sexta-feira, 28 de junho de 2013

Manifestantes fazem ‘beijaço’ em ato contra Feliciano em frente à sede do PSC em SP



Aproximadamente 300 ativistas protestaram em frente da sede do Partido Social Cristão (PSC) na noite da quarta-feira (26) contra o deputado federal e pastor Marco Feliciano (PSC-SP) e contra o polêmico projeto que permite o tratamento psicológico aos homossexuais. O grande destaque dessa manifestação foi um ‘beijaço’ realizado pelas centenas de homossexuais presentes. “Vem para a rua contra a cura” foi um dos gritos ouvidos na região. Os manifestantes portavam ainda apitos, bandeiras do movimento gay e muitas faixas e cartazes pedindo a saída de Feliciano da presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados e criticando o projeto que ficou conhecido como ‘cura gay’, de autoria do deputado João Campos (PSDB-GO).

Os ativistas consideram que o pastor é homofóbico e racista. Eles cantaram marchinhas como “doutor, eu não me engano. Quem é doente é o Feliciano”.
A sede do PSC, que estava vazia, foi pichada com os dizeres “Fora Feliciano!”. Em frente a esse espaço, os manifestantes encerraram o protesto com vaias.
“Esse beijo é para mostrar que não temos vergonha de ser quem somos [gays]. Não precisamos de cura, porque não somos doentes”, discursou um dos ativistas pelo megafone.
Esse movimento acabou por volta das 21 horas. No início da noite da quarta (26), eles caminharam pela pista sentido Paraíso da Avenida Paulista, que foi totalmente bloqueada, e seguiram pela Avenida Brigadeiro Luiz Antônio nos Jardins. Duas faixas dessa via foram ocupadas. Finalizaram a marcha perto da Assembleia Legislativa e em frente à sede do PSC.
Segundo a Polícia Militar (PM) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), nenhuma ocorrência foi registrada.
O projeto de decreto legislativo 234/2011 pede a extinção de dois artigos de uma resolução de 1999 do Conselho Federal de Psicologia. Um deles impede a atuação dos profissionais da psicologia para tratar homossexuais. O outro proíbe qualquer ação coercitiva em favor de orientações não solicitadas pelo paciente e determina que psicólogos não se pronunciem publicamente de modo a reforçar preconceitos em relação a homossexuais.
A aprovação desse projeto, que ficou conhecido como ‘cura gay’, pela CDHM na semana passada motivou protestos em diversos estados desde então. Este foi o segundo protesto realizado na capital paulista contra o parlamentar em menos de uma semana, por exemplo.
Antes de virar lei, o caso deverá ainda passar pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça para, então, chegar ao plenário da Câmara dos Deputados e ser apreciada pelos demais deputados. Depois dessa aprovação, o projeto segue para a análise do Senado e da presidenta Dilma Rousseff.

Cantora Wanessa Camargo afirma que “a igreja tem que sair fora da política”



A cantora pop Wanessa Camargo concedeu uma entrevista onde criticou pesadamente o pastor Marco Feliciano e elogiou a cantora de axé Daniela Mercury, que recentemente afirmou ser lésbica. Para Wanessa é errado o pastor Marco Feliciano ser presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias devido suas opiniões como religioso.
Na entrevista concedida à revista Caras em abril, ela criticou a atuação religiosa no meio político e afirmou que “a Igreja tem que sair fora de qualquer política” já que “a política é para todos”. A cantora deixou claro que acredita que “não se pode ter política atrelada à religião nenhuma”.
Wanessa também criticou as opiniões do pastor Marco Feliciano, consideradas como racistas e homofóbicas, e afirmou que “infelizmente, ainda em 2013, a gente tem esse tipo de opinião”, mas ressaltou que acrescenta que isso é bom para a causa gay pois “a indignação causada por esta história faz as pessoas discutirem em casa, refletirem sobre isso, fazem o assunto repercutir na televisão, nos jornais. Isso é bom para poder explicar, para esclarecer” e concluiu que “às vezes tem mal que vem para o bem”.
Além das críticas, a filha do sertanejo Zezé de Camargo fez questão de elogiar a atitude da também cantora Daniela Mercury, que aos 47 anos assumiu um romance com uma mulher. “Ela foi corajosa demais. É difícil. Para a mulher às vezes é até mais complicado que para o homem”, disse.
“Ela é uma mulher arretada que tem todo o direito de dizer quem ela ama e assumir isso. (…) Isso não a transforma em uma pessoa diferente, muito pelo contrário. Admiro muito mais ela hoje pela coragem dela do que antes” – Wanessa Camargo sobre a Daniela Mercury se assumir homossexual.
Como uma das grandes porta-vozes da causa gay, a cantora cobrou do governo punições severas contra quem é considerado homofóbico. Para ela “o governo tinha que pegar mais pesado para punir esse tipo de comportamento”. A cantora afirmou também que o pensamento homofóbico pode levar uma pessoa a assassinar um homossexual e disse que a origem da homofobia começa em casa com uma brincadeira de criança. “É uma coisa que começa em casa. Começa em uma brincadeirinha de ‘ah, você não quer fazer isso por que é via(…)’. Começa aí, nessa brincadeira boba. Isso é a pior coisa que pode fazer com teu filho, ensinar esse tipo de brincadeira feia para ele. Você já vai inserindo um preconceito sem querer. Parece bobeira, mas não é”, acredita.
Wanessa Camarago encerrou afirmando que “as pessoas têm que se preocupar muito mais com o próprio umbigo do que com o vizinho, do que com quem o outro está indo para cama… pelo amor de Deus”.

