terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Líder católico chama judeus de “inimigos da igreja” e recebe criticas


Durante uma conferência realizada em Ontário, Canadá, em 28 de dezembro de 2012, monsenhor Bernard Fellay, Superior Geral da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, fez uma série de criticas a alguns procedimentos do Vaticano durante os dois últimos anos.
Durante as duas horas de sua fala, ele reclamou diante dos membros da Fraternidade do fracasso das conversas com Roma sobre uma reintegração da Fraternidade na Igreja. Mas ao afirmar que “os judeus, os maçons e os modernistas” eram “inimigos da Igreja” acabou gerando uma grande polêmica ao ser postada no Youtube. Grupos de defesa dos judeus classificaram as declarações como antissemitas, reascendendo um debate de séculos.
Segundo Fellay, estes “inimigos” querem que Roma “obrigue” a Fraternidade a aceitar as decisões do Concilio Vaticano II (1962-1965). Para o monsenhor, isso mostraria que o Concílio é “coisa destas pessoas do exterior da Igreja, que ao longo dos séculos, foram claramente inimigos da Igreja” e se beneficiam com o Vaticano II. Ele ressaltou ainda o mal que a influência da maçonaria teria causado no Vaticano em anos passados.
Depois de várias criticas, somente agora o Vaticano se pronunciou a respeito. O cardeal suíço Kurt Koch, “ministro” do Vaticano nas relações com o judaísmo, lembrou que a encíclica “Nostra Aetate” é a “Carta Magna” do diálogo com os judeus e lembrou as “raízes judaicas do cristianismo”.
Por sua vez, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, garantiu que a Igreja Católica estava “profundamente empenhada no diálogo” com o judaísmo e que a posição da Santa Sé sobre essa questão é bem “clara e conhecida”. Ressaltou ainda que Bento XVI durante suas viagens, visitou a sinagogas “de Colónia a Nova Iorque, de Roma e Jerusalém”.
Por sua vez, Fellay emitiu nota ressaltando que a palavra “inimigos” foi usada aqui como um conceito religioso para referir-se a qualquer grupo que se oponha à missão da Igreja Católica que é a salvação das almas.
Segundo a nota “Este contexto religioso se baseia nas palavras de nosso Senhor Jesus Cristo segundo consta nos Santos Evangelhos: “Quem não está comigo está contra mim; e quem não ajunta comigo, espalha.” (Mateus 12: 30)
Ao referir-se aos judeus, comentário de Mons. Fellay referia-se aos líderes das organizações judias, e não ao povo judeu. Consequentemente, a Fraternidade de São Pio X denuncia as falsas acusações reiteradas de antissemitismo ou de discurso de ódio feitas com a finalidade de silenciar a sua mensagem”.
O problema é que, em 1985, um dos fundadores da Fraternidade, Dom Marcel Lefebvre, listou os inimigos da fé como sendo “judeus, comunistas e maçons”.
O papa Bento 16 teve uma série de discussões doutrinais com a Fraternidade São Pio X, em 2009, chegando a excomunhões impostas aos seus quatro bispos, pois foram ordenados em 1988 sem a aprovação papal. Mas já expressou suas esperanças que a Fraternidade poderia voltar à plena comunhão com a Igreja.
Em 2011, quando o Vaticano deu os líderes da Fraternidade um “preâmbulo doutrinal” que define os princípios e critérios necessários para garantir a fidelidade à igreja e ao seu ensino, eles se recusaram. Traduzido de Huffington Post e Catholic News.

Pastor pode ser condenado por crime contra a humanidade devido a pregação contra homossexualidade


Começou ontem, 07/01, um julgamento inédito num tribunal federal dos Estados Unidos, em que o réu, reverendo Scott Lively, é acusado de crimes contra a humanidade por pregar contra a homossexualidade.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel
A acusação se deu por um sermão pregado por ele em 2002 em Uganda, e os requerentes da MSU (Minorias Sexuais de Uganda) afirmam que a fala do reverendo é prova suficiente para uma condenação.
O reverendo pede orações e teme que o processo seja pautado pelo desequilíbrio: “O centro da atenção da prova da MSU de que homossexuais têm sido perseguidos em Uganda é o assassinato de seu líder, David Kato, em 2011. A queixa judicial omite descaradamente o fato (muito bem conhecido pela MSU) de que Kato foi morto por um prostituto gay a quem Kato tinha tirado da cadeia, pagando-lhe a fiança, a fim de morar com ele e ser seu amante. Esse homem confessou esmagar a cabeça de Kato com um martelo depois que Kato não lhe pagou conforme havia prometido. O criminoso foi levado a juízo pelo crime”, diz Lively.
Para o blogueiro Julio Severo, “o perigo do julgamento é que se o pastor for condenado, nenhum cristão que expressar uma opinião contrária aos atos homossexuais estará a salvo de represálias legais injustas”.
O jornal NY Times noticiou que a ação da MSU se baseia ainda na inspiração que Lively teria exercido sobre um legislador do país, que em 2009, teria proposto um projeto de lei que puniria com pena de morte a prática homossexual. De acordo com o jornal, o reverendo respondeu à acusação com repúdio: “Isso é ridículo. Eu nunca fiz nada em Uganda, exceto pregar o Evangelho e falar a minha opinião sobre a questão homossexual”.
Já o ativista Vince Warren, do Centro para os Direitos Constitucionais, escreveu um artigo para o Washington Post dizendo que Scott Lively é um dos principais líderes religiosos antigay do mundo: “Desde 2002, ele tem trabalhado sistematicamente para despojar proteção dos direitos humanos de pessoas LGBT em Uganda e em outros lugares ao redor do mundo, para silenciá-los e tornar impossível para eles organizarem e defenderem seus direitos [...] A teologia do ódio, que culpa as pessoas LGBT em caso de catástrofes, naturais e artificiais, para a destruição da família e tudo mais, tem que parar”.
Warren convocou ativistas gays para protestarem durante o julgamento, que ainda não tem previsão de encerramento. A pena prevista em lei, em caso de condenação do reverendo, não foi divulgada pelos veículos de notícia.
Gospel+

