sábado, 8 de outubro de 2011

Nos EUA, aumentam os casamentos celebrados por amigos dos noivos



Pesquisa ds americanos de orientação a noivos – Thenot e WeddingChannel — revelou que, entre seus usuários, aumentou de 29% em 2009 para 31% em 2010 o número de casais que convida amigos para presidir a cerimônia religiosa de seu casamento, em substituição aos sacerdotes.
Trata-se de uma forte tendência nos Estados Unidos que se explica, em parte, pelo distanciamento que há entre a maioria da população e as religiões, escreveu Michelle Boorstein, do The Washington Post.
“Eu não me lembro da última vez em que estive em um casamento que não fosse presidido por um amigo”, disse Jim Kurdek.
De acordo com as pessoas ouvidas pela jornalista, para os noivos não religiosos faz muito mais sentido que tenham o seu casamento celebrado por amigo do que por um pastor ou padre que nunca viram na vida.
O mesmo motivo se aplica nos casos em que as famílias dos noivos são de diferentes religiões. Michelle citou o exemplo de Andrew Butcher, judeu, e de Julie Pezzino, católica. Houve, na cerimônia, alguns ritos judaicos e outros católicos, mas sem ser uma coisa ou outra.
O casamento religioso sem sacerdote faz parte do fenômeno da “religião lego” – cada pessoa monta a sua própria crença.
Trata-se de um fenômeno que não é novo para os brasileiros, que são praticantes em larga escala do sincretismo religioso, embora por aqui ainda não haja casamento celebrado por amigos dos noivos.
Com informação do The Washington Post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente.