terça-feira, 5 de março de 2013

Padre se irrita com questionamentos, expulsa menina de onze anos e sugere que ela frequente igreja evangélica


A mãe da menina de 11 anos que foi expulsa da Igreja Católica após discordar do padre em uma reunião em São José das Palmeiras, no oeste do Paraná, Rosane Cristina Bruno, disse ao G1, na manhã desta terça-feira (5),  que a filha "está traumatizada". A menina era coroinha e atuava na igreja através do programa de infância missionária desde os quatro anos. O caso aconteceu na tarde de sábado (2).
"Eu estou tentando fazer  ela viver normalmente, mas está difícil. Hoje mesmo ela tem uma prova e nem sei como vai conseguir se concentrar com tanta coisa na cabeça", relata a mãe.
De acordo com a coordenadora dos coroinhas Sandra Menon, a discussão começou após a menina não concordar com as responsabilidades que o grupo deveria ter com relação aos movimentos e às cerimônias. “Ela questionou o padre. Por que tanto ir à igreja. Por que tem que ir tanto na igreja? (...) E ela ainda dialogou: Padre, mas assim a gente não vai sair da igreja. Daí começou. [O padre falou] Você não precisa vir mais nem na catequese nem participar de movimento nenhum e nem na igreja porque nem Deus te quer assim".
Rosane disse ainda que após o ocorrido, a garota recebeu ligações de padres de outras igrejas para conversar sobre o assunto, mas ela [a menina] não quer falar com ninguém. "Minha filha ficou muito mal com tudo isso. E o que ela não entende é porque o padre disse que Deus não quer mais ela. Ela ficou frustrada e tenta entender se realmente cometeu algum erro ao questioná-lo", acrescenta a mãe, que afirmou ainda que está providenciando tratamento psicológico para a menina.
Depois de dizer que não queria a menina na igreja, o religioso ainda recomendou que ela procurasse uma Igreja Evangélica, segundo a mãe. "Imagina? Ela sempre participou da Igreja Católica com a família, recebeu vários convites para ajudar e até mesmo servir o padre. Esse ano ela ia participar do programa Jovem Missionário. Então, ela já estava acostumada com tudo isso, disse que não tem nada contra os  evangélicos, mas que quer continuar sendo católica. A única coisa que ela não entende mesmo, é porque o padre disse que Deus não a quer mais", explica a mãe.
Arrependimento
Rosane disse ainda que foi avisada através do bispo Dom Dirceu Regini que o padre se arrependeu  do que fez. "Só que isso aconteceu só depois da repercussão da história. No dia do acontecido ele não falou nada", aponta. "Como católica eu até acredito que ele esteja arrependido, mas como mãe, eu penso que se ele quisesse ter feito isso, teria feito na hora", conclui.
Ela disse também que o padre exagerou e que ela espera que ele faça uma retratação pública. "Eu quero que ele se desculpe perante a sociedade e à comunidade católica. Depois disso, vou pensar no que fazer", finalizou a mãe. Após o ocorrido, ela fez um Boletim de Ocorrência (B.O).
O padre foi procurado para comentar o assunto, mas até a publicação da reportagem não tinha sido localizado.

Vídeo – Pastor Silas Malafaia concede entrevista ao Pânico na TV, da Band, e fala sobre suas polêmicas, vida e Sabrina Sato; Assista na íntegra


O pastor Silas Malafaia concedeu uma entrevista à apresentadora e repórter Sabrina Sato, do programa Pânico na Band, e falou sobre suas polêmicas e questões ligadas à doutrina evangélica.
Sabrina se apresentou dizendo que havia ido ao escritório do pastor vestida de forma comportada e perguntou se o programa dela fazia bem. Malafaia respondeu: “Você pode até fazer o mal, mas aqui você tá fazendo bem. Certas partes faz, certas não. Minha filha, tem muita coisa bonita. Eu sou homem, e sei olhar pra uma mulher e sei o que é mulher bonita e feia”.
Aproveitando a resposta franca do pastor, Sabrina o questionou se a maldade não estaria “nos olhos de quem vê”. O pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo respondeu: “A maldade também está em quem tá mostrando que tem. A pessoa não pode usar o seu corpo como instrumento de pecado. Isso é o que a Bíblia diz”.
Sobre a Forbes, o pastor disse que a publicação apresentou números equivocados: “Esse vagabundo da Forbes, ele deu uma informação e eu mostrei meu Imposto de Renda. Meu patrimônio é R$ 4,5 milhões”.
Diante da resposta, Sabrina Sato comentou: “Tá bem rico, hein pastor?”, o que provocou risos em Silas Malafaia. A apresentadora questionou sobre o que ele gostava em termos de mordomia e conforto, e o pastor respondeu: “Você tá aqui vendo, um bom escritório, eu gosto de um bom carro”. A integrante do Pânico na Band interveio e disse: “Avião você tem também”, ao que Silas respondeu prontamente: “Da Associação Vitória em Cristo. Não é meu”.
Sobre a sua participação no programa De Frente com Gabi, no SBT, Silas Malafaia disse: “Fui criticado por uns, elogiado por tantos, porque tem o politicamente correto… ‘Eu tenho que falar o que as pessoas acham que é o correto’. Eu não. Ela me questionou e eu enfrentei”.
A afirmação dada por ele de que amaria gays tanto quanto bandidos foi abordada, e o pastor fez uma observação a respeito das críticas que foram feitas contra ele: “Olha como a sociedade é preconceituosa: se você fala que ama bandido, eles rejeitam. Ué, por quê? Bandido também não é ser humano? Os mesmos que defendem os gays, tem que defender os bandidos, porque também é um ser humano”.
A respeito das questões polêmicas envolvendo ativistas gays, o pastor Silas Malafaia disse que tem o direito de criticar a prática homossexual e falar sobre as questões políticas em torno do tema, e emendou: “Qualquer um pode falar o que quiser de evangélico. Pra mim, não diz nada. Porque os gays não suportam ouvir alguma coisa contrária a eles? Será que eles não tem convicção do que são?”, perguntou.
Em seu site, Silas Malafaia publicou hoje um comentário a respeito de sua participação no humorístico da Band: “Não anunciei em lugar nenhum a minha participação no ‘Pânico’ para que alguns irmãos não dissessem que eu estava induzindo o povo de Deus a ver programa não apropriado. Porém, quero dizer uma coisa, eu só não prego no inferno porque não tem salvação para o diabo e os demônios. Mas onde me abrir uma oportunidade tenha a certeza que eu não esconderei minha fé e meus princípios”.
O pastor ainda afirmou que a repercussão de sua entrevista à Sabrina Sato foi surpreendentemente positiva: “Temos que ir onde estão os pecadores. Fiquei surpreso com a quantidade de pessoas não evangélicas que me deram razão e gostaram da entrevista”.
Confira abaixo a íntegra da entrevista do pastor Silas Malafaia a Sabrina Sato, do programa Pânico na Band:
Por Gospel+