terça-feira, 14 de outubro de 2014

Todos estão sujeitos ao vício digital



Crianças, Jovens e idosos cada vez mais estão se conectando a diversas redes sociais, até certo ponto acho até interessante pelo entretenimento que essas redes oferece aos seus usuários. Mas existe o outro lado de todo esse entretenimento “gratuito e colorido”, o vício digital a necessidade quase paranoica de está conectado 24 horas por dia. Todos, sem exceções estamos sujeitos ao vício digital.
Em matéria publicada em 2010 pela “Empresa Brasil de Comunicação” [EBC], li uma matéria muito interessante que gostaria de compartilhar parte dessa matéria que aborda exatamente o contexto dessa nossa reflexão. A maioria dos internautas pensam ter controle total sobre tais redes, mas de uma forma sutil e danosa muitos deles tornam-se escravos, tornam-se dependentes, tornam-se controlados tudo isso sem perceber. Fica o alerta para nós pais, para nós participante desse universo digital.

Especialista defende campanha para prevenir vício em internet

No Hospital das Clínicas de São Paulo, o Centro de Estudos de Dependência da Internet já atendeu 200 pessoas em três anos de funcionamento. O perfil dos dependentes não se resume apenas a crianças e adolescentes, mas a adultos e idosos preferem, cada vez mais, optar por uma vida virtual à real.
“Ao contrário do álcool e das drogas, por exemplo, não há nenhuma campanha de prevenção e controle ao uso da internet. As pessoas não fazem ideia do perigo”, explicou o psicólogo Cristiano Nabuco, responsável pelo centro.
O especialista alerta que a dependência de internet é um problema de saúde pública e defende a necessidade de investimento em campanhas educativas com orientações sobre o uso da web.
“Desintoxicar é a melhor opção”
Como identificar se estamos sendo dominados pela redes sociais? “Abdicar de atividades com a família para ficar em frente ao computador ou perder o controle do tempo e ficar horas online podem ser sintomas da dependência”.
Para nós cristãos: O que a bíblia diz a respeito?
Embora a bíblia não aborda diretamente sobre esse assunto, podemos perceber que de forma sutil o deus desse século[diabo] tem tentado distrair muita gente com suas ofertas de entretenimento. Claro que ninguém é obrigado navegar, nem participar de nenhuma rede social, mas o uso inadequado dessa mesma rede abre brecha para que ele introduza sua estratégia e sendo assim tem distraído muita gente e tornado pessoas escravas, viciadas de tais redes… A bíblia não fala diretamente sobre a internet, mas nos exorta sobre vícios, escravidão, amor as coisas do mundo. Romanos 12:1-2
Distração, envolvimento com as coisas desse mundo e a percepção da volta de Cristo.
Paulo fala algo interessante aos irmãos da igreja de Corinto, I Cor 7:31-32 Veja: os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa.  E bem quisera eu que estivésseis sem cuidadoI Corintios 7:31-32b.
Os que usam deste mundo, ou seja mesmo participando de algumas coisas ligada ao secular, não exagerasse, não abusasse neste envolvimento, para não se distrair em excesso pois Cristo está voltando e Paulo exorta sobre isso.
Podemos perceber mas claramente a preocupação de Paulo no verso 35 Veja: “E digo isto para proveito vosso; não para vos enlaçar, mas para o que é decente e conveniente, para vos unirdes ao Senhor sem distração alguma.” I Cor 7:35
Como administrar o nosso tempo nas redes sociais? Eclesiastes 3
Não há problema algum usarmos as redes sociais nem participar diariamente delas, desde que seja administrado o tempo para participar. O próprio especialista “Cristiano Nabuco” na matéria acima explica que quando o uso da internet rouba o tempo, da família, do estudo, de atividades físicas, algo precisa mudar antes que seja tarde. Para a nossa reflexão: O tempo que passamos na internet é o mesmo que dedicamos as coisas de Deus? O tempo que ficamos conectando é superior ao que dedicamos a nossa família? Se todas essas perguntas você respondeu sim, fica um alerta, cuidado! Administre, seu tempo, principalmente relacionado a sua família para que não seja mais um nas fileiras do vício digital.
O perigo da distração”. Mateus 24:37-39
Jesus está voltando e muita gente está distraída, conformada com esse mundo. Romanos 12:1-2
O que mais vemos nas ruas, no trabalho, nas conduções, é gente usando freneticamente as redes sociais. Para algumas pessoas esse uso está ultrapassando até para o único momento que elas tem para cultuar sua FÉ.
Outro dia estávamos em um culto de oração em nossa igreja, e ouvi o barulhinho chato do WhatsApp, o que mais me indignou é que a pessoa que usava o celular, se distraia de uma tal forma que nem percebia o barulho e que ela estava em um culto em uma igreja não cultuando e ainda atrapalhava quem queria cultuar e adorar a Deus. Os que estavam ao meu lado até riam achando super normal talvez a cena… Os celulares foram fabricados para que os homens tivesse total domínio sobre eles, mas os homens são dominados por eles, por seus programas, por tantos entretenimentos disponíveis. Vigiemos!, Jesus está voltando, muitos estão tão envolvidos, tão distraídos com as coisas desse mundo que nem perceberão a volta de Jesus.
E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. Mateus 24:37-39
Participe de quantas redes sociais for possível, mas administre seu tempo, não deixe que a internet te domine. Dedique-se primeiramente a Deus, antes de seu lazer separe um tempo para a leitura da bíblia, um tempo para oração……
Deus nos abençoe ricamente
Pb Josiel Dias

Policial evangélico que falou de Jesus a motorista enquanto a multava é processado



Um policial evangélico está sendo processado por evangelizar uma motorista enquanto aplicava uma multa por infração de trânsito.
A condutora do automóvel multado, Ellen Bogan, 60 anos, sentiu-se ofendida quando o policial Brian Hamilton perguntou se ela frequentava uma igreja e queria aceitar a Jesus como Salvador.
Após a resposta negativa, o policial pediu que Ellen aguardasse enquanto ele buscava algo para ela, e voltou com um panfleto com os dizeres “reconheça que é um pecador”, confeccionado pela Primeira Igreja Batista de Cambridge City, no estado de Indiana (EUA).
“É completamente fora de linha, ele me pegou de surpresa! Eu não percebi nenhum sinal de que poderia me afastar naquele momento, ainda que já estivesse com minha advertência em mãos. Eu não estou filiada a nenhuma igreja. Eu não vou à igreja. Me senti obrigada a dizer isso, porque eu estava com um policial do Estado de pé na janela do lado do passageiro. Era muito estranho”, contou a motorista ao jornal The Indianapolis Star.
A motorista moveu uma ação contra o policial Hamilton no Tribunal Federal do estado, alegando que houve violação de seus direitos previstos na primeira e quarta emenda da Constituição norte-americana.
Ellen está sendo assessorada pela União de Liberdade Civil Americana, entidade que atua em casos de violação de liberdades individuais, como por exemplo, questões ligadas à religião.
“O mais importante para as pessoas entenderem é que a Primeira Emenda especifica que o governo não deve dar preferência a uma religião em detrimento de outra. O policial está representando o governo. Então isso significa que, durante a realização de uma ação oficial, ele basicamente ultrapassou sua função para tentar estabelecer uma religião”, comentou a professora Jennifer Drobac, que leciona direito na Universidade de Indiana e se especializou em religião e governo pela mesma instituição.
Por outro lado, o diretor-executivo da Associação da Família Americana de Indiana, Micah Clark afirmou que, embora Hamilton não tenha usado a melhor oportunidade para falar de sua fé, processá-lo pode significar a violação de seu direito à liberdade de expressão: “Existem pessoas que me entregam material religioso o tempo todo. Mórmons vêm à minha porta o tempo todo, e isso não me ofende. Este pode não ser o momento mais persuasivo para falar com alguém sobre a sua fé, mas eu não acho que um policial deva ser proibido de fazer algo assim”, ponderou.

Silas Malafaia minimiza boatos de que Aécio é maçom: “Dilma por acaso é irmã de oração?”



O pastor Silas Malafaia voltou a usar seu perfil no Twitter para opinar sobre o cenário político no país e afirmou que os evangélicos devem levar em consideração que não estão votando para líder de igreja, e sim para presidente da República.
A fala do pastor foi uma resposta às especulações de que Aécio Neves (PSDB) seria maçom. Malafaia usou a adversária do tucano como ilustração para afirmar que há necessidade de escolher entre um dos dois.
“Anote: Podem se preparar, vem baixaria da grossa do PT sobre Aécio. É o caráter deles denegrir pessoas, coisa de comunista. Se Aécio é maçom, Dilma por acaso é irmã de oração? Eu digo o que ela é: ex-guerrilheira e comunista que propõe diálogo com terroristas. Não estamos votando em líder de igreja evangélica, e sim, para tirar o a Brasil da maior roubalheira da sua história. Já não bastam as provas”, escreveu Silas Malafaia.
No meio evangélico, há muita discussão sobre a maçonaria, e o debate gira em torno da questão se essa sociedade fechada é ou não uma prática religiosa. O próprio Silas Malafaia, por muitos anos, esteve no centro de boatos que o apontavam como um adepto da maçonaria, embora as afirmações nunca tenham sido comprovadas.
Ainda sobre as eleições, o líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) comentou a decisão do PSOL em recomendar aos seus eleitores que votem em branco, nulo ou pela reeleição de Dilma Rousseff, e afirmou que os políticos do partido deveriam ser enviados para países com ditadura.
“PSOL prega voto nulo, em branco ou em Dilma. Vamos arrumar passagem só de ida pra esses esquerdopatas. Ou para Cuba ou Coreia do Norte”, tuitou Malafaia, que possui um histórico de embates com o deputado federal Jean Wyllys, um dos mais importantes nomes do partido.

Evangelista lista cinco equívocos sobre a oração que “precisam ser corrigidos”; Confira



A oração é uma das práticas que definem o cristianismo e, em síntese, representa o cultivo de uma relação íntima e pessoal do crente com Deus. O evangelista Jay Lowder publicou um artigo em que lista “cinco equívocos sobre oração que precisam ser corrigidos”.
Lowder e fundador de um ministério cristão que trabalha com missões voltadas a jovens e tem como objetivo “alcançar os diversos grupos de pessoas com a mensagem de Jesus Cristo”.
Para o evangelista, é comum os cristãos confundirem a oração com um diálogo em que o assunto é sempre o futuro daquele que ora e suas necessidades. Confira os cinco pontos listados por Jay Lowder sobre a oração:

A oração não é sobre a mudança de Deus, mas sobre você

“Nós não devemos ir a Deus em oração para que Ele saiba sobre nossa situação ou para informá-lo de que ele precisa fazer algo. Deus é onipresente e onisciente e já conhece as nossas necessidades. A oração é o processo pelo qual Deus nos dá Sua perspectiva. É um momento para transformar os nossos corações e mentes e permitir-nos orar de acordo com a Sua vontade. Nosso desejo não deve ser que a nossa vontade seja feita, mas que a vontade de Deus seja feita na terra como no céu”.

A oração não é sobre as suas necessidades

“Na oração, devemos primeiro buscar a vontade de Deus para saber onde devemos colocar nossa fé. Muitas pessoas se aproximam da oração com a incerteza de saber se as suas orações serão respondidas. Antes que possamos orar eficazmente, devemos atribuir fé às nossas orações, e nós não podemos ter isso sem a certeza de que estamos orando por aquilo que Deus quer.
Um ponto de partida é pedir a Deus sobre as zonas cinzentas da vida. Devemos pedir a Deus para nos mostrar a Sua vontade. Assim que tivermos respostas sobre o que Ele quer que façamos, podemos anexar fé, e assim conhecer e confiar em Deus, que responderá nossas orações, porque, Ele já nos mostrou a Sua vontade”.

A oração não é só sobre você

“Certifique-se que a oração está focada em outras pessoas. É fácil de se atolar com nossas próprias petições e pedidos, mas Deus deseja que nós coloquemos outras pessoas antes de nós mesmos. Esse conceito está especificamente alinhado nas Escrituras e diz que devemos considerar os outros superiores a nós mesmos. Que melhor maneira de fazer isso do que colocando primeiro os outros em nossas orações?”.

A oração não é apenas para falar, mas também ouvir

“Ouvir é uma parte crítica da oração. É importante para meditar, ficar quieto e não ter uma conversa unilateral. Nada é mais desanimador do que se envolver com alguém que domina uma conversa. Isto também se aplica em oração. Deus quer falar conosco. Devemos ser todos ouvidos e praticar a arte de ficar quieto e imóvel diante de Deus. Quando fazemos isso, nós nos surpreenderemos com o número de vezes durante a meditação que Deus fale conosco”.

A oração não é apenas sobre o futuro

“É vital que expressemos gratidão a Deus pelo que já foi feito. É fácil simplesmente se concentrar em nossas necessidades, mas devemos reservar uma parte do nosso tempo de oração para sempre dizer a Deus como somos gratos por nos ouvir e responder às nossas necessidades anteriores. Nós precisamos ter um coração agradecido.
Quando começamos a entender essas verdades sobre a oração, vamos ser mais eficazes no alinhamento de nossos corações e conversas com a vontade de Deus, em vez de ser impedidos de ter uma profunda conversa pessoal com Cristo. Deus nos criou como um povo que ama a comunidade, e Ele quer ter o mesmo relacionamento íntimo conosco”.