terça-feira, 7 de agosto de 2012

Estudo Semanal: O deus do dinheiro

“Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro,
ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6.24).
Ou você serve a Deus ou se torna alvo da servidão a Mamom. Jesus radicaliza porque em nosso coração só tem lugar para devoção a um Deus: “Ninguém pode servir a dois senhores”.
Este texto nos ensina o que o dinheiro representa na vida das pessoas. Não se trata apenas de um instrumento de troca, de escambo. Não é um artifício impessoal de estabelecer relações comerciais. É sim, indubitavelmente, uma potestade que tem vida própria. Jesus coloca numa balança de um lado servir a Deus de outro o Dinheiro. A palavra está escrita em maiúscula “Dinheiro” pois vem do grego Mamom, o deus do dinheiro.
Os cristãos compreendem facilmente o espírito maligno da prostituição que paira sobre aqueles que vivem num estado pecaminoso na área sexual. A relação é a mesma para os avarentos e cobiçosos, os quais vivem sob a rédea de Mamom. Mas, neste caso, há um agravante, tornando muito mais difícil o diagnóstico: as pessoas raramente reconhecem que são avarentas.
Avareza na bíblia significa idolatria (Ef 5.5). Não é por outro motivo que Jesus exorta não ser possível servir ao Senhor e ao Dinheiro. Do contrário, haveria a quebra do primeiro mandamento: amar a Deus sobre todas as coisas.
O dinheiro tem muitas características da divindade (potestade), segundo Richard J. Foster:
  • Promete segurança;
  • Oferece liberdade;
  • Exige a supremacia de tudo em nossa vida;
  • Dá poder;
  • Parece ser onipresente;
  • Reivindica onipotência.
Ele pode se tornar um ídolo, e, consequentemente, exigir e levar a pessoa a rejeitar valores basilares como amar a Deus de todo coração, família, ética, moral, saúde… Assim, “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (1Tm 6.10). Não é o dinheiro que produz todos os males, mas o apego exacerbado a ele, o qual leva a pessoa a perder a noção dos limites, fazendo qualquer coisa para obter mais dinheiro. É a máxima do “tudo por dinheiro”.
Esta degradação aumenta à medida que a devoção ao dinheiro é intensificada. O vendedor mente para fazer um bom negócio. O empresário suborna para ganhar uma concorrência. O trabalhador acaba com sua saúde em nome do sucesso. O marido perde seu casamento para ganhar mais e mais… É precisamente nisto que reside o aspecto sedutor do dinheiro: quanto mais deslumbrado por ele mais os limites serão quebrados.
Por outro lado, o dinheiro pode ser uma bênção desde que, e somente se, o Senhor Jesus for o Rei do nosso coração. Não viveremos para prosperar, mas prosperaremos à medida que buscarmos em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua justiça.                                                                        

 Pr. Hélder 

Igreja perseguida: adolescente cristã é sequestrada, violentada sexualmente e obrigada a se casar com muçulmano

Mais um caso de violência contra cristãos no Oriente Médio, desta vez, uma adolescente cristã foi sequestrada, violentada sexualmente e obrigada a se casar com um muçulmano. A barbárie aconteceu no Paquistão, na cidade de Chunian, há aproximadamente um mês, a garota ainda foi obrigada a assinar um documento declarando que se convertera à religião islâmica.
Segundo informações da família da jovem, cujo irmão é pastor evangélico, ela ainda é menor de idade. No Paquistão, por lei, não é permitido o casamento de mulheres menores de idade, porém, de acordo com declarações dos cristãos locais “a família do sequestrador é rica, poderosa, e ignoram a lei”.
Apesar de a polícia paquistanesa ter recebido a denúncia do crime não foi realizada investigação para averiguar o ocorrido, mas, deliberadamente apresentaram ao tribunal um relatório certificando que a adolescente é muçulmana e casou legalmente.
O presidente da Associação Evangélica de Desenvolvimento Jurídico, Mustaq Pastor Gill, revelou que este tipo de prática, o de conversão forçada, é bastante comum no Paquistão, e que as minorias religiosas, como as cristãs, principalmente localizadas nas zonas rurais são os principais alvos dos muçulmanos. Ainda segundo Pastor Gill, ocorrem aproximadamente mil casos por ano em todo o país.
Redação Gospel+

Arqueólogos alegam terem descoberto túmulo de João Batista

Um grupo de arqueólogos da Bulgária alega ter encontrado o túmulo de João Batista, apresentado na Bíblia como um primo de Jesus que o batizou e foi morto por conspiração da esposa de Herodes Antipas, que influenciou sua filha a, literalmente, pedir a cabeça de João.
O túmulo descoberto pelos arqueólogos é um antigo sarcófago de mármore, que está localizado em um mosteiro na ilha de Sveti Ivan (“São João”, na língua local) datado do século 5.
Os restos mortais encontrados no sarcófago são basicamente pedaços de ossos – do crânio, da mão direita, de uma ulna (no antebraço), de uma costela – e um dente. Depois de submeter o material a testes de datação por carbono 14 na Universidade de Oxford, na Inglaterra, os cientistas confirmaram, em nota oficial, que os ossos são mesmo do século 1.
De acordo com informações do site Arca universal, o DNA dos ossos foi analisado nos laboratórios da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, e foi determinado que todos os fragmentos são do mesmo indivíduo, um homem do Oriente Médio.
Por todo o mundo existem vários supostos restos mortais de João Batista. Nessa descoberta, os cientistas descobriram também uma pequena caixa de rocha vulcânica ao lado do sarcófago, contendo inscrições em grego antigo referindo-se ao primo de Jesus.
O texto também menciona um pedido de ajuda a Deus para o “servo Tomás”, que, segundo teorias de estudiosos, seria o encarregado de levar os restos para Sveti Ivan. Outros documentos históricos apontam que os ossos podem ter sido levados para o mosteiro ainda no século 5, quando foi construído.
Redação Gospel+

A história bíblica de José - De Escravo a Governador será baseada em conflitos familiares


Vivian de Oliveira assina os textos das minisséries bíblicas A História de Ester (2010) e Rei Davi (2012), e como em time que está ganhando não se mexe, ela assumiu a responsabilidade de contar a história de José – De Escravo a Governador, próxima produção da Record.
A minissérie terá 26 capítulos e, segundo a autora adiantou para o R7, terá o foco de seus conflitos na família.
— É uma história bem difícil, mas diferente da complexidade de Davi. Davi era uma trama de muitos eventos, muitas guerras, relações políticas. Davi, principalmente, era um anti-herói. Ele era um homem muito bom, mas às vezes cometia atos não tão nobres. José já é uma história mais linear, não tem grandes eventos. É uma trama bem focada na família, nos dramas menores. Vamos mostrar o ser humano como ele é.
Apesar de ocupar pouco espaço na Bíblia, Vivian pontuou que José é uma história que tem pano para manga para se estender.
— Contar essa história foi mais fácil, porque Davi era uma vida, era uma história muito grande. José é para poucos capítulos, mas dá caldo para mais. A trama não abrange muitas gerações, muitos livros da Bíblia. Ela é condensada em uma pequena parte de Gênesis.
Para dar conta do recado, Vivian tem mais quatro companheiros fiéis: Carla Pinsky, Camilo Pellegrini, Altenir Silva e Maria Cláudia Oliveira.
— A equipe trabalha unida, e o Avancini está super apaixonado pelo tema, está bem empolgado... Está sendo ótima a parceria. 
A autora também foi só elogios sobre a escolha do elenco de José, que, entre grandes nomes, tem Ângelo Paes Leme, Maytê Piragibe, Babi Xavier, Guilherme Winter, Caio Junqueira, Camila Rodrigues e Rick Tavares.
— O elenco é belíssimo, foi muito bem escalado. Os atores são perfeitos para seus personagens. Eu estou muito satisfeita e creio que o público vai se emocionar bastante.

R7