Situações de desespero motivam pessoas a buscarem a Deus e pedirem ajuda


Em momentos de dificuldades, pessoas sem alternativas a seu alcance apelam à Deus, ansiosas por ajuda divina para solucionar os problemas.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel
Dois casos distintos ilustram a situação descrita acima e apesar de desfechos diferentes, mostram o apego humano ao sobrenatural.
Goreth Bezerra, mãe da modelo Camila Bezerra, 22 anos, que foi encontrada morta no dia 01 de janeiro, na província de Guanghou, China, onde estava a trabalho, publicou em sua página no Facebook um desabafo: “Senhor Jesus, toca em todos os corações pra agilizar tudo, porque não consigo dormir, não consigo sair daqui. Manda uma resposta meu Deus”. Em seu perfil, Goreth se declara evangélica.
Camila caiu do 14º andar do prédio onde estava morando junto com outras seis colegas de profissão. Ainda não há maiores informações sobre o ocorrido, e a família, além de não saber se foi acidente ou suicídio, também não consegue finalizar a parte burocrática para a liberação do corpo para o traslado.
Em Santa Catarina, um bote naufragou no último sábado, 05/01, e um dos ocupantes da embarcação revelou que, enquanto aguardavam socorro, fizeram uma oração, e que a iniciativa serviu para acalmar as pessoas: “Meu pai ficou bem nervoso, a minha filha ficou bem assustada. Foi feita uma oração, rezamos um pai nosso. A oração foi boa, por que serviu para acalmar todo mundo. Quando acabamos, os bombeiros chegaram”, revelou Emerson Silva, um dos náufragos.
O bote estava com 22 pessoas, contando a tripulação, e segundo o proprietário, todos à bordo portavam coletes salva-vidas. “A embarcação é para 20 passageiros e dois tripulantes. Saímos pelas 17h15, e pelas 17h45, a parte dianteira do inflável descolou do convés. Na hora que descolou, entrou muita água. Foi ai que a gente pediu socorro”, revelou Charles Sell ao G1.
O socorro imediato foi prestado pelos bombeiros e nenhuma pessoa morreu, apesar de alguns apresentarem quadro de hipotermia.

Gospel+

Atriz Ashley Tisdale atuará ao lado de Nicolas Cage em refilmagem de Deixados Para Trás


O remake do filme Deixados Para Trás já tem os atores que interpretarão os três principais personagens da história escrita na série de livros publicada por Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel
A atriz Ashley Tisdale foi confirmada no papel de Chloe, filha do piloto Ray Steele, que será interpretado por Nicolas Cage. O papel de Cameron “Buck” Williams será interpretado pelo ator Chad Michael Murray, que no Brasil é conhecido por sua participação no seriado Lances da Vida (One Tree Hill).
O enredo da série de livros é baseado no pós-arrebatamento, quando milhões de pessoas desaparecem.
O novo filme começa ser rodado no primeiro semestre deste ano, e terá algumas diferenças em relação ao primeiro filme, que se baseava no eixo político da história. A história que será contada agora será, segundo o site Pipoca Moderna, especializado em cinema, parecida com os filmes clássicos de catástrofes, mas manterá os conceitos cristãos dos livros e da primeira trilogia.
O orçamento do remake de Deixados Para Trás gira em torno de US$ 15 milhões, e será dirigido por Vic Armstrong, que já trabalhou como dublê em filmes como Indiana Jones e o Templo da Perdição, O Vingador do Futuro e O Espetacular Homem-Aranha, além de dirigir Joshua Three.

