quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Mexicanos recorrem à bruxaria para se proteger contra violência do narcotráfico

A cidade de Catemaco, no Estado de Veracruz, México, está passando por um período muito ruim, acuados pelo violência do narcotráfico os moradores estão recorrendo à bruxaria para tentar se proteger dos males.
A bruxaria faz parte da história da região graças à herança da civilização olmec que viveu por ali. Mas antigamente os feiticeiros eram procurados para fazerem encantos e para curarem problemas físicos, hoje eles procuram com medo de ser extorquidos e para encontrar parentes que foram sequestrados.
“As pessoas pedem ajuda porque estão com medo de ameaças e de extorsões. Elas estão saturadas de energia negativa”, explica Luis Tomas Marthen Torres, um feiticeiro com 50 anos de experiência.
Os cartéis que se estabeleceram no Estado usam a extorsão para ameaçar vítimas e conseguir dinheiro. Até mesmo os bruxos da região são vítimas desse tipo de golpe: um telefonema de criminosos exigindo uma quantia X de dinheiro.
O medo tem sido a maior propaganda para que os bruxos arrecadem dinheiro, tanto que uns cobram apenas US$180 para encontrar um parente desaparecido.“Antigamente isso não era frequente, mas agora esses casos estão se tornando comuns”, explica Alondra Martinez, uma bruxa que só no mês passado conseguiu encontrar cinco mulheres sequestradas.
Mas engana-se que apenas a população sem instrução procura esse tipo de ajuda, muito pelo contrário, pois a cidade de Catemaco é habitada pela classe média e até mesmo policiais e membros dos cartéis pedem ajuda aos xamãs pedindo proteções diferentes: Os policiais temem ser assassinados em emboscada ou que as suas famílias sejam alvos de ações retaliatórias; já os traficantes têm medo de serem “presos pela polícia federal ou de perderem território”.
Com a violência aumentando e afastando os turistadas de Veracruz, o governo federal mexicano resolveu se juntar com o estadual e juntos criaram o programa Operação Veracruz Segura. Contingentes da polícia federal foram enviados para todo o Estado, a corrupção das polícias municipal e estadual está sendo combatida e foram instaladas barreiras policiais fortemente armadas nas estradas.
Oremos por este povo.
Com informações UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente.