segunda-feira, 16 de abril de 2012

Estudo da Semana: Casamento dentro de quatro paredes


Marcos 10.6-9



-Introdução: A vida conjugal de um casal acontece principalmente quando estão ali dentro das quatro paredes de sua intimidade familiar. É dentro de casa, em seu quarto que mostram realmente quem são e como vivem como marido e mulher. Muitos casais vivem uma vida de aparência diante dos pais, amigos e sociedade, mas quando estão sozinhos a coisa é bem diferente. Por isso vamos comparar estas quatro paredes com quatro aspectos ou dimensões de um casamento de acordo com a vontade de Deus.

Como é seu casamento dentro de quatro paredes?

Vamos analisar o texto bíblico lido e aplicar a quatro bênçãos para o casamento:
1ª parede  da porta – bênção familiar: v.7 “por isso deixará o homem a seu pai e sua mãe (e unir-se-á a sua mulher)”
A parede de onde fica a porta é a primeira visualizada para entrar no quarto do casal. Esta parede aplicaremos à bênção familiar. É por esta porta que o casal entra após receber a bênção dos pais para seu casamento. Também por esta porta só entram pessoas que você considera como membros da família.
No Antigo Testamento, o casamento era uma cerimônia basicamente familiar. Os pais dos noivos festejavam com suas famílias por sete dias. Ali diante dos familiares havia uma tenda para as núpcias e após receber a oração e bênçãos dos pais o casal entrava para a tenda nupcial de onde saíam com seu casamento consumado.
O casamento constitui a família, por isso deve vir em consonância com a bênção familiar. O casal precisa da bênção dos pais para ser felizes (Efésios 6.2). Tanto os sogros/as quanto os genros/noras precisam se honrar para ser abençoados. A família é uma bênção para o casal e a convivência deve ser equilibrada.
A porta do quarto deve estar aberta para a família, mas o casal deve saber a hora de fechar a porta para seu momento pessoal. Esta porta não pode ser fechada para não perder o contato e a bênção familiar, mas também não pode estar escarada para que o casal não perca sua privacidade.
Você tem buscado a bênção familiar para seu casamento?
Honre seus pais e sogros e seja abençoado por Deus!
                              
2ª parede da janela – bênção socialv.6 “porém, desde o princípio da criação Deus os fez homem e mulher”
A parede onde fica a janela compararemos à vida social do casal. Da janela do quarto podem contemplar a rua e comunidade em geral. De fora também são contemplados por todos.
A atração de um homem e uma mulher entre si é algo que Deus criou para unir um casal e formar a família. Este magnetismo conjugal deve ser assumido por ambos para que se realizem emocionalmente.
Antes de casar, o homem e a mulher que por natureza se atraem, não podem esconder seus sentimentos um do outro nem de ninguém. Ambos devem assumir publicamente seu amor e atração um pelo outro com algo que é natural, verdadeiro e que não têm de que se envergonhar por ser da vontade de Deus para suas vidas.
Também é necessário obedecer as leis e autoridades instituídas (Romanos 13.1). O Casamento Civil é uma forma legal de prestar contas à sociedade de que o casal está em comum acordo com esta aliança. A certidão do casamento serve como uma cortina que protege a janela do casal contra infiltrações andejadas para interferir na intimidade conjugal. A convivência social também é uma bênção desde que o casal saiba escolher amizades que edifiquem sua vida.
O ladrão [satanás] tem arrombado muitas casas entrando pela janela dos quartos de casais para destruir a família. Por isso o casal deve saber a hora de abrir ou fechar a janela de sua convivência conjugal para não ter interferências indesejadas. Ao mesmo tempo que não podem se isolar da sociedade, também não podem ter vida social excessiva que sufoque sua privacidade.
Você já recebeu a bênção social sobre seu casamento?
Regularize seu relacionamento e equilibre a vivência social!

