sábado, 16 de julho de 2011

Movimentos populares convocam manifesto a favor de Estado Palestino


Movimentos populares israelenses e palestinos convocaram uma manifestação para a próxima sexta-feira, 15, em Jerusalém por um Estado palestino com base nas fronteiras anteriores à ocupação em 1967.
Está previsto que a marcha que partirá da cidade antiga de Jerusalém tenha início às 14h (8h de Brasília) de sexta-feira.
Nesse dia termina o prazo que os palestinos têm para apresentar à ONU sua solicitação para que seus territórios sejam admitidos como um Estado de pleno direito, em uma iniciativa impulsionada pela estagnação das negociações de paz com Israel em 2010.
Na segunda-feira, por ocasião da reunião do Quarteto de Madri em Washington, os Estados Unidos reiteraram sua oposição a uma ação unilateral na ONU para que os palestinos alcancem sua independência.
“Durante 20 anos a verdadeira paz dependeu de um processo de paz fictício, já que os Governos israelenses continuaram de forma unilateral a construção de assentamentos enquanto participavam das negociações”, afirmaram os responsáveis pela convocação dos protestos em comunicado.
Os dois movimentos esperam que milhares de israelenses e palestinos participem da manifestação que percorrerá a fronteira que dividia Jerusalém antes de 1967.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente.