segunda-feira, 19 de março de 2012

Estudo da Semana: Passemos para o outro lado

 
Texto: Marcos 4:35-41 – 5:1-5
Introdução:
Há três pontos neste texto que eu quero compartilhar com vocês:
a. A ordem de Jesus para passar para o outro lado
b. O que havia do outro lado que moveu Jesus a dar esta ordem
c. A tempestade no caminho para impedir que os discípulos chegassem do outro lado
Mateus narra que Jesus e os seus discípulos haviam trabalhado arduamente curando e ministrando. Era noite e provavelmente os discípulos preferiam descansar, mas Jesus deu uma ordem.
I. A ordem de Jesus para passar para o outro lado.
1. Tem momentos que Deus nos diz: “Levanta-te, deixa o que estás fazendo e faça o que eu te digo”.
a. É melhor obedecer, ainda que o nosso desejo seja outro.
b. Deus sempre tem um proposito quando nos ordena algo.
2. Passa para o outro lado pode significar coisas distintas para cada um de nós hoje.
a. A cada pessoa Deus está convidando.
i. Para comprometer-se mais com Deus
ii. Para deixar este trabalho que te rouba o tempo
iii. Para abandonar esta relação que está afetando sua vida espiritual
iv. Para consagrar-se mais a Deus(oração, jejum, estudo)
v. Para dar a Deus, o que é de Deus(dízimos, ofertas)
vi. Para deixar de ser um na multidão para ser um cristão que Deus usa.
II. O que havia do outro lado.
Jesus estava interessado que ele e seus discípulos chegassem ao outro lado para resgatar a um homem que estava em uma situação critica. Foi o único motivo da viagem de Jesus. A cidade de Gadara que havia sido destruída em várias ocasiões, havia sido muito sofrida
1. A condição do Gadareno
a. Endemoninhado, um espirito imundo o possuía
b. Vivia nos sepulcros(entre os mortos)
c. Fora de controle
d. Atado com cadeias e grilhões
e. Andava gritando
f. Andava se ferindo com pedras
2. Jesus libertou o Gadareno
a. Foi a única coisa que Jesus fez em Gadara
b. Jesus queria ver aquele homem livre e que os seus discípulos vissem sua condição e o que ele Jesus, pode fazer quando lhe obedecemos e passamos para o outro lado
3. O que há do outro lado hoje? Porque Jesus deseja que passemos para o outro lado?
a. Uma população crescendo a passos gigantescos
b. Um avanço das seitas
c. Deterioração na estrutura da família, divorcio, filhos desamparados, abuso doméstico
d. Uma população envolvida no alcoolismo, nas drogas e etc.
e. O suicido que tem aumentado assustadoramente
f. A imoralidade sexual(homossexualismo, lesbianismo, prostituição, crianças fazendo sexo, indústria pornográfica, tendo ganhos bilionários, pedofilia).
g. Corrupção dos lideres do governo
h. As drogas destruindo nossos jovens
i. Os meios de comunicação, sendo usados para destruir
4. A igreja é responsável de sarar o mundo
a. Somos o sal da terra
b. Somos a luz do mundo
c. Deus nos chama para passarmos para o outro lado para sarar o mundo
d. A igreja não pode estar alheia a situação do mundo
e. É certo que o inimigo se levantará forte nos últimos dias, mas também para os “últimos dias Deus derramará do seu Espirito sobre toda carne”
III. Uma tempestade os impedia de chegar ao outro lado
Se levantou uma tempestade, mesmo obedecendo uma ordem de Jesus. O inimigo se levantará para que você não chegue do outro lado. Mas “…as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja do Senhor”
1. Existe muitas pessoas na igreja que estão em meio a uma tempestade. Enquanto lutamos contra a tempestade o Gadareno continua preso
2. Jesus acalma tempestade
a. Jesus estava na polpa do barco(parte de trás)
b. Jesus quer estar na proa da sua vida(seu capitão)
c. Coloca Jesus na frente e ele acalmará a tempestade
Conclusão:
Precisamos de uma igreja disposta a passar para o outro lado. Com Jesus nosso capitão podemos chegar ao outro lado. Há um Gadareno que continua preso se ferindo, enquanto continuamos sem obedecer a Jesus.
Pr. Aldenir Araújo
Fonte: Esboços de Sermões

Túmulo anglo-saxão pode marcar passagem do paganismo ao cristianismo

 
Um túmulo encontrado perto de Cambridge, na Inglaterra, pode representar a fase onde o paganismo anglo-saxão e o cristianismo começaram a se fundir, pois o esqueleto encontrado traz referências das duas crenças.
Trata-se de um esqueleto de uma adolescente, que provavelmente tinha 16 anos, ela foi enterrada em uma cama de madeira com uma cruz de ouro no peito. Fora isso também foi encontrado pedras preciosas e semipreciosas junto aos restos mortais, o que caracteriza a crença na vida após a morte.
A pesquisadora Alison Dickens disse que há apenas outro exemplo de enterro do tipo na Inglaterra. “Acreditamos que há apenas outro exemplo de um enterro com cama de madeira e cruz no peitoral, em Ixworth, Suffolk”. Cientistas dizem que essa combinação de elementos cristãos e pagãos é realmente rara.
Tal descoberta fez com que surgisse algumas dúvidas em relação o túmulo provavelmente feio no século 7 d.C. quando o cristianismo começou a ser introduzido entre os pagãos anglo-saxões. As joias encontradas levantam outra polêmica: se a menina era de família nobre será que o cristianismo começou a ganhar destaque entre a nobreza e só depois foi chegando até as camadas mais pobres?
Não há repostas para essa indagação, mas os estudiosos garantem que a qualidade das joias é comparável ao tesouro real anglo-saxão descoberto em Sutton Hoo, em Suffolk. Agora os cientistas estão tentando encontrar alguma ligação entre esse esqueleto com outros três que foram encontrados nas proximidades para saber se eles caracterizam a mudança de religião entre a pagã e a cristã.
Com informações Hypescience.com

Igreja Católica da Holanda teria castrado meninos com predisposição à homossexualidade

 
O jornal holandês NRC Handelsblad afirma que na década de 50 a Igreja Católica daquele país teria castrado crianças com impulsos homossexuais para tentar reprimir esses desejos. Depois que um relatório divulgou um caso, um inquérito parlamentar pode ser aberto para apurar outros casos semelhantes.
As informações são que as crianças que foram castradas estavam sob tutela da Igreja em internatos ou em clínicas psiquiatras, e alguns desses meninos que tiveram os testículos mutilados teriam sido vítimas de abusos sexuais de padres. A castração seria como um “ato de libertação” para aquelas crianças.
De acordo com a publicação holandesa em 1956 Henk Heit House foi denunciado à polícia por ter, supostamente, se prostituído em um internato católico na província de Ontário. Depois de prestar depoimento na polícia o garoto foi levado para um hospício na Igreja Católica onde foi castrado.
Uma comissão de investigação foi formada, mas disseram que não divulgaram os outros casos de castração por falta de provas, o que o jornal desmente mostrando uma farta documentação que inclui até mesmo cartas da época que denunciavam esse tipo de violência.
As histórias desse período são retratadas como “chocantes e comoventes” e tem surpreendido a muitos.
O historiador Peter Nissen afirmou que a mutilação vai de encontro com a moralidade católica por violar a integridade do corpo humano. Já Guido Klabbers, presidente da entidade que representa as vítimas de padres, disse que as revelações desses casos são “puro horror”.
A conferência de bispos da Holanda apenas emitiu uma nota dizendo que lamenta essas novas histórias, “se de fato elas forem verdadeiras” e se colocou à disposição para ajudar a encontrar toda a verdade dessas denúncias.
 Com informações de Paulopes

Reportagem de quase 30 minutos da TV Record faz sérias acusações contra o apóstolo Valdemiro Santiago. Assista na íntegra

 
Uma reportagem exibida pelo programa Domingo Espetacular, da TV Record, fez denúncias contra o apóstolo Valdemiro Santiago, presidente da Igreja Mundial do Poder de Deus. A reportagem, de quase 30 minutos, foi veiculada dias após o bispo Edir Macedo afirmar que perdoava Santiago, desafeto público do proprietário da TV Record.
Na reportagem, foram apresentados documentos de compra de duas fazendas no Mato Grosso, avaliadas em R$ 49 milhões, pela Igreja Mundial do Poder de Deus, e arrendadas pela empresa W. S. Music Ltda., de propriedade de Valdemiro Santiago e sua esposa, Franciléia.
A reportagem explicou que quando uma propriedade é arrendada, o arrendador é quem a movimenta financeiramente, portanto, o lucro da movimentação das 5 mil cabeças de gado das fazendas, que valem aproximadamente R$ 6,5 milhões, é recebido pelo administrador, o apóstolo Valdemiro Santiago.
O tamanho das propriedades soma 26.134 hectares, uma área equivalente ao tamanho de duas cidades de Jerusalém. Cada hectare representa uma área de 10 mil m². O valor das propriedades e do gado, somados, seria suficiente para comprar 10 coberturas em Nova York, ou 20 Ferraris, segundo a reportagem intitulada “O apóstolo milionário”.
Recentemente, o jornalista Amaury Ribeiro Jr. foi preso por invasão de propriedade, enquanto realizava reportagem investigativa sobre a compra das fazendas pela Igreja Mundial. Na reportagem, a TV Record mostrou em cenas aéreas, a sede da fazenda, uma casa com piscinas e campo de futebol iluminado. Foram mostradas também, aviões, helicópteros e carros de luxo que supostamente seriam de propriedade de Valdemiro.
Foi também apresentado um trecho de um culto da Igreja Mundial em que Valdemiro alega que as propriedades em que ele e sua esposa “descansam de vez em quando” estão em nome da igreja “mas não custaram um centavo para a igreja”, e que eles não costumam “comprar as coisas com dinheiro da igreja e botar (sic) no nome da gente”.
Outras circunstâncias envolvendo a Igreja Mundial  e seu apóstolo também foram mencionadas pela reportagem, como por exemplo, as 59 ordens de despejo contra a denominação somente na cidade de São Paulo, por falta de pagamento de aluguel dos templos.
O jornalista Marcelo Rezende, autor da reportagem, afirmou ter tentado entrar em contato com o apóstolo, porém sem sucesso, e que continuará a investigar a Igreja Mundial do Poder de Deus.
Confira no vídeo abaixo, a íntegra da reportagem:
Fonte: Gospel+

Ataques a comunidades cristãs da Nigéria causam 10 mortes

 

Homens armados atacaram duas comunidades cristãs no Estado de Kaduna, no norte da Nigéria, sexta-feira à noite, 16 de março. Ao menos dez pessoas morreram e cinco ficaram feridas, informaram as autoridades locais.
Entre as vítimas está um sacerdote e político, revelou aos jornalistas Auta Busa, prefeito da localidade de Chikun, onde ficam as duas comunidades atacadas. De acordo com os relatos, 20 homens armados com metralhadoras automáticos atacaram duas aldeias cristãs e mataram o sacerdote, quando ele se preparava para iniciar a celebração da eucaristia. O porta-voz da polícia provincial, Aminu Lawal, confirmou o incidente e declarou que foi aberta uma investigação sobre o ataque, de autoria ainda desconhecida. 
Nos últimos meses, os confrontos entre cristãos e muçulmanos deixaram inúmeros mortos no estado de Kaduna, onde cada religião conta metade da população. Em 2011, o norte da Nigéria foi castigado por atentados atribuídos à seita islamita Boko Haram, cujo nome significa "A educação não islâmica é pecado". A seita assumiu a autoria dos atentados contra igrejas do dia do Natal, que fez 49 mortos, assim como do ataque de agosto contra a sede das Nações Unidas em Abuja, com 24 mortos. 
A Nigéria é o país mais populoso da África, com população superior a 150 milhões de habitantes, dos quais 50% são muçulmanos. A maioria reside no norte do país. Os outros 50% são cristãos e estão localizados no sul. Com mais de 200 grupos tribais, a Nigéria sofre múltiplas tensões causadas pelas profundas diferenças não só religiosas, mas também políticas e territoriais.

Notícias Cristãs com informações do Fátima Missionária