domingo, 21 de outubro de 2012

Galinha Pintadinha, o fenômeno que agrada pais e filhos.



Um fenômeno de vendas, de acesso no Youtube e uma simplicidade que encanta a criançada de 0 a 5 anos. Vale a pena postar sobre o tema "Galinha Pintadinha", pois é costume no Brasil sempre que se lança alguma mídia na área infantil surge as especulações sobre ser ou não de Deus, tem ou não a mão suja do diabo, é ou não uma manipulação do homem na mente dos pequeninos, fulano tem ou não pacto... Porém porque não pode aparecer algo que seja simplesmente simples e que realmente cative pais e filhos e como diz na pagina da produtora "coloca para dançar numa mesma sala a vovó e seus netinhos, sempre sob os olhares carinhosos dos pais".


Marcos Luporini e Juliano Prado criadores da Galinha Pintadinha

Vamos aos ingredientes: Uma galinha azul, pintadinha, é claro; algumas cantigas de roda universalmente conhecidas; alguns desenhos coloridos.  Misture tudo, coloque no Youtube e nas prateleiras. Pronto!! É só esperar e colher os frutos dos 300 milhões de acessos, milhares de CD´s e DVD´s.
Segundo o neurologista Leandro Teles, “o verdadeiro pulo do gato, ou da galinha, é ter sido feita sob medida para o cérebro infantil. Cumpre perfeitamente duas missões: chamar atenção da criança, tarefa essa não muito difícil, convenhamos; e sustentar essa atenção por minutos, até horas. Isso, sim, não é para qualquer um”. 
O especialista dividiu a análise desses aspectos sobre a percepção infantil e os detalhes técnicos dessa produção de grande sucesso em duas partes: visual e sonora. Entenda, você também, o segredo desse hit entre crianças.
Criança pequenas são ávidas por estímulos visuais, adoram objetos coloridos e movimentos. Gostam do simples: traços diretos e grosseiros. As cores vivas devem apresentar contraste, cada objeto tem uma cor completamente diferente e destoa do resto. Ou seja, nada precisa combinar, mas precisa saltar aos olhos.  Os personagens são apresentados no centro da mídia, movimentam-se em bloco, são pouco articulados, de expressão estática. Isso evita que a complexidade tire o foco da criança. 

Ainda sobre os personagens, esses não são desenhados ao acaso. Independente se são ET´s, dinossauros, humanos ou animais, eles geralmente têm a cabeça desproporcionalmente grande em relação ao corpo, assim como olhos desproporcionalmente grandes em relação à cabeça. Essa foi outra boa sacada da percepção infantil: as crianças se afeiçoam precoce e intensamente à face, tendo os olhos como primeiro ponto de reconhecimento do outro. Os bebês mamam em posição apropriada para fitar os olhos da mãe, comportamento ausente em outros mamíferos. Os produtores abusam de faces e olhos, colocando rostos com expressões “humanas” em animais e mesmo em coisas inanimadas, como o Sol (quem não se lembra do solzinho dos Teletubbies com cara de bebê?), a Lua, estrelas, coração, etc... “Existe uma região cerebral especializada apenas em percepção e reconhecimento de faces”, explica o neurologista.


Alguns padrões visuais regulares e ritmados surgem eventualmente, como traços radiais partindo do centro, arco-íris com oscilação, círculos concêntricos, etc... Mais uma jogada para garantir o canal de atenção sustentada. 

“Realmente não vejo problema nenhum com esse tipo de exposição, acho até um estímulo interessante e uma oportunidade para integração social, atividade física e musicalização precoce” conclui o neurologista, mas ressalta: “o problema nasce com uso inadequado, excessivo e sem integração com os pais, familiares ou outras crianças, entrando na rotina em detrimento de outras atividades mais apropriadas”. 
Claro que este alerta nem precisa ser dado né, pois oque nossos filhos mais precisam nessa idade é do relacionamento com a família pois nada substitui o contato com os pais, irmãos, avós e todos que fazem parte da vida da criança. Creio eu, e esta é minha analise como leigo porém como pai de um garotinho de 5 meses, que a simplicidade e a neutralidade do conteúdo faz com que seja bem vido em lares cristãos, temos bons exemplos de mídias que não só distrai as crianças mas também  ensinam como Aline Barros, Crianças diante do Trono e tantos outros porém o que chama a atenção na Galinha Pintadinha é o resgate das canções que parecem aflorar em nossos corações e nos faz voltar a infância e relembrar o tempinho bom do colo dos pais e a voz doce em nossos ouvidos cantando baratinha, o sapo não lava o pé e tantas outras musicas. Eu aprovo ate que me provem o contrario, porém como sempre digo aqui no Blog, você é capaz de fazer seu próprio julgamento e de decidir oque é bom ou prejudicial a sua família e o blog esta aberto a debates. Abraço a todos. 

Fonte: Humorwx.com 
           galinhapintadinha.com.br


2 comentários:

  1. Muuito bom... inteligente e esclarecedor!!!

    ResponderExcluir
  2. http://www.youtube.com/watch?v=MSKwtULTLQc
    Nesse video do youtube tem a fonte editavel da galinha pintadinha para download. Ensina bem facil

    ResponderExcluir

Gostou? Comente.