sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Proibição de Doação de Sangue Homossexual Será Prosposta em Vários Países

A proibição de homens bissexuais e homossexuais de doarem sangue será levantada em Novembro na Inglaterra, Escócia e Wales
Em uma tentativa de prevenir a contaminação de HIV durante a epidemia da AIDS nos anos 1980 quando o teste era inadequado, a restrição foi ordenada. Entretanto, novas evidências médicas apresentadas ao painel do governo mostraram que a proibição não era mais garantida, relatou a BBC.
Questões de qualidade têm sido levantadas, bem como raciocínio médico, com relação à restrição à doação sanguínea. As diretrizes de proibição foram feitas sob a revisão pelo Comitê Consultivo sobre a Segurança do Sangue, Tecidos e órgãos.
De acordo com o membro do Comitê Professor Deirdre Kelly, as restrições têm sido baseadas principalmente na evidência científica relevante.
A segurança do fornecimento de sangue foi de extrema importância, ela disse. No entanto, Kelly afirmou que os avanços nos testes de sangue diminuíram consideravelmente as chances de erros e reduziram o tamanho do "período de janela", a BBC relatou.
O "período de janela" é o tempo após a infecção, que é impossível detectar o vírus.
Ela acrescentou: "O risco de um adiamento de 12 meses foi equivalente à exclusão permanente", assim, "a evidência não apoia a manutenção de uma proibição permanente".
Os Ministros dos três países concordaram com o caso e determinou que qualquer homem que não teve relações sexuais com outro homem nos últimos 12 meses seria capaz de doar. A proibição de um ano entrará em vigor em 7 de novembro de 2011.
"A mudança não altera o risco estimado", disse Dr. Lorna Williamson, médico e diretor de pesquisa do NHS Blood and Transplant, de acordo com a reportagem da BBC.
No entanto, ela acrescentou, a regra de um ano seria "baseada na confiança" quando os homens se registraram para doação de sangue.
Sr. Nick Partridge, diretor executivo da caridade de saúde sexual, Terence Higgins Trust, disse à BBC que as novas regras eram "necessárias, justas e razoáveis".
No entanto, ele afirmou, porque "a grande maioria dos homens gays ainda é [sexualmente] ativa" seria impossível determinar quantos homens podem realmente começar a doar.
Outros grupos de risco já estão proibidos de doar por um ano. Um exemplo disso, são as pessoas que foram sexualmente ativos em países de alto risco.
Outros países têm regras semelhantes no lugar - é também um ano na Austrália, Suécia e Japão. Na áfrica do Sul há um período de seis meses de espera entre sexo e doação.
A mudança na proibição de doação de sangue provocou um debate online entre aqueles a favor e contra a regra de um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente.