domingo, 7 de abril de 2013

Clara Amizade: entidade combate prostituição infanto-juvenil oferecendo cursos de capacitação profissional


O projeto Educação Global e Capacitação Profissional é uma iniciativa da Associação Os Amigos de Clara Amizade Brasil-Bahia (AACBA) voltada a meninas e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
As ações do projeto visam contribuir para o desenvolvimento humano da juventude feminina, e também oferecer acolhida para essas crianças, adolescentes e jovens mulheres de 10 até 29 anos de idade, ofertando cursos básicos de pintura em tecido, telhas e garrafas, crochê, bordado, confecção de bonecas, bijuteria, reciclagem, desenho, manicures, cabeleireiro afro, dança, entre outras.
Fundada no ano 2000, a Clara Amizade atua em centros comunitários da periferia nordeste de Salvador, abrangendo as áreas de Itapuã e adjacências, Plakaford, Baixa do Dendê, Baixa da Soronha, Nova Brasília, Baixa do Tubo, Alto do Coqueirinho, Bairro da Paz e São Cristóvão.
Nessa região, o desemprego, a desestruturação familiar e a violência são um problema em ascensão, e as drogas e o tráfico se tornam presentes na rotina das crianças e adolescentes cada vez mais cedo.
Outra questão que preocupa é o turismo sexual, que exerce forte atração na região, que possui praias. Segundo os voluntários do projeto, “a prostituição representa uma provocação constante para quem não tem dinheiro”. A população infanto-juvenil da região é formada em sua maioria por afrodescendentes, e 45% deles vivem sem a figura paterna.
Atualmente essa iniciativa atende diretamente 250 meninas, adolescentes e jovens mulheres, e beneficia indiretamente outras 875 pessoas, entre familiares, amigos e vizinhos.
O projeto foi reconhecido pela Unesco, e receberá verbas das doações feitas ao programa Criança Esperança, para viabilizar o objetivo da Associação Clara Amizade de promover a educação global e resgatar a autoestima, capacitando essas jovens mulheres para trabalho e a convivência social.
Com os valores repassados à Associação Clara Amizade, será possível adquirir mobiliário para a sede da entidade, além de equipamentos eletrônicos como notebook, caixas de som, microfones e projetor de vídeo, material pedagógico e de consumo, custeio de despesas com visitas culturais, e financiar o pagamento de monitores para oficinas, além das despesas com transporte e alimentação.
Para saber mais sobre o projeto Educação Global e Capacitação Profissional da Clara Amizade, acesse camizadebahia.org.br, ou entre em contato pelo e-mail camizade.bahia@yahoo.com.br ou pelos telefone (71) 3375-5135.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente.