quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Bíblia é livro mais vendido e traduzido de todos os tempos

A Bíblia, texto religioso de maior valor para o Cristianismo, é o livro mais vendido de todos os tempos, tendo alcançado a venda de cerca de 6 bilhões de exemplares. Outro recorde atingido é o fato de ser o volume mais traduzido: já são mais de 2 mil línguas e dialetos traduzidos. Comparado a outros sucessos editoriais, como a saga Harry Potter ou mesmo o livro de citações do líder chinês Mao Tse-Tung, conhecido como livro vermelho, a Bíblia aparece disparado como o livro de maior tiragem na história.

A série Harry Potter, que tem sete volumes em sua coleção e versa sobre histórias envolvendo temas como bruxaria, aventuras e cenários mágicos, alcançou a venda de 1 bilhão de cópias.
Já o livro vermelho de Mao Tse-Tung, que era vendido em caráter obrigatório a todos os membros do Partido Comunista, além da determinação de ser lido em todas as escolas e a obrigação de todas as famílias chinesas terem o exemplar, a publicação alcançou o número de 1 bilhão de cópias.
A distribuição do volume ocorreu até 1978; depois disso, foi restringida sua distribuição, e hoje ele é vendido como souvenir, de acordo com informações da publicação norte-americana Christian Retailing.
Outro best-seller do mercado editorial, e também relacionado à religião é o Corão. O livro das revelações do profeta Maomé tem 800 milhões de cópias distribuídas. O livro sagrado islâmico foi escrito originalmente em árabe e apenas recentemente foi traduzido para outras línguas. Essas versões não são consideradas o Corão original, apenas textos explicativos dele.
 Outros livros e série de bastante sucesso
Entre outros livros de sucesso pode-se citar a série de histórias infantis Peter Rabbit conta a história de um coelho transformado em gente e situações de sua vida cotidiana. Peter age como uma criança cujo objetivo é comer o máximo de cenouras possível, e sempre está tentando salvar seu amigo Badger Tommy Brock. A série atingiu as vendas de 151 milhões de exemplares.
Também na categoria infanto-juvenil estão as Crônicas de Nárnia. O primeiro exemplar foi publicado em 1949 e desde então já vendeu mais de 110 milhões de cópias em todo o mundo. Os livros também foram transpostos para a tela de cinema, em uma adaptação aclamada pelo público e pela crítica.
Entre os dez títulos mais publicados também encontra-se o Livro dos Records – Guiness Book, que compila anualmente os recordes mundiais tanto humanos como da natureza. O livro foi editado pela primeira vez em 1945 e se atualiza anualmente.
O Almanaque Mundial (The World Almanac and Book of Facts) é um livro norte-americano que compila informações a respeito de vários assuntos, desde esportes até desastres naturais, política mundial, curiosidades, entre outros assuntos. Desta obra foram vendidas 84.000.000 livros.
A grande vendagem alcançada pela Bíblia mostra sua influência cultural e sua abrangência entre os povos. O número de exemplares vendidos representa 6 vezes mais do que o segundo colocado na lista, o livro vermelho de Mao Tse-Tung.

Inscrição em pedra pode ser projeto para a Torre de Babel

Após analise e estudo de uma inscrição em uma pedra de 2.600 anos, especialistas afirmam que trata-se da placa comemorativa da inauguração da Torre de Babel. O material foi divulgado no livro ”Cuneiform Royal Inscriptions and Related Texts in the Schoyen Collection” (“Inscrições Reais em Cuneiforme e Textos Relacionados da Coleção Schoyen”).
A pedra, que faz parte da coleção de antiguidades do empresário norueguês de Martin Schoyen, que possui em sua coleção peças feitas a mando dos reis da Mesopotâmia, no atual Iraque, escritas em cuneiforme, difícil sistema de escrita do antigo Oriente Médio.
A peça analisada é datada entre os anos 605 a.C. e 562 a.C., provavelmente no governo de Nabucodonosor II na Babilônia. A obra em sumério, idioma que já era arcaico nos tempos de Nabucodonosor, chama-se Etemenanki, que significa  “templo das fundações da terra e do céu”.
O texto diz: “[Para construí-la] mobilizei todos em todo lugar, cada um dos governantes que alcançaram a grandeza entre todos os povos do mundo. Preenchi a base para fazer um terraço elevado. As estruturas construí com betume e tijolo. Completei-a erguendo seu topo até o céu, fazendo-a brilhar como o Sol”.
A equipe liderada por Andrew George, especialista em babilônio do University College de Londres, publicou pela primeira vez a descrição detalhada da estela no livro. A inscrição foi atribuída ao próprio Nabucodonosor, mas como a forma de inscrita é considerada arcaica para a época, o texto pode ser ainda mais antigo.
Se essa hipótese estiver correta será a estela mais antiga com a representação da Torre de Babel, mas não há como provar em evidências mais diretas que a inscrição trata-se mesmo do episódio descrito naBíblia.

As "evangélicas" do BBB12


Kelly Medeiros
Kelly Medeiros, do "BBB 12", já dançou no Aviões do Forró e atualmente trabalha em uma multinacional espanhola como secretária executiva. A empresa fabrica dispositivos de controle de acesso para estacionamentos de shoppings.
Segundo a amiga Millian Andrade, a morena se inscreveu a pedido do irmão mais novo. "Ela já havia tentado três vezes e tinha desistido, aí o irmão mais novo dela, que mora em Minas Gerais, pediu para ela se inscrever novamente. Ela atendeu o pedido e acabou chamada para o programa", contou.
Kelly é mineira, mas morou por quase um ano em Salvador e acabou indo tentar a vida em São Paulo. "Ela dançou no Aviões do Forró, mas, teve que sair do grupo para cuidar do pai que ficou doente. O pai faleceu, e ela não conseguiu voltar para a banda e resolveu ir para São Paulo tentar a vida", disse a amiga.
Ainda de acordo com Millian, Kelly namora um advogado de São Paulo. "O namorado dela é paulista e o nome dele é Fernando Davi. Kelly é viciada em academia e é muito engraçada, espontânea e tenho certeza que vai fazer todo mundo dar risada", contou.
A amiga contou ainda que a participante do BBB 12 é evangélica. "Ela é bem ligada a Deus. É evangélica e frequenta os cultos na Igreja", finalizou.




Jakeline Leal

Jakeline Leal, estudante de zootecnia que vive em Feira de Santana, na Bahia, é uma das doze integrantes do BBB 12, e parece ser do tipo calado. Nas redes sociais, não fez alarde sobre a novidade. "Feliz para burro. Deus seja louvado", publicou a jovem no Facebook na última terça-feira (3).
Evangélica, a moça de 22 anos parece fazer o perfil tímido e é comprometida. É amante dos animais - 'Marley e Eu'é um de seus filmes preferidos - e não esconde sua admiração por Jesus Cristo.
Boninho, diretor da atração, afirmou que fez uma seleção parecida aos primeiros programas para a décima segunda edição do reality show; com pessoas mais jovens e com perfil mais "convencional".