quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Inscrição em pedra pode ser projeto para a Torre de Babel

Após analise e estudo de uma inscrição em uma pedra de 2.600 anos, especialistas afirmam que trata-se da placa comemorativa da inauguração da Torre de Babel. O material foi divulgado no livro ”Cuneiform Royal Inscriptions and Related Texts in the Schoyen Collection” (“Inscrições Reais em Cuneiforme e Textos Relacionados da Coleção Schoyen”).
A pedra, que faz parte da coleção de antiguidades do empresário norueguês de Martin Schoyen, que possui em sua coleção peças feitas a mando dos reis da Mesopotâmia, no atual Iraque, escritas em cuneiforme, difícil sistema de escrita do antigo Oriente Médio.
A peça analisada é datada entre os anos 605 a.C. e 562 a.C., provavelmente no governo de Nabucodonosor II na Babilônia. A obra em sumério, idioma que já era arcaico nos tempos de Nabucodonosor, chama-se Etemenanki, que significa  “templo das fundações da terra e do céu”.
O texto diz: “[Para construí-la] mobilizei todos em todo lugar, cada um dos governantes que alcançaram a grandeza entre todos os povos do mundo. Preenchi a base para fazer um terraço elevado. As estruturas construí com betume e tijolo. Completei-a erguendo seu topo até o céu, fazendo-a brilhar como o Sol”.
A equipe liderada por Andrew George, especialista em babilônio do University College de Londres, publicou pela primeira vez a descrição detalhada da estela no livro. A inscrição foi atribuída ao próprio Nabucodonosor, mas como a forma de inscrita é considerada arcaica para a época, o texto pode ser ainda mais antigo.
Se essa hipótese estiver correta será a estela mais antiga com a representação da Torre de Babel, mas não há como provar em evidências mais diretas que a inscrição trata-se mesmo do episódio descrito naBíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente.