quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Sargento evangélico é condenado por intolerância religiosa


O Superior Tribunal Militar (STM) condenou o terceiro-sargento José Ricardo Mitidieri a dois meses de prisão por ter constrangido um soldado. O sargento é pastor evangélico e teria apontado uma arma para a cabeça de Dhiego Cardoso Fernandes dos Santos que é praticante do candomblé.
O Ministério Público Militar (MPM) denunciou o caso que aconteceu no Exército do Rio de Janeiro em abril de 2010 alegando intolerância religiosa, pois pastor da igreja evangélica Comunidade Cristã Ministério da Salvação tentou “testar” a convicção religiosa do subordinado.
Os relatos do processos contam que após ouvir outros militares comentando que o soldado Cardoso dizia que tinha o “corpo fechado” (isto é, protegido de qualquer mal), o sargento Mitidieri se dirigiu até o subordinado com uma pistola 9 milímetros em punho e apontou para a cabeça do soldado.
Os relatos da MPM dizem que por duas vezes o evangélico questionou se o soldado realmente tinha o corpo fechado e todas as respostas foram afirmativas. Então o sargento pediu para que o soldado contasse até três, mas antes de terminar a contagem o Mitidieri abaixou a arma e disse: “Não é para você brincar com coisa séria. Você tem que aceitar Jesus!”
O sargento disse em depoimento que chegou a pedir desculpas e que não tinha a intenção de humilhar o soldado, “mas defendê-lo de brincadeiras posteriores”, além disso a arma apontada não estava com munição letal.
Mas para o Ministério Público o soldado Cardoso foi submetido “a um verdadeiro teste de fé religiosa” e “apostou sua vida ao responder afirmativamente à pergunta que lhe foi feita pelo réu, sendo certo que não há previsão legal no sentido de que alguém seja obrigado a testar ou provar sua fé religiosa, independentemente da crença que possui ou da doutrina que segue. Ao contrário, a Carta Magna assegura a inviolabilidade da liberdade de consciência e crença”.
O ministro do STM, Francisco Fernandes, relator do processo, também acredita que a atitude do pastor constrangeu o subordinado e se caracteriza como intolerância religiosa. Até o Centro de Comunicação Social do Exército condenou, através de uma nota, a atitude do cristão e disse que não aceita nenhuma forma de intolerância dentro de seus quartéis. O réu pode recorrer ao processo em liberdade.
Com informações Extra

Cristãos temem que seu futuro piore na Coréia do Norte após morte do ditador

O cristãos que estão na Coréia do Norte estão apreensivos após a morte do ditador Kim Jong-il, pois não sabem qual vai ser a atitude do provável sucessor o seu filho Kim Jong ul. Os cristão e o mundo estão preocupados. O presidente do Portas Abertas faz um apelo ao mundo que orem pelos cristãos da Coréia do Norte, devido a tenção pós morte do ditador e o fato de que o país é o que mais perseguem cristãos no mundo.
Kim Jong-il, o líder da Coréia do Norte, morreu na noite de domingo. Agências de notícias norte-coreana informou que Kim Jong-il morrera de fadiga de “excesso de trabalho para servir o povo da Coréia do Norte.” Ele tinha 69 anos.
Por causa de possíveis ramificações da sua morte para os norte-coreanos e todo o mundo, a Portas Abertas está pedindo orações para o país e os cristãos que sofrem, que vivem lá.
“Hoje é um dia importante na história norte-coreano”, diz Portas Abertas nos EUA o presidente e CEO Dr. Carl Moeller. “Embora este ditador brutal, que foi responsável por tantas atrocidades, morreu, o futuro é ainda desconhecido. Alguns especulam que seu filho Kim Jong-Un(foto) será tão cruel para todos os dissidentes. Outros sugerem que ele pode ser mais branda. Nós simplesmente não sabemos o futuro da Coréia do Norte, mas Deus sabe.
“É por isso que é vital que os cristãos ao redor do mundo orem por Coréia do Norte durante este tempo de transição. Ore especialmente para os cristãos corajosos dentro Coréia do Norte. Eles temem que eles possam enfrentar o sofrimento ainda mais. Há uma estimativa de 50.000 a70.000 cristãos sendo mantidos em campos de prisão norte-coreana onde enfrentam o tratamento ainda mais terrível do que outros prisioneiros. As pessoas estão morrendo de fome. O povo da Coréia do Norte está vivendo um pesadelo que nunca termina. “
Nos últimos nove anos, a Coréia do Norte realizou o primeiro lugar na Open Doors Watch List Mundial.A lista classifica as 50 principais países que são os piores perseguidores dos cristãos. De 2012 Watch List do Mundo será lançado em 04 de janeiro com a Coreia do Norte deverá manter o primeiro lugar.
Na Coréia do Norte, qualquer forma de adoração a qualquer outra pessoa do que o “Grande Líder” (Kim il-Sung) e “Líder Supremo” (Kim Jong-il) é visto como traição. Cristãos norte-coreanos são frequentemente detidos, torturados ou até mortos por sua féem Jesus Cristo.
A preocupação é grande com o futuro da Coréia do Norte pelos líderes mundiais

Manuscrito mais antigo dos Dez Mandamentos é exposto em museu de Nova York


Manuscrito mais antigo dos Dez Mandamentos é exposto em museu de Nova York



O manuscrito mais antigo dos Dez Mandamentos está em exposição no Museu Discovery em Nova Iorque, Estados Unidos, desde o dia 16 de dezembro. O escrito é um autêntico manuscrito confeccionado de papiro entre os anos de 150 e 100 antes de Cristo. Escrito em hebreu o texto tem mais de 2.000 anos e mede cerca de 45 centímetros de comprimento e 7 centímetros de largura.
De acordo com a curadora da Autoridade Israelense de Antiguidades, Tatiana Treiger, essa é a terceira vez que o manuscrito sai de Israel. “É um pergaminho de material orgânico. Esta é a terceira vez que ele sai de Israel. Esteve em Toronto, Austrália e agora está em Nova Iorque”, disse ela para a agência AFP.
O texto pertence a uma mostra de documentos antigos que formam os manuscritos do Mar Morto, onde mais de 500 artefatos foram encontrados e estão em exposição na cidade até o dia 15 de abril.
Mas o pergaminho com os Dez Mandamentos ficará em exposição apenas até o dia 2 de janeiro. Em um comunicado o Museu Discovery explicou que esse documento foi encontrado em 1954 em uma covas próximas ao Mar e que pesquisadores encontraram mais de 900 rolos entre os anos 40 e 50.
É a primeira vez que um manuscrito que contém trechos do livro de Deuteronômio passa por Nova Iorque. E este é ainda um dos únicos manuscritos com os Dez Mandamentos que ainda existe e seu texto fala sobre as regras para construir uma sociedade com fé e princípios morais.
O estado do manuscrito é “excepcional” segundo o museu nova-iorquino que ressalta que mesmo sendo feito de material frágil, continua em bom estado de conservação. Acredita-se que esses textos foram escritos por membros da seita dos essênios, que dividiram o judaísmo e viviam na zona de Qumram, no deserto de Israel.
Traduzido e adaptado por Gospel Prime de Notícia Cristiana