terça-feira, 5 de novembro de 2013

Conheça a história do pregador do Titanic

No dia 10 de abril de 1912, o navio Titanic partiu de Southampton, no Reino Unido, para sua viagem inaugural, que seria também sua última viagem. Porém, quarto dias após iniciar sua viagem, o navio se chocou em um iceberg e naufragou, entrando de maneira triste na história como a maior catástrofe marítima de todos os tempos ceifando a vida de 1.517 pessoas.
Entre as milhares de pessoas que perderam suas vidas no trágico acidente está o reverendo John Harper, que viajava para fazer uma visita e pregar na Moody Church em Chicago. Porém, devido ao trágico fim da viagem inaugural do Titanic, Harper nunca chegou ao seu destino, mas teve os momentos finais do navio como seu último campo missionário.
John Harper nasceu em uma família de cristãos devotos em 29 de maio de 1872, em Renfrewshire, na Escócia. Aos 13 anos professou a fé em Cristo e começou a se dedicar às Escrituras com um zelo pelas almas era tão intenso que aos 17 anos já estava pregando nas esquinas de sua cidade natal, enquanto se sustentava trabalhando em uma fábrica local. Depois de pregar na rua por cinco ou seis anos, ele foi ouvido pelo Rev. EA Carter da Missão Batista Pioneira em Londres, que o convidou a trabalhar em temo integral em Goven, na Escócia.
Na época de sua viagem a Chicago, Harper havia decidido reservar passagens no navio RMS Lusitania, mas, com o cancelamento da viagem desse navio reservou passagens de segunda classe no próximo navio que partiria para os Estados unidos. Então, em 10 de abril de 1912, ele embarcou no RMS Titanic junto à sua filha de 6 anos, Annie Jessie, e sua sobrinha, Jessie Wills Leitch.
Então, na noite do dia 14 de abril, o rev. Harper foi despertado pelo som do iceberg rasgando o casco do navio. Ele acordou sua filha, envolveu-a em um cobertor e, quando se tornou evidente que o navio afundaria, com lágrimas nos olhos, ele beijou sua filha, e a entregou junto de sua sobrinha a um tripulante que as colocou em um bote salva-vidas.
Como Annie e Jessie entraram no bote salva-vidas e estavam em segurança, Harper virou-se e olhou para o seu novo campo de missão: o grande número de pessoas que teriam poucos momentos de vida por causa do naufrágio. Testemunhas relatam que após o navio se partir e cerca de 1500 pessoas serem lançadas às águas geladas do mar, o rev. Harper passou seus últimos momentos nadando de pessoa para pessoa perguntando sobre o estado de suas almas e proclamando a verdade do evangelho, especialmente por meio de Atos 16:31.
Harper nadou até um homem que estava agarrado a um pedaço dos destroços e lhe perguntou: “Você está salvo?” O homem respondeu que não. Ao ouvir isso, Rev. Harper tentou levar o homem a Cristo, mas o homem recusou. Rev. Harper tirou o colete salva-vidas e deu para o homem e disse: “Aqui, então, você precisa disso mais do que eu …”, e nadou para evangelizar os outros. Um pouco mais tarde, Harper voltou a esse homem e tentou novamente o conduzir a Cristo. Rev. Harper tentou nadar para os outros, mas dessa vez começou a sucumbir à hipotermia. Suas últimas palavras foram: “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa”.
A história do reverendo John Harper só se tornou conhecida porque esse homem para o qual entregou seu colete foi um dos seis sobreviventes que foram retirados das águas geladas. Ele conta, segundo o site leben: “Então, com dois quilômetros de água abaixo de mim, no meu desespero eu chorei a Cristo para me salvar. … Eu sou o último convertido de John Harper”.

Zé Roberto reúne quase 3 mil jovens em igreja em Porto Alegre


zé roberto igreja culto grêmio (Foto: Tomaz Sehn/ Igreja Encontros de Fé)

Se falta espaço a Zé Roberto no time do Grêmio, o mesmo não ocorre perantes os jovens. A convite da Igreja Evangélica Encontros de Fé, o meia tricolor reuniu quase 3 mil pessoas num encontro para levar lições de sua carreira, de superação e, sobretudo, de fé, na zona norte de Porto Alegre. Só as fotos já comprovariam o que o depoimento de Isaias Figueiró, pastor presidente da igreja, relata: as palavras do jogador arrebataram a todos.
Foram cerca de 40 minutos de palestra, que teve, além de um resgate das dificuldades, da infância humilde até o estrelato na Europa, muita oração. O encontro ocorreu na última sexta-feira, antes de Zé Roberto volta a jogar após seis partidas, no 0 a 0 com o Bahia. E, na igreja, também falou do Grêmio.
- Ele colocou que tem muita satisfação, ainda com 40 anos, de ter saúde e poder contribuir para um time de grande expressão. Mesmo com a reserva, ele está em paz - garante Figueiró. - Foi um evento especial. Ele é um vencedor.
Zé agradou a todos, era ouvido por gremistas e colorados. Convidou, inclusive, os presentes a cantar. O meia costuma visitar insituições e conversar com jovens. Em abril deste ano, bateu papo com crianças de uma escola. A Igreja Evangélica Encontros de Fé também já chamou outros nomes ilustres, como Clemer, que discursou para 500 pessoas.
Agora, o foco é o campo. Provavelmente na reserva, Zé tentará com os demais companheiros a classificação tricolor à Copa do Brasil. Na quarta, a partir de 21h50m, precisa fazer 2 a 0 no Atlético-PR para chegar à final.