3ª parede da cama – bênção sexual: v.8 “com sua mulher serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne”
A parede onde fica encostada a cama de casal pode simbolizar o local mais íntimo de um casal, onde vivem sua união. A vida sexual dentro da bênção do casamento não é pecado. Muitos pensam que o pecado cometido por Adão e Eva foi o sexo, mas isso é mentira do romanismo que  incutiu culpa durante muitas gerações. Assim que Deus criou o homem e a mulher, ordenou que “crescei e multiplicai” (Gênesis 1.28).
Muitas pessoas, principalmente mulheres sentem culpa ou falta de prazer pela relação sexual por causa de pecados cometidos no passado. Em alguns casos isso é por falta de informação ou exposição a abusos de pessoas próximas. As decepções amorosas também prejudicam um novo relacionamento. Por isso é preciso delimitar o espaço íntimo do casal e não aceitar quaisquer interferências negativas, seja do presente ou do passado. Mas para o casal cristão é preciso sempre lembrar que seus pecados foram perdoados desde que “está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (II Coríntios 5.17).
A cama é o Altar do casal. O leito é um lugar de amor, conversar, compartilhar, rir e chorar juntos. Por isso “digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula” (Hebreus 13.4). A cama não é lugar de discutir problemas da família, trabalho, igreja ou amigos. Aconselho o casal nunca ‘sujar’ seu leito com indisposições externas. Não traga seus inimigos e problemas para sua cama.
A cama é um lugar de luz. Por isso Jesus disse para não esconder a luz debaixo da cama (Marcos 4.21). Ali um não precisa ter vergonha do outro. A verdade deve ser dita sem medo nem preconceito. E porque não a cama se o lugar de oração do casal? A oração santifica o matrimônio.
Você sente que a vida sexual é uma bênção em seu casamento?
Acenda a luz de Jesus sobre sua cama de casal.

4ª parede do canto – bênção espiritual: v.9 “portanto o que Deus ajuntou não separe o homem”
Todo quarto tem uma parede ou um canto. Esta parede vamos colocar como um lugar para a vida espiritual do casal. Se há uma parede com uma porta para a bênção familiar, uma parede com janela com a bênção social, uma parede para a cama como bênção sexual, também precisamos de um lugar para cultivar a espiritualidade. Numa casa há lugar para tudo, então não pode faltar um lugar de oração.
Jesus mandou “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mateus 6.6) e o rei Ezequias quando quanto recebeu a notícia de que estava mortalmente doente e que deveria “colocar em ordem tua casa” sua reação foi ali mesmo em seu quarto “virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao Senhor” (Isaías 38.1,2).
A Igreja exerce seu papel sacerdotal abençoando o casamento. O casamento religioso é uma bênção para a vida do casal que inicia seu lar a partir do altar de Deus. Quando um casal vem à casa do Senhor receber a bênção sobre seu matrimônio, volta para sua casa e ali em seu quarto devem dar continuidade a esta bênção através da vida de oração. O casal deve resolver seus problemas de joelhos e com as mãos dadas.
O casamento poderia ser definido como ‘Escola do Amor’. Amar alguém que é igual ou que não está perto de você seria algo muito superficial. Mas viver em amor constante com uma pessoa que você sabe todos os defeitos e suporta seu temperamento todos os dias é um grande desafio. Por isso a vida espiritual deve ser nutrida, pois quando faltar o amor ‘éros’ entre o casal, Deus supre com seu infinito Amor Ágape.
Você tem cultivado sua vida de oração com o/a esposo/a?
Ore ao Senhor em seu quarto de casal e alimente seu relacionamento com o Amor de Deus!

Deixe Jesus entrar nas quatro paredes de seu casamento!
-CONCLUSÃO“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” Salmos 127.1
A vida conjugal precisa de tempo e espaço para que o amor e convivência sejam cultivados até frutificar. Dentro de quatro paredes o casal encontra seu espaço e seu tempo de intimidade. Muitas vezes as paredes do quarto estão arrombadas ou inacabadas. Por isso é preciso edificar a casa com ajuda do Senhor (Salmos 127.1).
O casal precisa levantar as paredes da bênção familiar, da bênção social, da bênção sexual e da vida espiritual para ter sua intimidade protegida e sua felicidade garantida.
Você tem vivido bem entre as quatro paredes de seu casamento?
Fortaleça sua vida conjugal começando pelo seu quarto!

Cristão entrega panfleto evangelístico a Lady Gaga e cantora responde dizendo que levará todos “ao inferno”

A cantora Lady Gaga já é conhecida por suas polêmicas, mas não por isso ela se afasta delas, na verdade para alguns chega até a lidar bem com elas, pois para a grande maioria dos artistas isso é normal. Na última quinta-feira também não foi diferente.
Lady Gaga discutiu com um jovem cristão que panfletava em frente aos portões de um de seus shows em um estádio em Anaheim, Califórnia. Quando estava entrando no local para realizar o show a cantora encontrou o jovem entregando o panfleto evangelístico “Passe livre para sair do inferno” e se indignou tomando para si o termo “inferno”.
Para Lady Gaga não tinha porque o cristão estar ali em frente ao show, já que para “sair do inferno” só seria preciso imprimir o panfleto, então quem quisesse que o faça. Segundo a cantora o jovem retrucou irritado afirmando que ela iria para o inferno, a cantora respondeu apontando para o público do lado de fora e afirmando: “Então abram os portões, pois todos eles irão comigo”.
Não contente com a polêmica, minutos depois a cantora parou o show no estádio para ironizar e contar aos milhares de espectadores a discussão com o cristão que tentou evangeliza-la.
Fonte: Gospel+

PMs de Cristo realiza encontro em SP com militares evangélicos de todos o Brasil


Nos dias 13 e 14 de abril a associação PMs de Cristo promoveu o “Encontro de Líderes e Cooperadores UMCEB” (União dos Militares Evangélicos do Brasil) para capacitar a liderança evangélica e compartilhar boas práticas de capelania.
O encontro aconteceu na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, no bairro de Santana, na Zona Norte da capital paulista, e contou com a presença de militares cristãos de todos os Estados do Brasil.
Os participantes tiveram palestras, cursos, livros e apresentações de cases como ferramenta para compartilhar experiências que deram certo como explica o presidente dos PMs de Cristo, Capitão Joel Rocha: “O foco é consolidar e oferecer novas ferramentas para a capelania policial evangélica e, principalmente, compartilhar experiências bem-sucedidas de valorização da figura humana, que poderão ser reproduzidas em qualquer parte do País”.
Participam líderes importantes do segmento como o Reverendo Aluísio Laurindo da Silva, presidente da Associação Pró-Capelania Militar Evangélica do Brasil; o juiz Ricardo Monte Serrat, que compartilharou sua experiência na França pós-cristã; o presidente da UMCEB, Cel Emilson Carlos de Souza; o pastor Tércio Freire, da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas); o pastor Charles Barbosa, do Sentinel Group e outros convidados.

Diante da perseguição a cristãos no Oriente Médio, população cristã em Israel aumenta em 2.000%

