quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Por que casamentos fracassam?



Como na história da Cinderela, a garota passa anos e anos sonhando com o dia de seu casamento. Mas o que poderia dar errado? Bem, muitas coisas como já sabemos. O casamento pode até ser o final da maioria das histórias de contos de fadas, mas na vida real ele representa o início de uma longa parceria. E cá entre nós, o romance não é suficiente na hora de escolher um parceiro.

Segundo dados do IBGE, em 2000, 12 em cada 100 brasileiros voltaram a viver sozinhos depois de um relacionamento que não deu certo. Já em 2010, 15 em cada 100 brasileiros eram separados, o que representa um aumento significativo no número de separações ao longo dos anos. Ao que parece, esta é uma tendência não só no Brasil, mas nos EUA. Segundo o site de relacionamento Ashley Madison, desde 1970, a porcentagem de americanos que acabaram se divorciando está acima de 40%. E a pergunta que não quer calar é por que isso acontece?
Os principais motivos que levam ao divórcio
Quando o assunto é casamento, certas coisas nunca mudam. Essa é uma lição aprendida a partir de uma pesquisa recente feita pelo Instituto de Austin para o Estudo da Família e Cultura, que envolveu 4 mil adultos divorciados de faixa etária entre 18 e 60 anos.

De acordo com a investigação, a infidelidade sexual ainda é a razão mais comum para o divórcio. Aproximadamente 37% dos entrevistados mencionaram a própria infidelidade ou a de seus parceiros como a causa da separação. No entanto, por mais que nossos costumes sexuais tenham mudado nos últimos anos, os casais ainda esperam que seus parceiros sejam fiéis. Quando isso não acontece, eles continuam sendo casais, porém com uma probabilidade muito maior de se separarem.
Mulheres querem divórcio mais do que homens 
O sexo feminino tem maior probabilidade de pedir o divórcio, de acordo com a pesquisa. Cerca de 55% das mulheres separadas disseram que queriam o divórcio mais que seus parceiros em comparação a apenas 20% dos homens que disseram o mesmo.

Na verdade, não importa qual o lugar da mulher ou do homem dentro de casa ou no ambiente de trabalho, ambos ainda esperam coisas diferentes de um relacionamento. No caso das mulheres, muitos dos motivos se resumem ao fato de o homem não atender as suas necessidades emocionais. A “imaturidade do cônjuge”, “abuso emocional” e “cônjuge que não responde às necessidades”, são respostas que juntas ultrapassam até a infidelidade como razão para o divórcio.
Diferenças entre homens e mulheres no casamento
Segundo Dave Gordon, pesquisador do Instituto de Austin, não há correlação entre a idade dos entrevistados e a probabilidade de ele ou ela mencionar a “imaturidade” como uma razão para fim do casamento. Ou seja, parece que não é uma questão de imaturidade em si, até porque as pessoas estão se casando cada vez mais tarde, mas sim uma questão de diferença entre os sexos. Simples assim. Será?

Para o Diretor do Projeto de Casamento Nacional da Universidade de Virgínia, Bradford Wilcox, as mulheres são mais sintonizadas com os relacionamentos e investem mais neles do que os homens. “Elas são mais perspicazes, sensitivas e responsivas de todas as formas possíveis quando se trata de relacionamentos. E têm mais opiniões e críticas sobre seu casamento, além de expectativas mais altas”, revela o especialista. 
Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente.