segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

´Pedra Santa´ atrai a devoção de fiéis em Independência


Em uma região árida e pouco habitada, moradores atribuem à formação rochosa vários milagres.
Independência "Para muitos, pode até ser somente uma pedra qualquer, mas, para mim, que cresci aqui vendo a devoção de meus avós e pais e quando criança fui salvo por um milagre alcançado pela minha mãe, não é uma pedra qualquer, é uma pedra santa". Com essas palavras, em um relato emocionado, o pecuarista Fábio Sampaio se refere a um pedido que sua mãe fez aos pés da formação rochosa conhecida como "Pedra Santa", neste Município. O apelo foi pela vida do filho, à época com 4 anos, que havia se engasgado com alimento. Mesmo tão criança, Fábio se recorda dos agradecimentos da mãe, que, ao perceber que o filho tinha se recuperado, atribuiu o fato à "santa".
A "Pedra Santa" trata-se da união de várias rochas, localizadas na Serra do Pajeú, no Distrito de Jandrangoeira, em Independência, nos sertões dos Inhamuns. Nessa região árida, são comuns as formações rochosas, as quais se espalham por vários pontos da Serra, formando figuras e fendas. Uma delas lembra a imagem de uma santa. No caso, de Nossa Senhora.
De perto, parecem mesmo simples e grandes pedras acopladas naturalmente umas às outras. Um pouco mais distante e de ângulos específicos, as pedras tomam forma semelhante à de Nossa Senhora. Daí a designação de "Pedra Santa", dada pelos antigos moradores da região, incluindo a localidade de Antônio Bento, a mais próxima da "Pedra Santa", onde Fábio residiu até os 12 anos de idade. Atualmente, apenas duas famílias vivem em Antônio Bento. 
Hoje aos 33 anos, o pecuarista conta que cresceu acreditando na graça alcançada por sua mãe e que viveu sua infância brincando e ajudando o pai a cuidar dos plantios e dos animais, nas proximidades da Pedra. Sua casa era a mais próxima do local, a três quilômetros da "Santa". Desse modo, a paisagem árida, que chama a atenção pela mata branca, solo pedregoso e muitas rochas, é comum para ele, assim como a crença de que a pedra é santa.


Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus.

Levítico 26:1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente.