Há, inclusive, um histórico de agressões de extremistas contra as mulheres que eles acreditam ter desrespeitado o código.
Redação Gospel+

Padre que chamou evangélicos de “otários”, elogia pastor Marco Feliciano e critica governo por incentivo a instituições pró-aborto.

No programa Parresia, o padre Paulo Ricardo Azevedo Junior criticou a distribuição de verbas por parte do governo federal a instituições que trabalham pela legalização do aborto.
Padre Paulo Ricardo é conhecido entre os evangélicos pelo vídeo em que critica abertamente os protestantes, classificando-os como “otários e orgulhosos”.
Porém, no programa o padre menciona o deputado federal João Campos (PSDB-GO), presidente da bancada evangélica, e também o pastor e deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), durante a leitura de um requerimento elaborado pela Frente Parlamentar Evangélica, que cobra explicações do governo federal a respeito da distribuição de verbas para instituições pró-aborto.
-Gostaria de mencionar o valoroso pastor Marco Feliciano, que tem batalhado muito. Parabéns, pastor! Deus o abençoe – afirmou o padre, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo parlamentar.

Programa Na Moral, com Pedro Bial, leva Mr Catra e Sarah Sheeva para falar sobre infidelidade: “Para Deus pode tudo”. Assista ao vídeo!

A edição desta quinta-feira, 09 de Agosto, do programa Na Moral, apresentado por Pedro Bial na TV Globo, tratou do tema infidelidade e entrevistou em vídeo a pastora Sarah Sheeva, idealizadora do Culto das Princesas.
Na introdução, o apresentador questionou sobre a fidelidade: “Cada mulher é de um homem só? Cada homem é só de uma mulher? Ou pelo menos um de cada vez?”.

Culto das Princesas

Pedro Bial visitou uma edição do culto, com a presença de mais de mil mulheres, e no tempo em que teve sua presença permitida, gravou parte dos conselhos de Sheeva às presentes e um coro, usado como grito de guerra: “Eu sou princesa, fora cachorrada!”.
O apresentador questionou a pastora sobre beijo antes do casamento, e Sarah Sheeva afirmou que “beijo é igual ferro [de passar roupa]: liga em cima e esquenta [embaixo]”, e esse seria o motivo da não recomendação do beijo durante o namoro e noivado.
Bial entrevistou mulheres que participaram do culto das princesas, e perguntou sobre o que fazer nos momentos de desejo. Uma das entrevistadas respondeu: “Joelho no chão… Senhor, ajuda!”, revelou a jovem.

Infidelidade

Entre os convidados do programa estavam o funkeiro conhecido como Mr. Catra, que atualmente possui quatro mulheres, o humorista Hélio de La Peña, e a atriz e humorista Ingrid Guimarães.
Questionado sobre a teoria do homem-príncipe, pregada pela pastora Sarah Sheeva, Mr. Catra afirmou que “É possível, pra Deus pode tudo”.
Já o humorista Hélio de La Penha afirmou não compreender a ideia de não transar antes do casamento: “Tem que fazer um test drive antes. E o Procon depois?”. A atriz Ingrid Guimarães seguiu a linha do raciocínio feminino sobre a questão: “Desde pequenininha já se idealiza o homem que não existe. O príncipe é uma marca. Se você parar para pensar nas histórias infantis, a Branca de Neve é uma coitada. [O príncipe] é uma idealização que a mulher faz do homem”, observou.
Sobre a questão da fidelidade, a atriz teorizou: “Não acredito em monogamia, acredito em acordo, e até para trair, tem que ter lealdade”.

Repercussão

No Twitter, a psicóloga Marisa Lobo protestou contra o tema do programa e os exemplos apresentados nele. “Essa porcaria de valores perversos. Quando vamos reagir a isso? Somos uma maioria calada e desunida. Ainda não aprendemos a gritar. Não sei nem o que pensar . Estamos voltando à zona literalmente de #sodoma e #gomorra . Isso é evolução? Prefiro ser fundamentalista então”, afirmou, estendendo seu protesto contra a emissora: “Mídias como a Globo pervertem de forma desleal a moral e a verdade humana. Estão condenando o homem,usando uma ‘aprisionante’ liberdade sexual”, escreveu.
Já o pastor e deputado federal Marco Feliciano, embora tenha reconhecido o talento do apresentador, repudiou o programa e o tema abordado na edição de ontem: “Boçal esse programa. Tão sem noção, o Na Moral do tal do Bial. Além de ser fútil tá ficando promíscuo. Ótimo jornalista, péssimo programa”, publicou.

Vídeo na íntegra: Programa Na Moral sobre infidelidade


Redação Gospel+

Seita russa manteve crianças escondidas por 10 anos


Menores viviam em subterrâneo sem acesso à educação ou serviço de saúde.
Uma seita muçulmana russa, cujos membros foram acusados nesta quinta-feira de maus-tratos infantis, manteve durante mais de dez anos sob a terra 15 crianças em uma casa de Kazan, capital da Tartária, na Rússia. Algumas crianças da seita quase não tinham visto a luz do dia e viviam sem contar com os serviços básicos mínimos, incluindo educação e saúde, em uma comunidade que se definiu como 'um estado com suas próprias normas'.
O chefe de polícia de Kazan, Ranis Bakhitov, disse que pelo menos 15 crianças foram localizadas em esconderijos construídos em oito níveis subterrâneos sob uma casa dos arredores dessa cidade. "Os esconderijos foram construídos em forma de labirinto, com quartos de seis metros quadrados", explicou Bakhitov.
No subterrâneo do imóvel, foram encontrados 30 quartos nos quais 60 pessoas viviam permanentemente há ao menos dez anos. A casa pertencia a Faizrakhman Sattarov, líder de uma seita que tinha formado em meados da década de 90. Ele foi acusado de recrutar crianças e adultos, obrigá-los a cumprir suas ordens e entregar-lhe todos seus recursos financeiros, único sustento material do grupo, segundo fontes da investigação.
"Sattarov proibia os membros da seita de comparecer a centros de saúde e receber qualquer ajuda médica. Proibia as crianças em idade escolar de estudar, violando assim os direitos constitucionais dos cidadãos à educação e à saúde", disse a ajudante do promotor de Kazan, Irina Petrova. A polícia, durante a revista da casa de Sattarov, também confiscou literatura de conteúdo extremista que será investigada pelas autoridades russas.
Os menores de idade foram levados a hospitais da região em companhia de seus pais, que seguramente serão privados em breve da custódia de seus filhos, algo que já foi pedido pelas autoridades russas à Justiça. "O estado das crianças é satisfatório. Todos tinham sido alimentados na seita, embora estivessem muito sujos", afirmou a diretora da unidade infantil do Hospital Nº 18 de Kazan, Tatiana Moroz.

EFE via Veja