quinta-feira, 23 de junho de 2011

Fumo Causa Infertilidade

Um novo estudo britânico descobriu que o cigarro causa danos à vida reprodutiva de uma pessoa e reduz a chance de ter filhos saudáveis. O relatório, abrangente um olhar de mais de duas décadas de estudos sobre tabagismo e reprodução, concluiu que os efeitos nocivos do tabagismo ocorrem ao longo da vida reprodutiva de uma pessoa, desde a puberdade até a idade adulta jovem e de meia idade. “Fumar afeta nossa saúde em muitas áreas – 50 ou 60 aspectos prejudiciais, dos quais muitos que podem matar”, disse o autor do relatório, o Dr. Sinead Jones, diretor da Resource Control Association Snuff British Medical. Descobrimos que as mulheres que fumam demoram mais a conceber e também foram encontradas chances reduzidas de concepção em 40 por cento por ciclo.
Além disso, tanto homens quanto mulheres podem ter menos resposta a tratamentos de fertilidade quando fumam, ameaçando assim a possibilidade de ter uma família. “Os homens têm duas vezes mais probabilidade de serem inférteis e ter danificado DNA do sêmen”, disse Jones. “E para as mulheres, encontramos maior incidência de aborto. ”O relatório diz que há entre 3.000 e 5.000 abortos por ano no Reino Unido que podem ser diretamente ligadas ao tabagismo.
Além disso, todos os anos o tabagismo está implicado em cerca de 1.200 casos de câncer cervical malignos em mulheres. Segundo o relatório, evidências conclusivas de que os fumantes enfrentam uma série de doenças: um aumento do risco de doença cardíaca quando se toma pílulas anticoncepcionais, menopausa precoce e câncer cervical. O perigo também é transmitido para as crianças: complicações da placenta, ruptura prematura de membranas e bebês prematuros e baixo peso ao nascer e morte perinatal. Bebês cujas mães fumaram tiveram um maior risco de SIDS, doença da orelha média, doenças respiratórias, desenvolvimento de asma em quem não tinha experimentado, e ataques de asma naqueles que já sofrem da doença. Quanto mais uma pessoa fuma maior o efeito adverso, diz o relatório, e deixar de fumar reduziu drasticamente os efeitos. “Este relatório mostra claramente o impacto devastador do fumo sobre as gerações futuras”, disse Deborah Arnott, diretora da ação de caridade britânica sobre tabagismo e saúde. “Parar de fumar deve ser prioridade para todos os que desejam ter filhos. Isso é importante pois não só aumenta as chances de concepção, mas também oferece ao bebê um melhor começo de vida”. Continuou ele, “A maioria das 17 mil crianças que são hospitalizadas por ano (na Inglaterra), devido a problemas respiratórios são causados pela exposição ao fumo dos pais. Ao parar de fumar, os pais não só irão melhorar a sua própria saúde, mas também irão reduzir as chances de seus filhos desenvolverem doenças como asma e pneumonia.”
No entanto, o relatório é uma boa notícia sobre as tendências de crescimento para eliminar anúncios e promover a legislação anti-fumo em muitas áreas, como nos Estados Unidos e muitas cidades européias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente.