terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Mulheres nuas invadem o Vaticano e mandam papa calar a boca


O grupo Femen, que luta pelos direito das mulheres e dos homossexuais começou na Ucrânia em 2010, sempre fazendo manifestações nuas ou seminuas. Em 2011, uma tentativa de protesto no Vaticano foi frustrada pela segurança do Papa.
Ontem (13), quatro delas foram presas na Praça São Pedro, no momento em que o Papa recitava o tradicional Angelus. As mulheres estavam ao lado de uma Árvore de Natal da praça, na frente da Basílica de São Pedro.
No momento em que o Papa apareceu na janela para recitar a oração do Angelus, tiraram a roupa e mostraram os corpos pintados com frases como “cale a boca” e nas costas “In gay we trust” (um trocadilho com a frase “In god we trust”, em Deus confiamos, frase impressa nas notas de dólar).
O protesto durou apenas alguns minutos. Algumas seguravam cartazes e gritavam palavras de ordem contra o papa até serem contidas pela polícia. A motivação seria questionar os ensinamentos “homofóbicos” da igreja católica, reforçados pelos discursos recentes do papa.
O Femen seguidamente faz protestos na Rússia e na Ucrânia, mas já existem “versões” na Inglaterra e até no Brasil. Em setembro de 2012, elas criaram “o primeiro centro de treinamento” do “novo feminismo” em Paris. Elas afirmam serem feministas que defendem a democracia, o meio-ambiente e a liberdade individual.
 Com informações de Ria Novosti.

Cantora Mary J. Blige afirma que “ser um cristão e apoiar o casamento gay” não é incompatível


Em meio às manifestações a respeito do casamento gay, a cantora norte-americana Mary J. Blige afirmou numa entrevista que considerada a união de pessoas do mesmo sexo e o cristianismo, duas coisas compatíveis.
A declaração foi dada pela cantora, que é cristã, à publicação “Los Angeles Confidential”. Em sua entrevista, a conceituada artista de R&B disse que se libertou de vícios e se considera uma “cristã renascida”, e apoiar o casamento gay para ela não é conflitante com sua fé.
“Eu queria dizer a essas pessoas: eu não sou Deus. Deus disse pra não julgarmos ninguém que seríamos julgados. É isso”, afirmou a cantora, que no mundo artístico é prestigiada e tida como diva.
Segundo Mary j. Blige, opor-se à vontade das pessoas nesse caso, é como planejar o mal: “Quem sou eu pra apontar meu dedo. Você tem que caminhar no amor. Dizer que você não quer que as pessoas sejam felizes é tão malvado… [Isso] não é pra mim”, finalizou.

Domingo Espetacular repercute protestos de evangélicos contra O Canto da Sereia e exibe críticas de pastores contra o Festival Promessas. Assista na íntegra


Os protestos criados pelo pastor Divino Aleixo Marinho, através do Facebook, contra a microssérie global O Canto da Sereia, foram tema de uma reportagem da edição de ontem, 13/01, do Domingo Espetacular.
O programa da TV Record entrevistou o pastor da Igreja Betel Palavra de Fogo, que criticou a abordagem feita pela Globo em relação às religiões. Para ele, o tratamento é desigual.
“A distribuição em relação à religião que a emissora em si propõe não é muito justa. Quando aborda um assunto religioso, sempre aborda de uma maneira crítica, ou diminuindo a capacidade que os evangélicos têm. Eles consideram a gente como um povo pequeno, um povo sem cultura”, afirma o pastor.
A reportagem repercutiu ainda as manifestações dos autores Glória Perez e Walcyr Carrasco, que através do Twitter, reclamaram dos protestos contra as produções Salve Jorge e O Canto da Sereia, e ressaltou a declaração da criadora da atual novela das nove, que afirmou ter medo do “modo talibã de ser” dos evangélicos que acompanharam os protestos do pastor Marinho.
Em resposta de Marinho às críticas feitas à sua iniciativa, foi baseada nos princípios que o levaram a pedir que os fiéis não acompanhassem a microssérie: “A minha opinião é que, infelizmente, se era intenção dos criadores ou não, eles passam uma mensagem contrária ao que a Bíblia diz”, pontua.
Procurada pela reportagem da Record, a assessoria da TV Globo pronunciou-se dizendo que a emissora é “laica e assim é vista pela maior parte do público brasileiro”, e se negou a comentar a possibilidade de que exista uma personagem evangélica com status de protagonista na próxima novela que for produzida.
A reportagem do programa Domingo Espetacular ouviu ainda os pastores Diógenes Monteiro e Agenor Duque, que criticaram a iniciativa da Globo em tentar se aproximar do público evangélico.
Para Duque, o Festival Promessas, é uma “jogada de marketing”, que não enfatizou a “pregação do Evangelho”. Já Monteiro ressaltou que ao seu ver, a aproximação é uma tentativa de “maquiar uma série de abusos que têm sido cometidos contra a comunidade evangélica”.
Confira abaixo, a íntegra da reportagem exibida pelo Domingo Espetacular:
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Igreja Renascer realiza primeira Marcha para Jesus no Haiti e distribui 50 toneladas de donativos


A Igreja Renascer promoveu no último sábado, 12/01, a primeira edição da Marcha Para Jesus em Porto Príncipe, capital do Haiti.
Como parte das ações ligadas à Marcha para Jesus, a Renascer enviou 50 toneladas de donativos, arrecadados pela campanha S.O.S. Haiti, e distribuídos pelo Exército, para evitar desvios.
O país, um dos mais pobres das Américas, sofre há três anos com as consequências de um terremoto que devastou boa parte das cidades haitianas. Em 12 de janeiro de 2010, o abalo sísmico alcançou o grau 7,0 na escala Richter, e causou a morte de 200 mil pessoas.
O pastor Daniel Tenuta representou o apóstolo Estevam Hernandes e a bispa Sonia Hernandes durante a Marcha para Jesus, e destacou o esforço para a realização do evento, que de acordo com o Igospel, resultou na conversão de dezenas de pessoas.
“Enfrentamos muitas impossibilidades para a realização desse evento. Ontem por exemplo, o presidente do Haiti resolveu dizer que dia 12 não seria feriado e todos precisariam trabalhar normalmente, mas mesmo assim as pessoas saíram às ruas. Outro fato interessante, é que a praça onde ocorreu a Marcha, em francês significa Campo de Marte. Impressionante como é parecido com alguns valores de São Paulo, profeticamente falando”, discursou.
A concentração da Marcha para Jesus aconteceu em frente ao templo da Igreja Wesleyana, e reuniu centenas de pessoas, além de membros de outras denominações.
Porém, a situação de calamidade no país não abala os ânimos de quem acredita que o Evangelho pode transformar. “Sob os escombros cada um de nós deixou uma mãe, um pai, um parente, amigo [...]Nós estamos bem, a igreja está vivendo um momento especial espiritualmente. As pessoas se achegam mais perto de Deus, tem mais temor (obediência) e com isso o Espírito Santo tem manifestado sua presença no nosso meio”, afirma o pastor haitiano Edouard Webert.
Segundo o site Protestante Digital, o pastor acredita que a providência divina virá sobre o Haiti: “Um país pode estar em crise, mas Deus nunca está em crise”, declara o pastor.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Benny Hinn estará no Brasil durante o carnaval participando do Congresso Fogo de Avivamento, ao lado de Marco Feliciano


O pastor e evangelista Benny Hinn estará no Brasil durante o carnaval para participar do Congresso Fogo de Avivamento, organizado pela Igreja Apostólica Plenitude Trono de Deus, liderada pelo apóstolo Agenor Duque e bispa Ingrid Duque.
Benny Hinn dividirá o palco do Ginásio da Portuguesa com os pastores Marco Feliciano, Abílio Santana e Yossef Akiva, durante os dias 09 a 12/02.
De acordo com informações do vídeo de divulgação do evento, os cantores Thalles Roberto, Cassiane, David Quinlan, Elaine de Jesus, Davi Passamani e Rafael Bittencourt também estarão presentes.
O evento terá entrada franca, o que poderá resultar num grande público para o evento. Em fevereiro, o Hinn também estará presente num evento em Porto Alegre, organizado pelo Centro de Avivamento para as Nações, nos dias 08 e 09/02.
Benny Hinn é conhecido mundialmente pela “Cruzada de Milagres” e pelas polêmicas relacionadas a seu ministério. O pastor é tido como um dos principais adeptos da teologia da prosperidade e da doutrina popularmente conhecida como “cai cai”, além de autor do livro Bom Dia Espírito Santo, entre outros.
Confira abaixo o vídeo de divulgação do evento:
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Pastor: "carnaval não é cultura, é libertinagem"



O Jornal do Piauí desta quinta-feira (10) promoveu debate sobre a recomendação da promotora de Justiça Leida Diniz, que proíbe a destinação de verbas públicas para a realização do carnaval de Teresina. O pastor Fabrício Fonseca, o radialista Paulo Brito e a representante do Instituto Cultural Samba de Raiz do Piauí (Isambar), Cláudia Simone, expuseram seus pontos de vista divergentes.
Cláudia é contra a retirada dos recursos destinados à cultura por entender que as áreas de Saúde e Educação já possuem 70% do dinheiro público. "É claro que Educação e Saúde são prioridades, mas o que está sendo aplicado para a cultura? Por que retirar um valor que já é mínimo e destinar para outras áreas? O que deve haver é uma maior fiscalização do dinheiro público, para que não haja desvios", opinou. 
Por outro lado, o pastor da Igreja Evangélica Fabrício Fonseca considera que o carnaval não é cultura e que fomenta drogas, bebedices e promiscuidade sexual. "O carnaval é diversão até que ponto? É só olhar as estatísticas e ver a quantidade de meninas grávidas, de pessoas que se envolvem em acidentes de trânsito e de viciados em drogas. As pessoas não vão ao carnaval focados na Cultura, vão focados nesse tipo de divertimento", argumentou. 
Para o radialista, o foco não é a moralidade do carnaval. Ele também considera a discussão uma "demagogia" e é contra a recomendação da promotora. "A questão é o uso do dinheiro público, não é ser moral ou não. Não tem nada a ver com religião. É muita demagogia. A Copa, por exemplo, está todo mundo cobrando a construção dos estádios. Mas, ninguém vê que são obras feitas com dinheiro público para um evento privado. Então, deixa o carnaval aí. É um evento popular", discutiu. 
O pastor rebateu as críticas defendendo que o dinheiro público da cultura deve ser destinado aos conselhos tutelares e escolas. "Se é para ter carnaval, vamos atrás da iniciativa privada. A mentalidade do carnaval é drogas, sexo e libertinagem". 
Cláudia Simone ressaltou o lado empreendedor do carnaval e falou sobre a dificuldade de conseguir patrocínio. "Temos que pensar em todas as pessoas que trabalharam com cultura, que fazem as fantasias, os carros. Pensamos na sustentabilidade, mas os empresários não querem só bancar a festa, querem um retorno. Então por que esse dinheiro não pode vir através dos incentivos à cultura? O Estado tem a obrigação de proteger, incentivar e apoiar as manifestações culturais e o carnaval é a maior festa popular brasileira. A cultura é um negócio rentável que transforma a vida de muita gente", destacou.

Cidade Verde