quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Brasileiros no exterior encontram força na religião para enfrentar dificuldades

O sonho de morar em outro país, vivenciar outra cultura e conhecer lugares famosos que estampam cartões postais, nem sempre é livre de dificuldades e percalços. Com isso, muitos imigrantes brasileiros em outros países acabam buscando na religião a ajuda e o conforto para os problemas enfrentados no dia a dia em um país estranho.

O jornal do SBT, de terça-feira (27), mostrou um pouco dos obstáculos que os brasileiros enfrentam por entrarem em uma terra distante.
Em Londres, na Inglaterra, por exemplo, são muitas as diferenças do Brasil: o idioma, lugares não conhecidos, dirigir pelo lado direito, e mesmo características comportamentais , trazem dificuldades de adaptação.
O brasileiro Frederico Camdo, que mora na Inglaterra há mais de 10 anos, conta que no início sentiu a barreira do idioma. Ele trabalhava em um restaurante e quase chegou a ser demitido por não falar fluentemente o inglês.
A vida e o caminho difícil a ser trilhado faz com que os imigrantes procurem uma igreja ou congregação para terem algum apoio durante sua estadia.
“A maioria vem com um sonho e eles pensam que vai ter um tapete vermelho os esperando. Quando eles encaram a realidade – pessoas com cara fechada, dificuldades no trabalho e com a língua, tudo isso faz com que procure algum apoio”, diz o pastor Edmilson Bueno, de uma congregação em Londres. Os cultos em inglês, na sua maioria, possuem tradução simultânea, o que atrai os que falam somente português. Os frequentadores são na maioria brasileiros, mas portugueses, angolanos e moçambicanos também marcam presença.
Segundo um frequentador que não se identificou, a “presença nos cultos é uma forma de se sentir seguro, acolhido, fazer novas amizades.”
France Sales desembarcou na Inglaterra com o sonho de ser jogador de futebol. Decepcionado com o objetivo não realizado, ele saiu do isolamento em que vivia frequentando um culto evangélico. “Aqui tive um encontro com Deus e fiz amigos, pois todos são brasileiros”, revelou.
Segundo o Conselho de Pastores da Inglaterra, há 104 igrejas evangélicas com cultos em português em todo o país. Ao todo, já são contabilizados 30 mil brasileiros. Estimativas ainda apontam que de cada 10, pelo menos sete brasileiros se converteram no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente.