A igreja batista Church at the Gym em Sanford, na Flórida, encontrou uma maneira inusitada de fazer com que as pessoas se sintam confortáveis em seus cultos. Liderada pelo pastor Ron Williams, a congregação batista abriu mão do ambiente tradicional de um templo e começou a se encontrar em uma academia de ginástica.
De acordo com o pastor Williams, o objetivo dos encontros nesse tipo de ambiente é eliminar as barreiras que podem impedir que as pessoas se sintam confortáveis no ambiente normal de um tempo religioso.
- Eu acho que todas as armadilhas da religião tradicional podem tornar difícil que pessoas se aproximem [da igreja] – afirma o pastor, que usa como exemplo pessoas que afirmam não terem roupas adequadas para frequentar um templo, quando convidadas a irem a um culto evangélico.
A barreira do vestuário é quebrada inclusive por Williams, que ministra os cultos da igreja vestindo jeans e camiseta, roupa adequada ao clima quente da região. A descontração no vestuário pode ser observada também nos membros na igreja, alguns usam shorts, roupas da moda e até mesmo roupas esportivas.
De acordo com o USA Today, o pastor explica que a nova igreja é uma interpretação mais moderna, um experimento que tem como objetivo estimular a frequência das pessoas com menos de 40 anos nos cultos.
- Nós percebemos que eles não estavam sendo atingidos – afirma o pastor, que acredita que a igreja estava perdendo essa geração.
Porém o pastor ressalta que mesmo com essa abordagem diferente a igreja mantém a tradição evangélica mantendo ritos como o batismo, que é realizado nas piscinas das casas dos fiéis. O pastor afirma que esses eventos acabam se tornando grandes churrascos e são muito em aceitos pela comunidade.
Sandy Adcox, de 38 anos, conheceu a Church at the Gym em março, e relata a que esse ambiente menos formal foi importante para sua permanência na igreja, ambiente que não frequentava há 8 anos.
- Nunca na minha vida me senti tão confortável em uma igreja – afirma a agora membro da igreja, que ressalta que o ambiente é caloroso e acolhedor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Comente.