quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O “código tático” diz que o bom soldado vai fazer o aborto e cumprir sua missão. Mas Saros escolheu a vida

Quando Betânia Saros ficou grávida pouco tempo após a destinação para o Iraque, ela ficou frente-a-frente com o que ela diz ser “código tático” dos militares: a de que “um bom soldado vai fazer um aborto, continuar a missão, e obter algum prazer, porque ela escolheu o dever mais acima da maternidade”.
Saros contou sua história em um artigo recente publicado no Salon.com. Lá, ela relata que ela chegou ao Iraque após cinco anos tumultuosos: “um casamento abusivo, um divórcio desagradável, um relacionamento sem sucesso, ser estuprada por um colega de trabalho, e um problema com o álcool”.
Pelo tempo que ela tinha sido convocada, Saros teve seis meses para se preparar fisicamente, mas ela conta que ela estava “mentalmente e espiritualmente exausta”, e ela logo procurou consolo através de um relacionamento com um homem que ela refere-se apenas como “J”.
Apesar de Saros estar sentindo sintomas da gravidez no momento em que “J” estava deixando o serviço militar, foi só depois de sua saída que ela ligou os pontos e resolveru fazer um teste de gravidez.
“Rejeitei a idéia [de gravidez] em primeiro lugar”, diz ela. ”Tínhamos vindo a utilizar preservativos. Estávamos seguros. Isso não poderia acontecer comigo”.
Mas o teste de gravidez deu positivo. Para aqueles soldados que escolhem dar à luz depois de engravidar pouco antes ou durante o serviço militar, a suposição implícita de alguns é que eles estão tentando “deixar a força”, diz Saros. Soldados grávidas são automaticamente enviados de volta para casa, para os Estados Unidos.
“Em vez de ser visto como tomar uma decisão responsável dos pais, você é visto como um falsificador, um soldado que não podia aquentar a pressão e foi a extremos para sair”.
“Ninguém nunca disse no rosto que ficaram decepcionados comigo, mas eu podia ver nos olhos do meu comandante, meu primeiro sargento e meu chefe. Eles todos me parabenizaram, mas eu senti que eu tinha decepcionado eles de alguma forma”, escreve ela.
Após o teste de gravidez dar positivo, Saros entrou em contato com o pai da criança.
“Você vai mantê-lo?”, Perguntou ele.
“Sim”, respondeu ela. ”Eu não posso fazer um aborto. Eu simplesmente não consigo”.
Mas, apesar de “J”, prometer que iria “estar lá”, ela sabia que a promessa era “sem sentido”. Abandonada, grávida, no outro lado do mundo, Saros se viu lutando contra os sentimentos de que o mundo iria “desabar”.
Mas, apesar disso, nunca vacilou Saros de sua resolução para manter seu filho.
“Eu tinha deixado todos à minha volta para baixo”, conclui. ”Mas eu não ia deixar a pessoa que a pouco aconchegou-se na minha barriga para baixo.
“Um dia, meu filho vai ter idade suficiente para me fazer perguntas, e eu queria ser capaz de dizer-lhe que eu lhe dei a melhor vida que eu pude. No final do dia, meu filho era a única pessoa que eu teria que me explicar”.
Leia a história completa em Salon.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente.