sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Cantora gospel Bianca Toledo conta seu milagre ao acordar de coma profundo: “Até os médicos duvidaram que eu sobreviveria”

Bianca Toledo após sair do coma
A cantora gospel Bianca Toledo, que passou 52 dias em coma, concedeu entrevista à jornalista ChrisBertelli, do IG, contando seu testemunho de recuperação.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica GospelBianca conta que ao alcançar 36 semanas de gravidez, sentiu fortes dores e se dirigiu ao hospital, porém foi informada pelos médicos de que não estava em trabalho de parto. Enquanto era decidido o que fazer, o estado de saúde da cantora foi piorando, e então os médicos optaram por fazer uma cesárea emergencial. Quando foi levada para a sala de parto, Bianca já estava entubada e inconsciente. Após o parto, descobriu-se que o intestino da cantora havia se rompido, e que o líquido fecal havia se espalhado pelo abdome, situação que os médicos consideram gravíssima. “Todos os meus sistemas estavam falidos, meus rins pararam de funcionar e eu fazia hemodiálise diariamente”, conta Bianca, que para os médicos, tinha poucas chances de se recuperar.
Durante o período que esteve internada, Bianca foi submetida a dez cirurgias de lavagem do abdome para remover o líquido fecal. Simultaneamente, sofreu duas paradas cardíacas, e uma dessas paradas durou seis minutos. “Posso dizer que durante esse tempo eu morri. Mas resolvi voltar a viver”, testemunha a cantora.
O processo de recuperação fez ainda com que Bianca passasse por outra situação delicada. Ela passou a ter problemas de coagulação, e necessitou de mais de trezentas transfusões de sangue, além de precisar passar por uma cirurgia no pulmão, que a fez contrair a bactéria KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase), uma das mais resistentes infecções hospitalares. Para suprir a necessidade de doação de sangue, seu marido e familiares fizeram campanhas de doação no Twitter, além de pedirem orações aos fãs. “Até os médicos duvidaram que eu sobreviveria”, afirma Bianca.
“O coma é uma agressão ao sistema nervoso central que faz com que as funções de manutenção de vigília diminuam. Se foi um trauma, um acidente, as chances são maiores no período de um ano. No entanto, em casos não-traumáticos, esse tempo gira em torno de três meses”, relata o neurologista do Hospital São Luiz, Álvaro Pentagna.
Ao chegar no 52º dia em coma, Bianca despertou, porém estava com a musculatura atrofiada, e não conseguia se mexer. A princípio, não conseguia distinguir se era dia ou noite, nem conseguia expressar que entendia o que os familiares estavam tentando dizer. “Quando recebia visitas, conseguia compreender as pessoas, mas não conseguia interagir. As pessoas conversavam comigo sem saber se eu estava ouvindo mesmo ou não, se estava entendendo ou não. Estar lúcida sabendo que você pode estar morrendo é uma experiência inexplicável. O ambiente do Centro de Terapia Intensiva é paralelo, não dá para saber se é dia ou noite. Eu só conseguia abrir e fechar os olhos e nesse primeiro momento não havia ninguém comigo.”
Um caso semelhante é apresentado na novela da Rede Globo, A vida da gente. Na trama, a personagem Ana entrou em coma devido a um acidente e acordou do coma cinco anos depois. “Quanto mais a pessoa ficar nesse estado, maior a lesão no cérebro e menores são as chances de sair dele. No caso da personagem, ela acordaria com muitos problemas, não teria consciência plena. Dificilmente seria independente, exigiria ajuda para quase tudo”, alerta Bernardo Liberato, neurologista do hospital Copa D´Or e membro da Academia Brasileira de Neurologia.
Após despertar do coma, Bianca travou uma luta para recuperar sua capacidade de comunicação. “Depois de um tempo, meus familiares pediram para que eu piscasse uma vez quando a resposta fosse ‘sim’ ou duas vezes quando quisesse expressar ‘não’. Aos poucos, consegui mexer o dedo melhor e apontava as letras numa placa. Comecei a formar frases. Dizer o que eu achava importante foi realmente incrível”, lembra entusiasmada.
Ela conta que a descrença dos médicos quanto à sua plena recuperação, ainda existia, mesmo após o milagre da recuperação do coma. “Os médicos acreditavam que a minha voz nunca mais seria a mesma. Eu pensei que se havia vencido essa batalha, poderia vencer outra. Minha voz ficou diferente por causa da laringe, mas não abri mão da possibilidade de cantar e estou melhorando”.
Os rins da cantora pareciam ser a única coisa que não voltariam a funcionar plenamente. Prestes a receber alta, Bianca ainda dependia das hemodiálises, porém, um dia antes de ir para casa, os rins da cantora voltaram a funcionar. “Eu tinha muita fé de que isso ia acontecer”, conta ela, que possui lembranças de momentos marcantes dos dias que esteve em coma. “Era como se vivenciasse tudo em outra dimensão. Lembro de ouvir música gospel, louvores, e que isso me trazia serenidade. Também recordo da visita de um parente, que me pediu perdão”. Bianca afirma que ao encontrar o familiar, contou a ele que o havia perdoado e que se sentia em paz por isso: “Ele chorou muito e disse que havia feito o pedido em uma das visitas. É possível processar sentimentos mesmo estando inconsciente”.
Sobre o primeiro encontro com seu filho, Bianca revela que os sentimentos foram complexos: “Foi estranho, mas maravilhoso. Ele já era um bebê grande. Olhou pra mim, bem para os meus olhos… e sorriu. Foi uma surpresa. Devagar, estamos fortalecendo nosso vínculo”.
Ela está lançando um livro chamado “A história de um milagre”, que chegará às livrarias na segunda quinzena de Dezembro. “Eu preciso dizer que existe esperança, que é possível superar esse momento. Mesmo que os médicos digam o contrário”.
Fonte: Gospel+

Justiça dá a estudante adventista direito de faltar a aulas


Uma estudante adventista matriculada numa universidade católica do interior de São Paulo conseguiu na Justiça, na semana passada, o direito de não ir às aulas às sextas à noite e aos sábados de manhã.
Quielze Apolinario Miranda, 19, é da igreja Adventista do Sétimo Dia, que prega o recolhimento da hora em que anoitece nas sextas-feiras até o fim do dia dos sábados.
Aluna do 1º ano do curso de relações internacionais da USC (Universidade Sagrado Coração), instituição fundada por freiras católicas em Bauru na década de 1950, Quielze nunca foi às aulas noturnas às sextas e aos sábados e corria o risco de ser reprovada por faltas.
Ela diz ter tentado negociar com a reitoria para apresentar trabalhos alternativos. A USC, de acordo com a estudante, negou em várias instâncias o pedido.
“Geralmente, em outras faculdades é mais fácil. O pastor entrega uma cartinha falando sobre liberdade religiosa e o aluno consegue a dispensa”, afirma. “Aqui, não consegui.”
TRABALHO EXTRACLASSE
No último dia 16, o advogado da aluna, Alex Ramos Fernandez, entrou com mandado de segurança na Justiça Federal de Bauru.
Solicitou a substituição das atividades das 18h das sextas às 18h dos sábados por “prestações alternativas”, como trabalhos extraclasse.
“O que ela estava buscando era uma igualdade para preservar o sentimento e a intimidade religiosa dela”, diz.
“Nesses casos o aluno até estuda mais, pois os professores dão trabalhos mais elaborados do que assistir a uma aula. Não há uma quebra de isonomia entre os alunos.”
AMPARO LEGAL
O juiz da 3ª Vara Federal de Bauru, Marcelo Zandavali, concedeu uma liminar que obriga a USC a oferecer atividades alternativas.
De acordo com o texto, a USC alegou que faltava ao requerimento da aluna “amparo legal”.
O magistrado discordou da instituição e baseou sua decisão nos artigos 5º e 9º da Constituição e na lei paulista nº 12.142, de 2005, que assegura ao aluno esse direito em respeito à sua religião.
A USC informou que só vai se manifestar depois de ser oficialmente notificada.
Segundo o advogado de Quielze, que é adventista e se especializou em casos como o dela, a Justiça vem atendendo, nos últimos anos, aos pedidos de alunos adventistas e judeus, que também guardam os sábados.
A igreja Adventista do Sétimo Dia, religião cristã que surgiu nos anos 1840 nos Estados Unidos, tem como doutrina a crença que Jesus voltará -o advento- e que os mortos dormem, inconscientes, até a ressurreição. Existe no Brasil desde 1894.
(Fonte Folha.com)

Conta do Twitter planeja tuitar um verso da Bíblia por dia durante 86 anos

Uma nova conta no Twitter – conta intitulada @TweetTheBible86 – planeja tuitar um versículo da Bíblia por dia,durante 86 anos.
Três amigos estrearam a conta no dia 11 do mês passado com o primeiro post (versículo): “In the beginning, God created the heavens and the earth”. (“No princípio Deus criou os céus e a terra”).
Cada tweet da curiosa conta inclui um link que guia o usuário do microblog para o restante do trecho bíblico e também para uma gravação de áudio em inglês do trecho em questão. A conta ainda está começando (Noé ainda nem apareceu) e tem apenas 596 seguidores até o momento em que essa nota está sendo escrita. Mas como há pela frente, pelo menos, 30 mil versículos para serem postados, é bem capaz que esse número cresce um pouco mais.
Segundo o Mashable, projetos similares já foram vistos previamente no Twitter, mas nunca nenhum alcançou essa magnitude. Ano passado um homem do Reino Unido começou a tuitar trechos da Bíblia, mas não se propunha a transcrever na íntegra o livro por meio de posts na mídia social. Só não ficou claro como os três amigos pretendem manter a conta por mais de 80 anos.
O link para a conta é esse: http://twitter.com/#!/tweetthebible86, caso queira seguir.

Notícias Cristãs com informações do Geek