Gospel+

Missionárias reforçam evangelismo às mulheres indianas


Programa envia missionárias em toda a Índia para compartilhar o amor de Cristo com outras mulheres.
A organização missionária “Evangelho Para a Ásia” saudou a discussão global sobre o a situação das mulheres indianas após o brutal estupro e assassinato de uma mulher em Nova Délhi no mês passado.
Uma mulher não identificada de 23 anos de idade foi sequestrada, estuprada e assassinada em um ônibus Deli em 16 de dezembro. Ela morreu na semana passada, como resultado de seus ferimentos.
O ataque provocou protestos generalizados sobre o tratamento das mulheres indianas. Cinco homens são suspeitos de serem, os responsáveis pelo ataque e, se condenados, enfrentarão a pena de morte.
O “Evangelho Para a Ásia” disse que o ataque tinha aberto os olhos do mundo para a violência contra as mulheres na Índia. A organização disse que as condições são piores entre os dalits, que são as castas mais baixas e consideradas subumanas.
Além do problema do estupro, a Organização aumentou a preocupação sobre a "rotina" de assassinatos de mulheres por meio de infanticídio, com base no aborto, o sistema de dote e falta de assistência médica adequada.
Ele estima que cerca de 10.000 mulheres são assassinadas a cada ano porque não podem elevar os dotes necessários para o casamento.
Quase a metade de todas as mulheres casadas (46%) estão com 18 anos ou menos, e o casamento de meninas com idade entre 5-7, apesar de ilegal, ainda é praticada em algumas áreas rurais.
Um em cada quatro estupros ocorre em Delhi, mas o presidente da Organização cristã, Yohannan, disse que talvez apenas 1% de todos os estupros são relatados.
Embora as mulheres sejam as vítimas, a que foi estuprada é socialmente marginalizada do casamento para sempre e a vergonha é suportada por toda a família.
Sr. Yohannan disse que as condições das mulheres na Índia é um "mal terrível que está piorando".
Ele saudou a maneira em que o mais recente ataque em Nova Deli lançou uma luz sobre a situação das mulheres indianas.
"As mulheres que suportam um longo tempo de abusos na Índia agora ganham destacado", disse ele.

Organização leva o amor de Cristo às indianas
"O estigma social e o tratamento desumano com impunidade tornou-as um dos maiores grupos de povos não alcançados", afirma o presidente da organização Evangelho para a Ásia, Yohannan.
O presidente da organização disse que o Programa "Mulheres Alcançando Mulheres" foi redobrado na Índia.
O programa envia missionárias mulheres em toda a Índia para compartilhar o amor de Cristo com outras mulheres.
Mais de 59 mil mulheres na Índia estão matriculadas no sistema de microfinanças que está sendo administrado por parceiros da Organização. As mulheres também estão recebendo doações, como máquinas de costura e galinhas para apoiar a si e suas famílias.
Com uma estimativa de 46.000 viúvas sendo assassinadas ou expulsas de suas casas a cada ano, parceiras do programa do Evangelho para a Ásia "Mulheres Alcançando Mulheres" estão fornecendo ajuda às viúvas.
"A educação para as mulheres em nome de Jesus está trazendo esperança", disse Yohannan.
"Enquanto a Índia precisa de aplicação de leis mais rigorosas para proteger as mulheres, a verdadeira libertação e esperança vêm apenas através do amor de Cristo.
"No ensino, estamos mostrando às mulheres que Jesus se preocupa com suas necessidades, ama e responde às suas orações".

Christian Today via CPAD News

"Israel está a planejar erigir Terceiro Templo" - acusa Ministro Jordaniano

 

Abdul Salam Abadi, ministro jordaniano para as dotações islâmicas, afirmou que Israel quer repartir o Monte do Templo em Jerusalém.
O ministro acusou publicamente Israel nesta passada quarta-feira de querer dividir o recinto da praça do Monte do Templo, atualmente conspurcado pelo Domo da Rocha e mesquita de Al-Aqsa, para erigir ali o seu Terceiro Templo.
Segundo a comunicação social jordana, o ministro para as dotações islâmicas partilhou com uma delegação de clérigos australianos de visita à Jordânia "ter recebido instruções da liderança hashemita" para salvaguardar a identidade árabe e muçulmana de Jerusalém.




DOMO DA ROCHAAbadi disse que Israel estava planeando separar a mesquita dos seus pátios com uma estrutura de 144 dunam.
A Jordânia, que estendeu a sua soberania a Jerusalém oriental e à Margem Ocidental em 1950, continua a administrar os lugares sagrados islâmicos no Monte do Templo. Abadi referiu à delegação australiana que o seu ministério emprega 600 funcionários civis em Jerusalém e supervisiona 40 escolas em Jerusalém.
Segundo o diário jordano independente "Al-Ghad", Abadi vincou a necessidade de apoiar os residentes de Jerusalém "na sua perseverança face aos repetidos ataques israelitas à sagrada mesquita de Al-Aqsa e aos lugares sagrados islâmicos em Jerusalém."
Só que o ministro não especificou ao que é que se refere de facto...
Israel assinou um acordo de paz com a Jordânia em 1994.

O departamento jordano para as dotações islâmicas, conhecido como "Waqf", que administra a praça que rodeia a mesquita de Al-Aqsa e o Domo da Rocha, proíbe os judeus de orarem no Monte do Templo, onde outrora se ergueram os 2 grandes Templos judaicos de Jerusalém.

Shallom Israel