sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Estudo da Semana: Seja útil!



Leitura Bíblica: Êxodo 4: 14-17; 27-31 

Traga Marcos... porque me é útil para o ministério (2Tm 4:11).


Quem acaba de passar muitos dias hospitalizado sente prazer em voltar à vida normal. Atividades normais, até os deveres mais simples, dissipam o sentimento de inutilidade. No trecho que você leu, Arão se torna útil de um modo que antes talves não imaginasse. Ninguém sabe se desejava alguma função no plano de libertar o povo de Israel. Porém, quando seu irmão mais novo, Moisés, lhe expôs o propósito de Deus, aceitou ser seu porta-voz. Comunicaria ao povo o que Moisés recebesse de Deus. Acompanhou Moisés em todos os dias tensos de negociação com o Faraó para tirar Israel da escravidão e viu os sinais desastrosos quando o rei não cedia. Depois, rumo a Canaã, desenvolveu-se e Deus o escolheu para ser o primeiro sumo sacerdote do povo e encarregado da tenda de Deus, apontando assim para Cristo, nosso sacerdote eterno. Embora mostrasse algumas fraquezas humanas, ficou ativo até sua morte. 
Arão nos mostra prontidão para servir. No lar, os filhos precisam de deveres para enfrentar a vida de obrigações. Os dons e talentos que recebemos de Deus são como ferramentas para alcançar nossos alvos. E quando pela idade avançada diminuírem as capacidades e começamos a sentir-nos sem valor, como cristãos ainda podemos servir pela oração a Deus a favor das pessoas que conhecemos e dos mensageiros do evangelho mundo afora. 
O versículo em destaque nos dá outro exemplo. Marcos errou quando abandonou Barnabé e Paulo(Atos 13:13), mas voltou a servir. A tradição diz ser ele o autor do evangelho que leva o seu nome, baseando-se principalmente em informações fornecidas por Pedro. Faltam-nos informações de como teria sido útil de outras maneiras na causa do evangelho ao longo dos anos. No entanto, sabemos que foi aprovado, pois Paulo, já velho e preso em Roma, pediu sua ajuda – talvez para ser porta-voz dos ensinos do apóstolo aos cristãos naquela cidade! 

Quer fazer a vida valer a pena??? Seja útil para Deus!!!

Irmão: Claudinei Cavalcanti de Oliveira.