A “Primavera Árabe”, movimento político e religioso que está levando países muçulmanos a serem governados por grupos islâmicos ultrarradicais, está criando uma grande preocupação na comunidade cristã internacional pelos cristãos que vivem no Oriente Médio.
Essa preocupação tem sido destaque em discursos de lideranças cristãs e em diversos meios de comunicação internacionais. Em sua mensagem de Páscoa, o papa Bento XVI pediu, segundo a Folha.com, pelo fim dos confrontos na Síria. Ele falou também de sua preocupação pelos cristãos, do mundo inteiro, que sofrem pela sua fé e são perseguidos.
A edição pascal da revista britânica “The Spectator” também tratou do assunto e afirmou que, para os cristãos que vivem na região, “a primavera virou inverno e a sobrevivência deixou de ser uma certeza”. De acordo com a publicação, nos inícios do século 20 os cristãos árabes representavam 20% da população total, e hoje são apenas 5%.
No Iraque, o número de cristãos diminuiu de 1,4 milhões de pessoas para apenas 400 mil, nos últimos 10 anos. Essa redução foi causada por diversos fatores, como a destruição de igrejas; a morte de fiéis; e a fuga do país, que representa entre 800 a 900 mil cristãos abandonando o Iraque.
Na Síria, país que vive uma guerra civil, mais de 50 mil cristãos foram expulsos, apenas da cidade de Homs, nos últimos meses de confrontos. No Egito 200 mil cristãos deixaram as suas casas em Alexandria, Luxor ou no Cairo, apenas no ano de 2010.
Apenas um país na região vivenciou o crescimento da população cristã. Com um aumento de 2.000% de cristãos nas últimas seis décadas, Israel tem servido de abrigo para a comunidade cristã.
De acordo com o escritor português João Pereira Coutinho, Israel é um estado racista e intolerante, mas que, paradoxalmente, “na hora do aperto, é a escolha nº 1 das vítimas do racismo e da intolerância”.
Fonte: Gospel+

Marina Silva é ordenada pastora da Assembleia de Deus

A Assembleia Geral Ordinária da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), realizada entre 15 e 19 de janeiro de 2001 em Brasília, decidiu não aceitar pastoras. Mais de dez anos depois, em outubro de 2011, a Convenção das Assembleias de Deus no Distrito Federal (CEADDIF), durante Assembleia Geral Ordinária aprovou a ordenação de pastoras. A proposta foi aprovada, depois de muito debate, por 70% da assembleia composta com 1,5 mil correligionários.
Para lideranças denominacionais, esta foi a última etapa para que haja o reconhecido nacional. Afinal, outras convenções como a de Madureira já ordenam mulheres, sendo a mais famosa a cantora Cassiane. A decisão do assembleianos do Distrito Federal aumentou a pressão na entidade para homologação das pastoras dentro da AD.
O pastor Sóstenes Apolos da Silva, presidente da Convenção das Assembleias de Deus no Distrito Federal, afirmou reconhecer o ministério pastoral das mulheres. Em entrevista ao site CREIO, o pastor comemorou o avanço e lamentou que algumas entidades ainda cultivem o que chama de ‘heranças machistas’.
“Que desculpa daria para não ordenar mulheres? Temos que fugir desta herança machista que temos que é resquício do catolicismo romano. A Assembleia de Deus em outros lugares como Estados Unidos, Europa, tem pastoras e até bispas em seus quadros. Vamos dar respaldo a estas mulheres que trabalham que fazem de fato e não por direito”, afirma.
Ele presidiu recentemente uma solenidade onde foram ordenadas pastoras e evangelistas assembleianas. O destaque foi a inclusão da ex-ministra do Meio Ambiente e ex-candidata à presidência da República pelo PV, Marina Silva. Marina já havia sido consagrada como missionária das Assembleias de Deus em 2010 e agora é pastora.
Mesmo estando atualmente sem partido, Marina é vista por muitos como uma forte candidata para a eleição de 2014. Os críticos acreditam que isso não passa de uma estratégia do pastor Sóstenes para chamar atenção sobre o assunto. Muitos defendem que Marina tem o mesmo direito que qualquer outra pessoa dentro da Convenção.
A CEADDIF é filiada a CGADB, que não tem em seus quadros mulheres como membros e até o momento não se manifestou sobre o assunto. A dúvida agora é se a CGADB homologará a ordenação dessas pastoras.

Islâmicos pretendem distribuir 25 milhões de Alcorões em alemão


Radicais islâmicos de orientação salafista anunciaram que continuarão distribuindo gratuitamente exemplares do Alcorão por toda a Alemanha, nestes sábado e domingo, 14 e 15 de abril. Os organizadores da ação "Leia!" ("Lies!", em alemão) já instalaram estandes em mais de 30 cidades do país. A distribuição começou no início de abril.
Segundo o Departamento de Proteção à Constituição, a rede A Verdadeira Religião (Die Wahre Religion) está por trás da iniciativa. Ela é liderada pelo pregador muçulmano e comerciante Ibrahim Abu Nagie, de origem palestina e residente na cidade de Colônia, no oeste do país. O fundamentalista declarou pretender distribuir na Alemanha, na Áustria e na Suíça um total de 25 milhões de alcorões em idioma alemão.

Políticos alemães: "ação de propaganda" 
O projeto "Leia!" foi lançado por Nagie em outubro de 2011 com o objetivo de levar um Alcorão a cada lar da Alemanha. A iniciativa tem sido alvo de críticas, pois se teme que tenha fins extremistas. A presidente do Departamento de Proteção à Constituição em Berlim, Claudia Schmid, declarou ao jornal Berliner Zeitung que o grupo salafista visa à propaganda e ao recrutamento de adeptos. "A meta dessa campanha é colocar os interessados em contato com a cena salafista, a fim de influenciá-los no sentido de sua ideologia político-extremista."
Falando ao periódico Bild, o especialista em questões de segurança interna da União Social Cristã (CSU), Hans-Peter Uhl, definiu os salafistas como "perigosos extremistas e inimigos da Constituição alemã ". Com a ação de distribuir exemplares do Alcorão, o movimento radical pretende conquistar seguidores, considera o político. Uhl instou os órgãos de defesa da Constituição a observar intensivamente os 4 mil adeptos do salafismo na Alemanha, a fim de tornar públicas as verdadeiras metas do movimento.
O especialista em assuntos internos da União Democrata-Cristã (CDU), Wolfgang Bosbach, exigiu que o tema ocupe o topo da pauta na Conferência sobre o Islã marcada para a próxima quinta-feira (19/04). "Desejo uma aliança de todas as forças democráticas contra os radicais", declarou ao diário Passauer Neue Presse. "A ação envolvendo o Alcorão e as ameaças contra jornalistas precisam ser severamente condenadas pela Conferência sobre o Islã. A mensagem da cúpula aos muçulmanos radicais deve ser: vocês não têm chance no nosso país!"
Bosbach apelou às autoridades locais para que estudem possibilidades individuais de proibir os estandes dos salafistas. Isso seria viável, por exemplo, se houvesse transgressão das normas de segurança e da ordem pública. A cidade de Ludwigshafen, no sudoeste da Alemanha, já proibiu a distribuição, sob o argumento de que o requerimento para o estande de informações não foi apresentado dentro do prazo.

Conselho Islâmico: temor é exagerado 
Em contrapartida, o presidente do Conselho Islâmico da Alemanha, Ali Kizilkaya, considera, que a ação não é problemática. "Em princípio, é permitido distribuir escritos religiosos e, portanto, também o Alcorão", declarou ao jornal Frankfurter Rundschau o porta-voz do Conselho de Coordenação dos Muçulmanos.
Segundo o representante do órgão islâmico, o debate transcorre num clima "um tanto de pânico", quando não há motivo para tal. "A grande maioria dos islamistas da Alemanha e estamos falando em mais de 4 milhões são cidadãos de paz, que praticam sua fé pacificamente."
Os salafistas são seguidores de uma corrente fundamentalista do Islã. Segundo dados das autoridades alemãs de segurança, eles almejam a um Estado religioso, incompatível com a democracia ocidental. Tanto os autores dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos quanto o radical Grupo de Sauerland (Sauerland Gruppe) desmantelado em 2007 ao planejar atentados com carros-bomba contra instituições dos EUA na Alemanha eram salafistas.

Notícias Cristãs com informações da DW via Terra