RBS TV, afiliada da Globo, usa diabo “bonzinho” em comercial para crianças e gera polêmica com cristãos



Uma campanha pela melhoria da educação com uma mensagem inusitada, voltada para crianças, está causando polêmica entre cristãos. Intitulada “A Educação Precisa de Respostas”, a campanha é levada ao ar pela RBS TV, que é afiliada à Rede Globo.
O vídeo da campanha foi apresentado no último dia 11 de junho, e traz um musical em que os personagens Diabo, Bicho-Papão, Mula Sem Cabeça, Bruxa Malvada, e o Boi da Cara Preta dizem ser atenciosos com a educação de seus filhotes e pedem maior atenção com as escolas, de acordo com o site da emissora.
A iniciativa havia sido lançada em 2003, e agora, a RBS resolveu reeditar a campanha: “Acreditamos que, ao trazer de volta personagens tão queridos, vamos engajar um público mais amplo, especialmente as crianças e os adolescentes, sem perder a consistência de conteúdo que requer esse assunto tão relevante para o desenvolvimento do nosso país”, declarou Nelson Sirotsky, presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS.
Eduardo Sirotsky Melzer, presidente executivo do Grupo RBS, a campanha se justifica pela obrigação da emissora em se empenhar no tema: “A educação abre as portas para um mundo de inovação e conhecimento e é o que faz diferença e dá condições de realização na vida das pessoas. Com os monstrinhos, queremos conquistar a adesão da comunidade para essa bandeira”.
Confira ao vídeo da campanha:
Repercussão
Nas redes sociais, as reações à campanha foram diversas, com pessoas manifestando desde apreço até repúdio pela iniciativa de vincular a imagem de personagens folclóricos e do diabo à educação.
Uma avó publicou na página da campanha no Facebook um depoimento dizendo que seus netos “adoravam” os personagens: “Emylly de 5 anos adora o diabinho e a bruxinha, e o Bernardo gosta do boi da cara preta e bicho-papão. Afinal eles gostam de todos. Gostaria de saber como conseguir os adesivos dos monstrinhos para eles pois, sou uma avó que ama seus netos”, escreveu Greice Lopes.
A reação, no entanto, não foi semelhante por parte de uma menina, que repudiou a campanha: “Meu nome é Valentina, eu tenho 8 anos. Eu posso ser pequena mas acho uma palhaçada essa coisa de diabo. Querem que nos dormimos com monstros. Diabo existe, porque se existe o bem existe o mau”, protestou.
No Twitter, o internauta Samuel Rodrigo ironizou a emissora pela campanha: “Uma vez as crianças aprendiam que Deus era o papai do céu, o bonzinho e o Diabo era o malvado. Agora a RBS igualou tudo”.
O casal Omar e Sandra seguiu a mesma linha: “Campanha ‘educacional’ da RBS invoca diabo bonzinho, bruxa boazinha e outros monstros!! Bem como o diabo gosta!”.
twitter omar e sandra - rbs tv - monstrinhos