sábado, 22 de junho de 2013

“O Homem de Aço”: produtores do filme enviam material com comparações entre o personagem e Jesus Cristo a pastores



O filme “O Homem de Aço”, que deverá estrear no Brasil no mês de julho, tem alusões a passagens bíblicas em seu roteiro, e cenas pensadas para causarem associação do personagem com a figura de Jesus Cristo.
Entretanto, a Warner, distribuidora do filme, tem agido de forma mais incisiva sobre essa questão. A CNN noticiou na última sexta-feira, 14 de junho (data de estreia do filme nos Estados Unidos), que uma equipe de marketing tem convidado pastores para assistirem ao longa-metragem.
A equipe de divulgação da distribuidora preparou materiais onde são apontadas as cenas do filme que fazem alusão à narrativa bíblica sobre Jesus, e está enviando a pastores do país juntamente com o trailer, para que em algum momento, a pregação seja feita sobre “O Homem de Aço” e as ligações da história com Jesus.
“Como é que a história do Superman poderia despertar nossa paixão pelo maior herói que já viveu, morreu e ressuscitou?”, questiona o material enviado aos pastores.
Segundo o site Mail Online, a ideia de comparar Jesus a Clark Kent foi planejada pelos roteiristas, e assuntos diversos são tratados a partir da perspectiva cristã, com diálogos e cenas específicas.
Na história do personagem, que acaba de completar 75 anos, Kal-El (que depois passa a se chamar Clark Kent) é filho único de Jor-El, e é enviado à Terra por seu pai. Em “O Homem de Aço”, um diálogo entre Jor-El e a mãe, Lara, faz a mais evidente comparação. A progenitora teme que ao chegar ao planeta, a humanidade o mate, ao passo que o pai responde: “Ele será um deus para eles”.
O filme segue, e Kal-El é criado por pais adotivos como Clark Kent, e aos 33 anos, ele se vê perante um desafio: sacrificar-se para salvar a humanidade de seu inimigo. Jesus foi crucificado na mesma idade, para pagar pelos pecados de todos e garantir salvação.
“O que Jesus e Superman oferecem através de suas ações ‘humanas’ e heroicas é esperança”, diz o material enviado aos pastores.
A iniciativa foi bem recebida por Quentin Scott, pastor de uma igreja em Baltimore: “Quando me sentei e assisti ao filme, o que de fato vi foi a historia de Jesus, e o amor de Deus introduzido na história,” disse ele à CNN.
Scott afirmou que se emocionou com a possibilidade de usar o filme como sermão durante um culto: “Se me derem outra oportunidade de falar de Jesus Cristo para alguém, e eu puder fazer isso através  desse filme, isso é vitória, pois o foco é espalhar o Evangelho”.
Porém, há líderes que ficaram contrariados com a ideia, e acham que o filme quer tirar proveito da história de Jesus para se promover: “Qualquer pastor que ache que usar os ‘Recursos Ministeriais do Homem de Aço’ é uma boa estratégia para o culto de domingo não tem ideia dos riscos elevados ou tem pouca confiança no poder da Palavra de Deus e do Espírito de Deus”, reclamou o diácono P. J. Wenzel, da Igreja Batista de Dublin, em Ohio.
A estreia de “O Homem de Aço” arrecadou US$ 125 milhões e bateu o recorde de maior bilheteria no mês de junho nos Estados Unidos, superando Toy Story 3, antigo detentor do recorde.

Blogueira cristã afirma que protestos que estão acontecendo no Brasil são “uma imensa ilusão”



Ao comentar sobre as manifestações que tomaram conta do país nas últimas semanas, a blogueira Luciana Honorata afirmou que tais manifestações são “uma imensa ilusão” que Jesus não participaria de protestos como os que vêm sendo visto em dezenas de cidades do Brasil.
- Sair às ruas, levantar cartazes, organizar manifestações nas redes sociais, murmurar online e protestar em praça pública, portanto, tornou-se o novo hit do momento – afirma a blogueira, que em seguida critica o fato de cristãos estarem aderindo ao que ela nomeou como “movimentos revolucionários”.
Criticando a forma que as manifestações têm acontecido pelo país, que segundo ela são marcadas pela violência, a blogueira minimiza a eficácia da mobilização, afirmando que “protestos desse tipo são de pouco efeito, e vão resultar em algumas melhorias imediatas e superficiais, mas não vão mudar o ‘sistema’ do nosso país”.
- Definitivamente, isso não pode ser certo, e ainda que digam que apenas uma minoria aja assim, isso não é verdade! O ajuntamento das massas tem propiciado o saqueamento de estabelecimentos comerciais e a depredação de repartições públicas Brasil afora, o que já passou de absurdo – afirma Honorata.
Luciana Honorata argumenta ainda que, depois de um suposto “tempo de calmaria pós-revolução”, os políticos corruptos encontrariam outros meios de desviarem o dinheiro público e que, por isso, as manifestações não teriam efeito em longo prazo.
Expondo sua visão bíblica sobre o tema, ela afirma não acreditar que Jesus participaria de protestos como os que estamos vendo atualmente no país, empunhando cartazes com palavras de ordem ou “ridicularizando” os governantes. Segundo ela, Jesus “nos ensinou a respeitarmos os líderes, a despeito dos seus disparates, pois estes prestarão contas ao Supremo Juiz um dia”.
Sua afirmação é a de que nos tempos de Jesus problemas como desigualdade social, tirania e abuso de poder existiam em maior escala que nos dias atuais, mas que mesmo assim “o Jesus bíblico jamais reivindicou direitos do Estado”, e enfatiza dizendo Ele não fez “uma reclamaçãozinha sequer”. Segundo a blogueira, Jesus atua apenas no coração, que ela classifica como a raiz dos problemas.
- É realmente contra a lógica deste mundo, e de uma sabedoria impressionante, o fato dele nunca ter movido uma palha em relação a isso – afirma.
- A verdade irrefutável é que a raiz da corrupção tem que ser arrancada dos corações dos homens, e nenhum protesto pode realizar essa obra em quem quer que seja – enfatiza, dizendo ainda que a corrupção não deixaria de existir enquanto “houver gente sem o governo espiritual do Rei Jesus”.
A blogueira finaliza o texto dizendo que as manifestações podem até trazer algumas mudanças superficiais, mas que até que Jesus volte para implantar seu governo celestial a corrupção não cessará, e que o melhor que o cristão pode fazer nesse tempo é orar pelos governantes do país para que tenham uma vida tranquila e sossegada.
Por Dan Martins, para o Gospel+

Pesquisa revela que jovem brasileiro confia mais em Deus do que no governo



Uma pesquisa feita pelo instituto Data Popular antes do início das manifestações mostra que os jovens brasileiros acreditam que o esforço pessoal influencia mais na busca por uma conquista do que a fé.
Essas são conclusões da pesquisa “O novo poder jovem”, que entrevistou 1.502 jovens. O público pesquisado – jovens entre 18 a 30 anos – representa 42 milhões de eleitores, ou 33% do total.
Entre os participantes da pesquisa, 53% afirmaram confiar que suas conquistas serão fruto de seu esforço pessoal, enquanto que 31% disseram acreditar que Deus pode ajudá-los, seguidos de 11% que confia na ajuda da família e apenas 2% que diz ter esperança que ações do governo facilitem as coisas para subir na vida.
O relatório da pesquisa aponta que 65% dos jovens disseram que é possível melhorar a política brasileira através do voto. Segundo Renato Meirelles, presidente do instituto Data Popular, os jovens tem percebido que muita coisa na vida e na sociedade depende de esforço e responsabilidade: “Há um anseio de assumir para si essa insatisfação, de ser protagonista da própria história, mas fazendo isso por meio das urnas”.
Sobre as diferentes esferas de governo, 75% dos entrevistados disseram não confiar nos parlamentares, e 59% revelaram desconfiança com a Justiça, informou o G1.
“O que estamos vendo nas ruas tem a ver com essa grande crise de representatividade pela qual os jovens brasileiros estão passando. Pelo que vimos na pesquisa, ele têm a sensação de que não estão – ou no caso, não estavam – sendo ouvidos”, avalia Meirelles.

Policial agredido durante manifestação diz que clamou a Deus: “Senhor, minha vida é Sua”



Um policial militar que foi atacado por um grupo de vândalos durante os protestos da última segunda-feira, 17 de junho, afirmou que entregou sua vida a Deus no meio da confusão.
O grupo depredava a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e cercou o policial Nilmar Avelino, 49 anos, há 28 na Polícia Militar.
“Nessas horas eu só pensei no criador. Naquela hora, eu falei assim: Senhor minha vida é Sua. Fiquei nas mãos de Deus”, afirmou em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.
Após ser cercado pelos vândalos, Nilmar levou pauladas, chutes e pedradas e caiu desacordado. Imagens veiculadas por emissoras de TV mostraram o policial sendo arrastado por colegas para fora da área de protestos.
Socorrido, Nilmar Avelino levou 15 pontos na cabeça, e se recupera com hematomas por todo o corpo. “Era um cenário de vândalos. Tentei me proteger com o escudo para dar apoio aos outros policiais, mas acabei atingido e perdi a consciência. Eram muitas pedras jogadas contra nós”, narrou o policial, que não se lembra de muita coisa depois de ter caído no chão: “Eu vi quando um rapaz abriu os braços e gritou ‘deixa ele, deixa ele’. As pessoas que atacavam não eram manifestantes com ideais como os outros. Estavam fora de propósito”, resumiu.
Nilmar disse que naquela noite portava uma pistola .40, mas que em momento algum considerou a hipótese de usá-la: “Jamais sacaria a arma para atirar num manifestante”.
“Percorri toda a Avenida Rio Branco naquele dia e não houve nenhum tipo de incidente ou acidente. Tudo transcorreu dentro da normalidade. Oitenta por cento da manifestação ao meu ver foi pacífica. Uma minoria tomou caminho adverso”, lamentou o policial.